BEBIDA E DIREÇÃO


Solange Fusco


Anaelse Oliveira

Campanha da Volvoincentiva motorista a ser seu próprio fiscal


Na Semana Nacional do Trânsito e no Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro, a Volvo do Brasil deflagrou uma campanha para conscientizar os motoristas a não beber quando forem dirigir. Batizada de “Bebida e direção – Eu sou o meu fiscal”, a ação inclui uma série de atividades, como um site especial interativo com jogos, vídeos sobre equipamentos de segurança veicular e muitas informações sobre o assunto, além de encontros com estudantes de três universidades de Curitiba – Universidade Positivo, FAE e UTFPR. Na página da internet criada pela Volvo (www.volvo.com.br/transito), o internauta poderá jogar num simulador que testa os reflexos ao volante com água e refrigerante e com diferentes dosagens alcoólicas. O game indica como o hábito de beber influencia diretamente na direção, ao se consumir uma ou mais doses de cerveja, whisky e vinho. O site mostra também os mitos e verdades sobre o uso de alguns produtos em testes do bafômetro: comer dois bombons de licor é suficiente para alguém que se submeta ao teste ser autuado numa blitz policial? Fazer bochechos com anti-séptico bucal antes de soprar o bafômetro garante resultado negativo? E o uso do mel de própolis inocenta quem bebeu? Estas lendas urbanas e outras ideias sobre o assunto também estão no site. O usuário poderá assistir também vídeos com exibições do funcionamento de avançados dispositivos de segurança em caminhões, ônibus e equipamentos de construção. São mecanismos que podem, por exemplo, evitar a capotagem quando um veículo faz uma curva numa velocidade acima da indicada. A página tem ainda orientações sobre os efeitos no comportamento humano de diferentes graus de ingestão de álcool, além de outras informações curiosas.

Games nas universidades

A Volvo instalou ilhas com vários computadores nos campus da Universidade Positivo e da FAE para que alunos possam interagir com o site. A programação em ambas as instituições de ensino está sendo feita nos dias 24 e 25 de setembro nos seguintes horários: das 8 às 12 horas, e das 18 às 22 horas. Na Universidade Positivo, as ações educativas são no bloco amarelo, ao lado do estacionamento E-6. Na FAE, ao lado da cantina. Na UTFPR, a campanha será feita em 30 de setembro e em 1º de outubro. A empresa levou a campanha para as universidades porque as estatísticas mostram que é o jovem que mais morre no trânsito. Os acidentes no trânsito constituem uma das principais causas de mortes no país, ocupando o primeiro lugar na faixa de 5 a 14 anos, e o segundo na faixa dos 15 aos 29 anos. “Como marca líder em segurança, aproveitamos esta oportunidade para orientar os jovens sobre o perigos da associação entre o álcool e a direção. Queremos que a campanha, o site e as ações estimulem a conscientização e o aprendizado nesta área”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil. Segundo dados de diferentes organismos, 100 pessoas morrem e outras 1 mil se ferem diariamente no trânsito brasileiro. “O custo dos acidentes gera prejuízos anuais de R$ 22 bilhões ao país”, completa Anaelse Oliveira, coordenadora da campanha, citando dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas), que leva em conta apenas os acidentes ocorridos em rodovias federais. Ela lembra que os números globais indicam para 1,2 milhões de mortos no trânsito por ano.

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