Salão de Frankfurt 2009: Renault apresenta uma linha completa de veículos 100% elétricos

Renault Zoe ZE Concept

Renault Zoe ZE Concept

Renault Kangoo ZE Concept

Renault Kangoo ZE Concept

Renault Fluence ZE Concept


Renault Fluence ZE Concept




- O veículo elétrico é uma solução de ruptura que permite oferecer mobilidade para todos com emissões zero. Associados à política ambiental Renault eco², a gama de veículos elétricos Renault Z.E. é destinada à comercialização em massa, visando progressos reais em termos ambientais.
- Esta ruptura já é mantida e acompanhada por uma vontade política mundial, principalmente através de subsídios fiscais baseados nas emissões de CO2 e do desenvolvimento das infraestruturas necessárias à mobilidade elétrica.
- A Aliança Renault-Nissan visa à liderança na comercialização em massa de veículos com emissões zero.

Os quatro carros-conceito elétricos apresentados em Frankfurt são uma antecipação da linha de veículos que a Renault oferecerá a partir de 2011. Estes quatro veículos responderão a usos e clientes diferentes:
- TWIZY Z.E. Concept;
- ZOE Z.E. Concept;
- FLUENCE Z.E. Concept;
- KANGOO Z.E. Concept.


- O TWIZY Z.E. Concept, um carro urbano por excelência para os usuários das cidades que buscam uma mobilidade prática e eficaz.
O Twizy Z.E. Concept é uma solução inovadora de mobilidade urbana. Com seu chassi de quatro rodas, oferece à sua “dupla” de ocupantes um meio de transporte 100% elétrico com zero emissões de CO2.
Compacto, ágil e prático, o Twizy Z.E. Concept responde completamente às exigências do trânsito na cidade. Graças à sua carroceria envolvente, um verdadeiro “casulo” que confere segurança e tranquilidade, os seus dois ocupantes ficam muito bem protegidos.
Equipado com um motor elétrico de 15 kW e fornecendo um torque de 70 Nm, o Twizy Z.E. Concept oferece leveza e conforto ao dirigir. Suas capacidades de aceleração no trânsito urbano e semiurbano são comparáveis aos de um veículo de duas rodas.

- O ZOE Z.E. Concept, um hatch compacto multifuncional destinado a todos aqueles que fazem pequenos trajetos diários e buscam tranquilidade e bem-estar em seu veículo, em um espaço totalmente personalizável e exclusivo.
O Zoe Z.E. Concept comprova que um veículo 100% elétrico e com “zero emissões” também pode ser sedutor e atraente. O Zoe Z.E. Concept recebeu um teto que otimiza a gestão do ar-condicionado, a fim de prolongar sua autonomia. O seu ambiente interno é personalizável.
Funcional e com medidas reduzidas, o Zoe Z.E. Concept satisfaz o uso diário. Graças às suas três possibilidades de recarga, é uma nova forma de viver a mobilidade.

- O FLUENCE Z.E. Concept, um sedã elegante, que permite transportar cinco pessoas com todo o conforto.
O Fluence Z.E. Concept se insere na estratégia da Renault de oferecer a todos os clientes um veículo limpo e com zero emissões, que corresponda às suas expectativas. Verdadeiro veículo para a família, o Fluence Z.E. Concept demonstra que um veículo sedutor, confortável e espaçoso é perfeitamente compatível com o respeito ao meio ambiente. 100% elétrico, o Fluence Z.E. Concept oferece uma autonomia de 160 km e permite três formas de recarga da bateria: “padrão”, em 4 a 8 horas, “rápida”, em 20 minutos, e “relâmpago”, em 3 minutos, graças ao exclusivo sistema “Quickdrop” de troca de bateria.
O Fluence Z.E. Concept antecipa a futura versão elétrica derivada do Renault Fluence, representando a solução de mobilidade viária do amanhã, com zero emissões.

- O KANGOO Z.E. Concept, uma antecipação do pequeno furgão elétrico que será destinado aos frotistas e aos usuários profissionais. Desenvolvido a partir do Renault Kangoo, representa o conceito de uma mobilidade com zero emissões, destinado aos clientes profissionais.
O Kangoo Z.E. Concept recebeu uma motorização elétrica de 70 kW e oferece um torque de 226 Nm, assim como uma bateria de íon lítio. Seu design e a otimização da gestão da energia permitem reduzir o consumo, ao mesmo tempo em que oferece atributos de conforto indispensáveis.
O Kangoo Z.E. Concept oferece várias funcionalidades de informação, proporcionando uma utilização simples, eficaz e interativa.

Fiel aos seus valores, a Renault oferecerá veículos elétricos onde o cliente encontrará habitabilidade, conforto, qualidade e segurança. A Renault também deseja emprestar uma assinatura estilística transversal a todos os seus veículos elétricos Renault Z.E.

Mas para fazer uso de um veículo elétrico, é necessário recarregá-lo. A Renault trabalha na concepção de veículos elétricos e também nas três formas de recarga que serão disponibilizadas quando os veículos Renault Z.E. chegarem ao mercado. Para isso, a Aliança Renault-Nissan está firmando diversas parcerias com governos, distribuidores de energia e outros parceiros como a empresa Better Place, por exemplo, para que o veículo elétrico de massa se torne uma realidade.


A oferta de produtos da Renault
Os quatro carros-conceito elétricos apresentados em Frankfurt antecipam a linha de veículos Renault Z.E. que a Marca oferecerá daqui a menos de dois anos.

