MECANIZAÇÃO PROPORCIONA MODERNIZAÇÃO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Primeiro trator adquirido pelo Programa Mais Alimentos muda o cultivo
Caxias do Sul (RS), 29 de setembro de 2009 - O acesso à mecanização, possível para o pequeno agricultor desde o ano passado com o Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, está transformando a realidade do campo brasileiro e permitindo a modernização do cultivo, com ganhos sensíveis de produtividade e qualidade de vida.
Há quase um ano atrás, quando decidiu adquirir o seu primeiro trator, o pequeno agricultor Jorge Carlos Menuncin, de Farroupilha (RS), não imaginava as mudanças que traria para a sua propriedade e vida, dedicados ao cultivo da uva.
O agricultor adquiriu um trator Agrale 4118.4, junto com os implementos plaina e pulverizador de 200 litros da Lavrale, e conheceu a mecanização, com ganhos muito grandes em produtividade, que permitiu a melhoria na qualidade de vida, com mais tempo para convívio familiar, e possibilitou o melhor aproveitamento de sua propriedade de seis hectares.
“O trator mudou a nossa rotina”, enfatiza Jorge Carlos. “O trabalho de preparo, plantio e tratamento das parreiras que antes envolvia quatro ou cinco pessoas, passou a ser feito por apenas uma e em muito menos tempo. A pulverização, que levávamos entre dois a três dias para realizar, é feita em apenas um dia.”
Para Menuncin os ganhos com a mecanização vão muito além. “Também economizamos nos produtos, pois com o trator o aproveitamento é muito maior e não há desperdício. Isso sem contar o tempo maior que posso passar com a família.”
Ampliação da plantação e novas culturas
Outros benefícios que a mecanização proporcionou foi a ampliação da área plantada de cinco para seis hectares e a adoção de novas culturas na mesma área, como feijão, milho e cebola.
“Em menos de seis meses já conseguimos ampliar a área do parreiral em cerca de 20% e também estamos plantando milho, feijão e cebola. Colhemos 700 kg de feijão e plantamos 70 mil mudas de cebola”, destaca Menuncin. Para ele, a transformação da agricultura familiar e brasileira vai muito além somente do primeiro trator, torna o campo viável tecnicamente, socialmente e economicamente.
Foco na adequação do trator à necessidade do agricultor
Para o diretor de vendas e marketing da Agrale, Flávio Crosa, o caso de Jorge Carlos Menuncin é um exemplo importante dos benefícios que o Programa Mais Alimentos pode trazer para o pequeno agricultor e precisa ser ainda mais estimulado. “O programa tem sido fundamental para a agricultura brasileira, mas é preciso reforçar o foco no pequeno produtor, aquele que está realmente ingressando na mecanização. Para estes, é preciso esclarecimentos sobre os modelos de tratores de pequeno porte, mais indicados para quem está comprando a sua primeira máquina, além de possibilitarem também a aquisição dos implementos necessários no financiamento.”
Crédito da foto: Eliana Pereira
Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br
Comentários