ZERO, A MOTOCICLETA DO FUTURO, HOJE NO BRASIL

Primeira motocicleta elétrica e automárica, com desempenho comparável às a gasolina

São Paulo, 8 de outubro de 2009 - O Grupo Izzo lança no Brasil a ZERO, primeira motocicleta elétrica e com transmissão automática comercializada no Brasil. Produzidos na Califórnia desde abril do ano passado, os modelos ZERO DS, S, MX e X têm desempenho comparável às convencionais movidas a gasolina, com diferenciais importantes como emissões zero de poluentes e ruídos, manobrabilidade superior, autonomia de até 80 quilômetros e recarga em cerca de duas horas em quaisquer tomadas de 110 ou 220 Volts.

“A propulsão elétrica é o futuro dos veículos automotores em todo o mundo. Essa realidade foi comprovada no Salão do Automóvel de Frankfurt, realizado em setembro, quando todas as grandes montadoras apresentaram modelos híbridos e elétricos, vários já comercializados. Agora, aqui no Brasil, lançamos a ZERO, uma moto com desempenho surpreendente e indicada para todas as aplicações, desde o uso urbano até o fora-de-estrada, passando pelo uso misto”, destaca Paulo Izzo, diretor-presidente do Grupo Izzo.

A ZERO foi projetada pelo engenheiro aeroespacial Neal Saiki e tem concepção completamente diferente de qualquer outra motocicleta. Utiliza em sua construção e no sistema de propulsão tecnologias aplicadas em veículos da Nasa, inclusive elétricos com potência de até 300 cv.

O sistema de propulsão é feito por uma bateria de ions de Lítio de 4 kWh (58 Volts @ 70Ah) ligada a um computador e um controlador que fornece a energia para o motor elétrico de magneto permanente com escovas, com potência de 31 cv e torque de 84,6 Nm. Graças à transmissão automática de apenas uma marcha, a motocicleta fornece torque e potência máximos todo o tempo, o que confere velocidade máxima de 90 km/h e aceleração e respostas comparáveis a um modelo convencional com motor a gasolina de 250 cm3.

Supermoto e trail

Os dois principais modelos da ZERO comercializados no Brasil serão a S e a DS. A S é uma supermoto típica, própria para o uso urbano ou em asfalto, com baixo centro de gravidade, o que torna a sua condução fácil e ágil. O modelo conta com carenagem frontal com farol em formato elíptico e painel analógico/digital. O motor tem potência de 31cv, possui quadro confeccionado em alumínio aeronáutico de alta performance e transmissão automática.

Um dos pontos altos do modelo é a suspensão. Na dianteira, amortecedor hidráulico invertido com curso de 203 mm e regulagem de compressão e retorno. Na traseira, balança de alumínio com 229 mm de curso e amortecedor a gás com regulagem de pré-carga e retorno. O sistema de freio conta com disco flutuante com pinça flutuante de dois pistões, na dianteira, e disco simples com pinça flutuante de um pistão, na traseira.

As rodas são raiadas, ambas com 16 polegadas de diâmetro e pneus 110/70 -16, na dianteira, e 140/70 -16, na traseira. A altura do selim é 902 mm e seu peso, 122,5 kg.

A ZERO DS é um modelo trail, para uso misto asfalto/fora-de-estrada. Possui as mesmas caracterísitcas mecânicas da S, com diferenças no design da carenagem dianteira (farol redondo), suspensão e rodas/pneus.

Pela sua aplicação, a suspensão possui amortecedor hidráulico invertido com curso de 254 mm e regulagem de compressão e retorno, na dianteira, e balança de alumínio com 229 mm de curso e amortecedor a gás com regulagem de pré-carga e retorno, na traseira. As rodas são raiadas com aro 17 de alumínio e pneu 3.25-17, na dianteira, e aro 16, com pneu 110/90-16, na traseira.

Para o fora-de-estrada

O Grupo Izzo vai comercializar também dois modelos para o fora-de-estrada (trilhas e motocross), as ZERO MX e X. As duas motos são extremamente leves, com peso de apenas 70,75 kg e 68,5 kg, respectivamente, e têm autonomia para 64 quilômetros ou duas horas. A grande vantagem é que, apesar da autonomia um pouco menor, a recarga da bateria é feita em pouco mais de uma hora. Os dois modelos dispõem, no painel de instrumentos, de um botão para seleção de potência e velocidade, com dois diferentes modos (econômico e esportivo).

O baixo peso e a elevada robustez são conseguidos graças à estrutura do quadro, feito em alumínio aeronáutico de alta resistência, com formato concebido pelo processo de hidroformagem (moldagem por jato d’água sob alta pressão em tubo de alumínio sem costura). Os dois modelos são equipados com motor elétrico de magneto permanente com escovas, que gera 23 cv de potência e torque de 67,6 Nm. Assim como as DS e S, a MX e X, têm transmissão automática e atingem 90 km/h.

As ZERO MX e X têm suspensão dianteira com amortecedor hidráulico invertido, curso de 203 mm e regulagem de compressão e retorno. Na traseira, balança de alumínio com 229 mm de curso e amortecedor a gás com regulagem de pré-carga e retorno. O sistema de freios possui disco simples com pinça de quatro pistões, na dianteira e na traseira.

As duas motocicletas se diferenciam pelas rodas e pneus. Enquanto a MX é equipada com rodas raiadas com aro de alumínio, de 19 polegadas e pneus 19x3, na dianteira, e 17 e pneus 17x 3,5, na traseira, a X possui aro 20 e pneu 20x3, na dianteira, e 17 na traseira, com pneus 17x 3,5.

Todas as motocicletas ZERO têm garantia total de dois anos, sem limite de quilometragem.

Secco Consultoria em Comunicação - www.secco.com

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