A partir de 2011, a Renault comercializará progressivamente quatro veículos elétricos, sendo dois derivados de veículos a motor térmico. O primeiro, o Fluence Z.E. Concept, cuja comercialização se iniciará em Israel e na Europa, será a versão elétrica do Fluence. O segundo, o Kangoo Z.E. Concept, será uma versão elétrica do Renault Kangoo Express, destinado principalmente aos clientes profissionais e às frotas empresariais.

Em seguida, a oferta de veículos elétricos será ampliada a outros segmentos, com dois novos modelos, que terão uma arquitetura 100% elétrica. Derivado do carro-conceito Twizy Z.E. Concept, o terceiro veículo oferecerá uma mobilidade dedicada à cidade. O quarto veículo, inspirado no Zoe Z.E. Concept, chegará no início de 2012 e oferecerá uma grande versatilidade de uso para os trajetos diários das grandes cidades e de suas regiões metropolitanas.

Estes quatro veículos permitirão cobrir usos variados, além de satisfazer clientes diferentes que têm um ponto em comum: ingressar na era da mobilidade com zero emissões.


O compromisso da Aliança Renault-Nissan com o veículo elétrico
A Aliança Renault-Nissan tem o objetivo de comercializar em grande escala veículos com zero emissão de CO2 e poluição zero em relação a, por exemplo, partículas ou óxidos nítricos.

Este compromisso relativo ao veículo elétrico é motivado por uma razão essencial: os veículos elétricos proporcionam zero emissão durante o uso, ao contrário de todas as outras tecnologias (térmicas ou híbridas). Eles também permitem diminuir a dependência em relação ao petróleo.

Conforme a origem de produção da eletricidade de um país, a análise das emissões de gases de efeito estufa (equivalentes em CO2) do poço à roda pode variar significativamente. Entretanto, os veículos elétricos continuam sendo menos responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa que os veículos térmicos equivalentes.

Com uma produção de eletricidade nuclear ou renovável (hidráulica, eólica ou fotovoltaica), a análise do poço à roda de um veículo elétrico é incontestavelmente melhor. Com os atuais processos de produção de eletricidade na Europa, o balanço se mantém igualmente bastante interessante, pois as emissões de CO2 são reduzidas pela metade em relação àquelas de uma motorização térmica.

O balanço do carbono é ainda mais favorável quando da recarga noturna, que será o método mais frequentemente utilizado. Ela permite:
• Utilizar uma produção de eletricidade pouco explorada durante a noite e muitas vezes desperdiçada, pois a eletricidade é dificilmente armazenável.
• Beneficiar-se de uma vantagem econômica real, aproveitando os horários fora de pico sugeridos pelos distribuidores de energia elétrica. Na França, por exemplo, os horários fora de pico custam 40% menos que os horários de pico durante o dia.
• Utilizar uma eletricidade mais limpa (nuclear, hidráulica, eólica), ficando as centrais térmicas normalmente em vigília durante a noite.

O veículo elétrico é a solução de ruptura que permite oferecer uma mobilidade sustentável para todos. Junto com a filosofia da política ambiental Renault eco², os veículos elétricos Renault Z.E. são destinados a uma comercialização em massa, visando progressos ambientais extremamente significativos.

Em seu relatório sobre as perspectivas energéticas anuais de 2008, a Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que, se nenhuma nova política for implementada, a demanda energética mundial deverá crescer em média 1,6% ao ano entre 2006 e 2030, o que representará uma alta global de 45% no período. Isso também representará o equivalente em emissões de CO2 se as energias utilizadas continuarem sendo principalmente o petróleo ou o carvão.

O relatório também analisa as opções políticas que permitiriam lutar contra as mudanças climáticas após 2012, em cuja data um novo acordo mundial deve entrar em vigor (que será negociado durante a conferência da ONU em Copenhague, ao final de 2009).

A Aliança Renault-Nissan oferecerá uma linha completa de veículos elétricos de qualidade, confiáveis, inovadores e a um preço acessível. Os veículos elétricos Renault Z.E., particularmente silenciosos e com emissão zero na fase de utilização, representarão uma ruptura ambiental acessível ao maior número possível de pessoas.


As sinergias da Aliança Renault-Nissan
Em maio de 2009, após dez anos da Aliança, a Renault e a Nissan anunciaram um fortalecimento de sua cooperação. Foi formada uma equipe dedicada, com o objetivo de acelerar e aprofundar as sinergias que permitirão melhorar a performance das duas empresas, principalmente em relação ao veículo elétrico.

Os veículos elétricos da Renault e da Nissan serão, por exemplo, equipados com baterias desenvolvidas pela AESC, uma joint venture entre as empresas Nissan e NEC. A Aliança compartilha as competências da Renault e da Nissan para fortalecer as sinergias em todos os níveis, assim como favorecer o compartilhamento dos sistemas elétricos essenciais, tais como a cadeia de tração ou as baterias. A Renault e a Nissan também agrupam seus pedidos e padronizam seus componentes, visando fazer economias de escala que possibilitem o desenvolvimento do veículo elétrico de massa.

A Renault e a Nissan trabalham em componentes comuns, mas oferecerão veículos elétricos diferentes. Cada uma de suas linhas será comercializada e distribuída separadamente.

A propósito, a Aliança estabelece parcerias com governos, municípios e distribuidores de energia, para melhorar a disponibilização em massa de veículos elétricos em todo o mundo. No início de setembro de 2009, a Aliança já havia firmado cerca de trinta parcerias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010