AMORTECEDORES ULTRALEVES PARA MICROCARROS


ESTUDO DE CONCEITO DA ZF NO IAA 2009:

Amortecedor de material compósito é um estudo de conceito da ZF Sachs.


Materiais compósitos e integração funcional reduzem peso total à metade, em comparação com os atuais amortecedores de alumínio para automóveis

Sorocaba (SP), 5 de outubro de 2009 - As classes de veículos pequenos ainda irão conquistar uma fatia maior do mercado global. Os microcarros são uma megatendência. Atenta a isso, a ZF apresentou no IAA 2009 um amortecedor ultraleve de material compósito, com a integração de funções e a metade do peso dos atuais amortecedores leves de alumínio.

Inovações que permitam economizar combustível e reduzir emissões. Neste sentido são dirigidos todos os novos desenvolvimentos da ZF. Isto é obtido não apenas otimizando de maneira consistente os sistemas de driveline, mas também pela redução do peso do veículo, com uma construção leve do chassi.

O estudo sobre conceito leve da tecnologia de chassi apresentado na IAA, envolve um amortecedor ultraleve de material compósito que pesa apenas a metade dos atuais amortecedores leves de alumínio. Ao mesmo tempo, as massas parcialmente suspensa e não suspensa são reduzidas, proporcionando conforto muito maior.

Amortecedor de alta qualidade

O estudo feito pela ZF Sachs, divisão de Componentes de Propulsão e Suspensão do Grupo ZF, utiliza uma estrutura de suspensão integral com suporte de roda integrado. A economia de peso é alcançada pelo uso de materiais mais leves em lugar de peças de aço na haste do pistão, nas partes internas e montagens modulares, e também pela integração de funções.

Os componentes de compósitos recém-desenhados tornam desnecessários antigos componentes pesados de aço, como a tampa da mola. Apesar de seu baixo peso, os amortecedores em compósitos têm todas as características de um amortecedor moderno, comprovado por meio de cálculos baseados nas condições de piso das estradas da Europa ocidental.

"Com nosso estudo das estruturas plásticas de suspensão, queremos mostrar acima de tudo o potencial que ainda existe em termos de chassis leves”, disse o Dr. Peter Ottenbruch, Chefe da divisão de Componentes de Propulsão e Suspensão. Apesar da revolucionário, o projeto é aplicável imediatamente, como demonstraram as análises de viabilidade e custo, e pode facilmente ser transferido para a produção em massa.

Ótimo para carros do Segmento A

O estudo de conceito utiliza os mini e microcarros como base, com alguns veículos que apresentam um peso bem abaixo de 1.000 kg. O amortecedor ultraleve atende aos requisitos comuns de projetos de carros pequenos: baixo peso total, consumo reduzido de combustível, emissão de CO₂ reduzida, bem como grande conforto e isolação de ruídos. Em uma próxima etapa, também se pode considerar esta tecnologia em veículos

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