Como preparar seu e-commerce para as datas comemorativas do primeiro semestre? Especialista dá dicas



Definir a estratégia correta depende de diversos fatores
O Carnaval se aproxima e, com ele, é dada a largada oficial do calendário de datas comemorativas no país. Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia do Consumidor, Dia do Frete Grátis, Dia das Mães e Dia dos Namorados são os principais eventos do primeiro semestre do ano que impactam diretamente nos resultados do varejo tradicional e também do e-commerce. 

Mas como definir o planejamento ideal para aumentar as vendas nesses eventos e obter bons resultados com o seu comércio eletrônico? “O primeiro passo é compreender o que seu público quer e gosta, além de compreender e analisar se sua loja virtual está preparada para receber as demandas naturalmente mais altas desses períodos”, explica Fellipe Guimarães, CEO da empresa de tecnologia de negócios Codeby. 
  • Estratégias para cada nicho 

Cada nicho tem suas particularidades e, consequentemente, estratégias que funcionam melhor para determinado serviço ou produto. Estar antenado nas novidades do seu segmento é importante - estudar o que outras lojas, tanto nacionais quanto internacionais têm feito, ajuda a ampliar o olhar e exercitar a criatividade, por exemplo.

Lembre-se de adiantar a estratégia, afinal os clientes também se adiantam na pesquisa de preços, sobretudo nas datas mais famosas, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Existem pela internet diversos calendários disponibilizados gratuitamente, que ajudam a organizar o calendário interno conforme os eventos que forem mais interessantes para o seu segmento. 

Avalie seu estoque para entender quais produtos se adequam à data. Criar kits ou combos especiais pode ser algo simples mas interessante. Além disso, pensar em brindes ou em descontos no frete também faz a diferença no pacote. Ofereça, se possível, o chamado pickup store - que nada mais é do que a possibilidade da retirada na loja, caso você tenha um ponto físico. Além de permitir que o produto chegue mais rápido às mãos do cliente, ainda permite economizar com frete. 

O frete, aliás, merece atenção redobrada. Seja muito transparente em relação ao prazo de entrega, afinal não é nada agradável que o cliente receba o presente relacionado à data depois que ela acontecer, a não ser, é claro, que seja uma escolha dele a partir das informações disponibilizadas pela loja. Garanta um SAC eficaz para o período, treinando a equipe para um atendimento ágil e resolutivo. Muitos clientes podem ser fidelizados a partir daí. 

Além dos produtos em si, é importante se atentar à parte de acompanhamento das vendas, por meio de relatórios. “Obter relatórios de um período comemorativo ajuda a pensar em estratégias para outras datas sazonais e também para o ano como um todo. Com esses dados em mãos é possível verificar o valor do ticket médio, quais itens foram os mais adquiridos, quais produtos acabaram encalhando, o percentual do abandono de carrinho, entre outros pontos decisivos para ajustes de estratégias de venda”, explica Guimarães. 

O plano de divulgação deve também ser executado com tempo, garantindo que as promoções impactem o público por meio de anúncios. As redes sociais e o e-mail marketing são excelentes aliados nessa missão. É possível também oferecer cupons de desconto específicos para quem compra clicando a partir do e-mail.  

O e-mail, aliás, é uma ferramenta importante também após a data. “O pós venda é um momento importante nessas ocasiões. Enviar pesquisas de satisfação com cupons de desconto é uma forma de agradecer a compra e criar laços com o consumidor para uma próxima data especial ou para as compras rotineiras”, finaliza o especialista. 
 



Sobre a Codeby
Há mais de 6 anos no mercado de tecnologia, o Grupo Codeby contribui diariamente para o crescimento de negócios online de diversos segmentos e portes. O Grupo Codeby se orgulha de ser uma empresa criativa e sempre desenvolver produtos e funcionalidades inéditas no mercado. O principal objetivo como empresa de tecnologia, é desenvolver ambientes online que não só expresse o que o cliente inspira, mas que seja uma experiência incrível para os clientes também.
Fonte:
Assessoria de Imprensa – P&S Comunicação 
Daniella Pimenta – Stefani Pereira

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