EM GENEBRA, HONEYWELL APRESENTA NOVA GERAÇÃO DE TURBOS PARA MOTORES PEQUENOS E PARA CARROS HÍBRIDOS


Novo turbo VNT para Polo BlueMotion e duplo turbo
para BMW X6 Híbrido são as novidades em Genebra


São Paulo (SP), 2 de março de 2010 - Um turbo Garrett VNT de geometria variável, para o novo motor 1.2L diesel do VW Polo BlueMotion, e um duplo turbo Garrett que, simultaneamente, aciona o conjunto formado por um motor V8, a gasolina, e dois motores elétricos do BMW X6 Híbrido, são as atrações da Honeywell Turbo Technologies no Salão de Genebra, que se realiza na capital da Suiça entre 4 e 14 de março e abre a temporada europeia de exposições da indústria automobilística para este ano. Nos dois veículos, a Honeywell exibe duas tecnologias que desenvolveu para atender aos desafios da indústria automobilística em busca da redução da emissão de dióxido de carbono (CO2). No VW Polo BlueMotion, a empresa apresenta uma de suas soluções para o processo de downsizing, que é a redução do tamanho dos motores. No BMW X6, a Honeywell mostra a tecnologia desenvolvida para a propulsão híbrida. Com a nova geração de turbos compactos de geometria variável para o VW Polo BlueMotion, a Honeywell permitiu à Volkswagen utilizar o motor 1.2L em substituição ao anterior 1.4L, mantendo desempenho similar, mas com redução de 15% em consumo de combustível e de 16% em emissão de CO2. Com esse novo turbo associado a um novo pacote tecnológico, o novo Polo BlueMotion 1.2L apresenta média de consumo de 30,3 km/l de diesel e a redução de CO2 para 87 g/km, em comparação com as 103 g/km do modelo com motor 1.4L, estabelecendo uma nova referência para a indústria. Para o BMW X6 Híbrido, o duplo turbo foi projetado para um complexo conjunto propulsor formado por um motor V8 a gasolina, com 480 hp (357 kW) e torque de 575 lb-ft (780 Nm) e dois motores elétricos, com 91 hp (67 kW) e 86 hp (63 kW). Esse conjunto permite ao BMW X6 Híbrido a redução de 20% no consumo de combustível e de emissão de CO2, que baixou de 299 g/km para 231 g/km em relação ao modelo do ano passado. Em desempenho, o BMW X6 Híbrido atinge a velocidade de 100 km/h em apenas 5,4 segundos. O gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies da América do Sul, Christian Streck, esclarece que os sistemas de sobrealimentação apresentados pela empresa em automóveis no Salão de Genebra demonstram o avanço alcançado em novas tecnologias como resultado do empenho em contribuir para a preservação do meio ambiente. Streck salienta também que, com a recente inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Brno, na República Checa, a Honeywell terá condições de intensificar o seu programa de pesquisas, com a união da experiência de centros de engenharia que possui em todo o mundo, inclusive com a contribuição do Brasil.

Fonte: Secco Consultoria em Comunicação - http://www.secco.com.br/

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