VOLVO E SADIA


Vanderléia frigorífica

Deonir Gasperin


Volvo e Sadia desenvolvem composição
rodoviária para otimizar capacidade de carga

A Volvo do Brasil, a Sadia e fabricantes de implementos desenvolveram um projeto para aumentar a capacidade de carga das composições rodoviárias que transportam produtos frigorificados. Batizado de “Vanderléia frigorífica”, a nova composição de seis eixos nasceu da necessidade de adaptação da frota da Sadia aos novos limites das dimensões e pesos definidos por resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em 2007.

Com soluções criativas de engenharia, uso de materiais mais leves, o desenvolvimento de um chassi mais curto e a adequação da transmissão, a nova composição tem capacidade para transportar até 30 pallets, de dois a quatro a mais que as congêneres substituídas, ou 33,5 toneladas, cinco a mais do que uma composição frigorífica convencional. “Mas com a mesma durabilidade e resistência”, afirma Luciano Farago, engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia.

“Com esta nova composição, resolvemos o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. Também diminuímos o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte”, completa Farago.

Otimizando a frota

“A solução Volvo possibilitou otimizar parte da frota da Sadia para atender a mesma demanda de transporte da empresa”, observa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil. Para conseguir esta otimização, os engenheiros trabalharam diminuindo o entre-eixos (a distância entre o eixo dianteiro e o eixo de tração) do cavalo mecânico, passando dos usuais 3,5 ou 3,7 metros para um entre-eixos de 3 metros.

“Com um entre-eixos menor, conseguimos a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de pallets que podem ser transportados”, Gasperin.

A solução 6x2 utilizada combina molas parabólicas “S” no eixo de tração, exclusivas da Volvo, com terceiro eixo suspensão pneumática, e contempla barra estabilizadora e amortecedores nos dois eixos, garantindo estabilidade e dirigibilidade indispensáveis num entre-eixos tão pequeno.

Mesmo com o espaço reduzido que resultou da mudança, a Volvo também introduziu novos tanques de combustível customizados para atingir a mesma capacidade de armazenamento dos veículos convencionais. “A Sadia tinha uma necessidade específica. Trabalhamos para desenvolver uma solução que pudesse atender a demanda integralmente”, afirma Gasperin.

Segundo Rogério Kowalski, gerente de grandes frotas da Volvo, os transportadores Sadia já adquiriram 28 caminhões Volvo FH 6x2 com este entre-eixos que estão sendo atrelados em composições deste tipo. A meta é atingir 81 unidades com esta aplicação. Carretas “Vanderléia” são aquelas caracterizadas por terem seus três eixos espaçados, que permitem uma melhor distribuição de carga e capacidade maior para uma mesma composição.

Uma das maiores empresas de produtos alimentícios da América Latina e uma das principais exportadoras do Brasil, distribuindo mais de 1 mil produtos para mais de 100 países, a Sadia comercializa cerca de 650 diferentes itens em mais de 300 mil pontos de vendas no mercado brasileiro. Tem 55 mil funcionários e 17 fábricas no Brasil e mantém parceria com aproximadamente de 10 mil granjas de aves e suínos.

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