Como preparar seu e-commerce para as datas comemorativas do primeiro semestre? Especialista dá dicas
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Definir a estratégia correta depende de diversos fatores
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O Carnaval se aproxima e, com ele, é dada a largada oficial do calendário de datas comemorativas no país. Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia do Consumidor, Dia do Frete Grátis, Dia das Mães e Dia dos Namorados são os principais eventos do primeiro semestre do ano que impactam diretamente nos resultados do varejo tradicional e também do e-commerce.
Mas como definir o planejamento ideal para aumentar as vendas nesses eventos e obter bons resultados com o seu comércio eletrônico? “O primeiro passo é compreender o que seu público quer e gosta, além de compreender e analisar se sua loja virtual está preparada para receber as demandas naturalmente mais altas desses períodos”, explica Fellipe Guimarães, CEO da empresa de tecnologia de negócios Codeby.
Cada nicho tem suas particularidades e, consequentemente, estratégias que funcionam melhor para determinado serviço ou produto. Estar antenado nas novidades do seu segmento é importante - estudar o que outras lojas, tanto nacionais quanto internacionais têm feito, ajuda a ampliar o olhar e exercitar a criatividade, por exemplo.
Lembre-se de adiantar a estratégia, afinal os clientes também se adiantam na pesquisa de preços, sobretudo nas datas mais famosas, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Existem pela internet diversos calendários disponibilizados gratuitamente, que ajudam a organizar o calendário interno conforme os eventos que forem mais interessantes para o seu segmento.
Avalie seu estoque para entender quais produtos se adequam à data. Criar kits ou combos especiais pode ser algo simples mas interessante. Além disso, pensar em brindes ou em descontos no frete também faz a diferença no pacote. Ofereça, se possível, o chamado pickup store - que nada mais é do que a possibilidade da retirada na loja, caso você tenha um ponto físico. Além de permitir que o produto chegue mais rápido às mãos do cliente, ainda permite economizar com frete.
O frete, aliás, merece atenção redobrada. Seja muito transparente em relação ao prazo de entrega, afinal não é nada agradável que o cliente receba o presente relacionado à data depois que ela acontecer, a não ser, é claro, que seja uma escolha dele a partir das informações disponibilizadas pela loja. Garanta um SAC eficaz para o período, treinando a equipe para um atendimento ágil e resolutivo. Muitos clientes podem ser fidelizados a partir daí.
Além dos produtos em si, é importante se atentar à parte de acompanhamento das vendas, por meio de relatórios. “Obter relatórios de um período comemorativo ajuda a pensar em estratégias para outras datas sazonais e também para o ano como um todo. Com esses dados em mãos é possível verificar o valor do ticket médio, quais itens foram os mais adquiridos, quais produtos acabaram encalhando, o percentual do abandono de carrinho, entre outros pontos decisivos para ajustes de estratégias de venda”, explica Guimarães.
O plano de divulgação deve também ser executado com tempo, garantindo que as promoções impactem o público por meio de anúncios. As redes sociais e o e-mail marketing são excelentes aliados nessa missão. É possível também oferecer cupons de desconto específicos para quem compra clicando a partir do e-mail.
O e-mail, aliás, é uma ferramenta importante também após a data. “O pós venda é um momento importante nessas ocasiões. Enviar pesquisas de satisfação com cupons de desconto é uma forma de agradecer a compra e criar laços com o consumidor para uma próxima data especial ou para as compras rotineiras”, finaliza o especialista.
Sobre a Codeby
Há mais de 6 anos no mercado de tecnologia, o Grupo Codeby contribui diariamente para o crescimento de negócios online de diversos segmentos e portes. O Grupo Codeby se orgulha de ser uma empresa criativa e sempre desenvolver produtos e funcionalidades inéditas no mercado. O principal objetivo como empresa de tecnologia, é desenvolver ambientes online que não só expresse o que o cliente inspira, mas que seja uma experiência incrível para os clientes também.
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Fonte:
Assessoria de Imprensa – P&S Comunicação
Daniella Pimenta – Stefani Pereira
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