Citroën: marca anfitriã no XX Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro























Dando continuidade às comemorações dos 90 Anos da marca, a Citroën foi a marca anfitriã da 20ª edição do Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro, evento realizado neste feriado de Sete de Setembro no Forte de Copacabana (RJ). Organizado pelo Veteran Car Club do Rio de Janeiro, o encontro reuniu 218 veículos antigos das mais diferentes marcas e uma exclusiva coleção de modelos Citroën. O encontro de 2009 teve recorde de público: cerca de 40.000 pessoas nos quatro dias de exposição.
“Foi uma oportunidade rara de colocarmos, lado a lado, os principais representantes da linha Citroën de todos os tempos e mostrar a engenhosidade e a criatividade que caracterizam a marca desde os primeiros tempos”, afirma Nívea Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. A Citroën aproveitou para expor dois dos modelos mais avançados de sua atual linha de produtos: o sedã C5 e a minivan Grand C4 Picasso.
Em um galpão montado especialmente para o evento, a Citroën teve a oportunidade de contar um pouco de sua história por meio da exposição de um painel com a linha do tempo e da exibição de vídeos de época. No local, iniciou o cadastro para a criação de um futuro Clube Citroën. A maior atração foi a exposição de modelos míticos como o 2CV, o Traction Avant e o DS.
"Há muito tempo que não víamos uma coleção de modelos Citroën como a exibida no Forte. Um trabalho primoroso de restauração, pesquisa e valorização da memória da marca”, explica Roberto Dieckmann, proprietário de Citroën e membro fundador do Veteran Car Club do Rio de Janeiro.

Os modelos
Visitantes, colecionadores e amantes da Citroën tiveram oportunidade de ver de perto todo o legado tecnológico da marca. Em todos os tempos, a Citroën sempre foi associada aos níveis mais avançados da tecnologia automobilística disponível.
Entre os modelos expostos, destacavam-se o 2CV, produzido entre 1948 e 1990 e que popularizou o automóvel na França e na Europa. No XX Encontro, o público pode conferir de perto as versões Berline 2CV, 2CV6 Club e um clássico Charleston, de 1990.
Também presente estava o Traction Avant, primeiro veículo de tração dianteira e carroceria monobloco, que tornou obsoleto tudo o que rodava nas ruas em sua época. Produzido entre 1934 e 1957, o Traction Avant revolucionou a indústria automobilística: ele proporcionava um comportamento dinâmico desconhecido até então. Exemplares do 11 Legère 1948, 1950 e 1951 encantaram por suas linhas ousadas e tecnologia.
O DS, revolucionário em todos os sentidos, também pôde ser admirado pelos presentes ao XX Encontro de Automóveis Antigos. Inovador em design e habitabilidade, o DS foi o primeiro veículo a utilizar suspensão 100% oleopneumática, aliando conforto e comportamento dinâmico. Graças a essa suspensão, ele mantinha constante a altura da carroceria, independente da carga transportada. Estavam presentes exemplares do DS 19 (1959 e 1965) e do DS 21 (1973). Para muitos, um sonho ao alcance dos olhos.
Um Citroën Ami 6 e um raríssimo SM também participaram, chamando a atenção de visitantes e colecionadores. “Ver um SM no Brasil é um privilégio. Foram produzidas somente 12.920 unidades em todo o mundo. Dessas, não mais que 40 foram importadas para o Brasil”, comemora Dieckmann.

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