ACIDENTES E MORTES NAS ESTRADAS




Tecnologias de segurança evoluirão para

diminuir acidentes e mortes nas estradas

O número de mortes em acidentes nas estradas da Europa caiu pela metade nos últimos 30 anos, muito embora o tráfego de veículos tenha aumentado em 300% no mesmo período. A redução ocorreu em grande parte devido aos desenvolvimentos tecnológicos em segurança veicular. “Fizemos um progresso significativo na tecnologia nos últimos anos. No longo prazo, é plenamente realista esperarmos uma visão de “zero acidentes” envolvendo caminhões com o desenvolvimento de novos e avançados equipamentos”, afirma Carl Johan Almqvist, diretor de segurança no trânsito e produtos na Volvo Trucks.

Segundo o último relatório publicado pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, European Automobile Manufacturer’s Association), cerca de 40 mil pessoas morrem a cada ano nas estradas da Europa, o equivalente a mais de 100 fatalidades por dia.

A Volvo Trucks é líder em segurança passiva veicular, o conjunto de dispositivos que reduzem as consequências quando ocorre o acidente e, nos últimos anos, a empresa também assumiu a liderança em segurança ativa, aqueles sistemas que auxiliam o motorista para evitar acidentes.

A Volvo Trucks está na liderança em sistemas de estabilidade, os que ajudam o condutor a manter o controle do caminhão em condições difíceis. Esta é uma área de vital importância, já que acidentes nos quais o caminhão tomba, capota ou sai da estrada respondem por cerca da metade das ocorrências com fatalidades ou lesões sérias. A Volvo Trucks é o único fabricante com um sistema que estabiliza um caminhão rígido puxando um ou mais reboques.

A empresa é também a única montadora que oferece um bafômetro (Alcolock) integrado ao veículo. O equipamento impede que o caminhão dê partida a não ser que o motorista passe no teste de soprar no aparelho. “Não há dúvida que temos os caminhões mais seguros do mercado”, destaca Almqvist.

Visão Zero

O próximo grande passo são sistemas que deixam o veículo ainda mais inteligente, por exemplo pela comunicação entre veículos e com o tráfego à sua volta. A longo prazo, estas tecnologias V2V (Veículo a Veículo) e V2I (Veículo a Infraestrutura) podem abrir caminho para dispositivos através dos quais dois veículos trafegando em direções contrárias podem “conversar” e evitar uma colisão frontal no caso dos motoristas não reagirem.

Como parte desta estratégia, a Volvo Trucks está participando de um projeto de pesquisa de abrangência em toda a Europa - o Safespot, que está investigando formas de comunicação entre carros e caminhões e destes com a infraestrutura.

“A idéia é dar ao motorista informação relevante antecipada sobre o que está acontecendo na estrada, com base nos dados de posição e velocidade dos outros veículos, condições da pista e outros obstáculos que possam surgir no caminho. Para que isto funcione adequadamente, é necessário dispor de uma rede de comunicação local rápida e eficiente”, observa o diretor.

E acrescenta: “Este tipo de tecnologia deve ser muito confiável e exige colaboração aberta e construtiva entre os fabricantes de veículos e a sociedade. Um dos principais desafios é encontrar uma ‘linguagem’ padrão para a comunicação veículo-infra-estrutura”.

Como parte de um projeto da União Europeia chamado de HAVEit (Highly Automated Vehicles for Intelligent Transport – Veículos Altamente Automatizados para Transporte Inteligente), a Volvo Trucks está participando do desenvolvimento de um co-piloto digital para caminhões. Será um “anjo da guarda virtual”, que vigia a estrada e o tráfego nas proximidades, pronto para ajudar ou assumir caso o motorista venha a perder o controle.

“Nossa principal tarefa é apoiar o motorista e, dentro do possível, facilitar seu trabalho. Mas a tecnologia não pode e nem deve nunca assumir a responsabilidade por dirigir o caminhão. Esta função é, e sempre será, responsabilidade do motorista profissional qualificado”, salienta o executivo.

Sistemas de segurança Volvo

· Detector de Nível de Atenção (Driver Alert Support) registra por meio de um sinal sonoro se o motorista conduz o veículo de forma errática, monitorando a posição do caminhão em relação à pista. Este comportamento pode indicar que o condutor está sonolento.

· Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP, Electronic Stability Program). Usando informações de uma série de fontes, sensores monitoram a aceleração lateral do veículo e, se necessário, atuam rapidamente para prevenir a capotagem.

· Sensor de Ponto Cego (Lane Changing Support), um dispositivo que usa sensores de radar para detectar outros veículos no ponto cego traseiro e na lateral do passageiro. O motorista é alertado por sinais visual e sonoro.

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