CITROËN DS3: CHARME, PERSONALIDADE E SEDUÇÃO

















A cortina foi levantada para o CITROËN DS3!
Disponível para entregas na Europa a partir do Salão Internacional de Frankfurt 2009 (IAA), o DS3 inaugura em grande estilo a nova linha DS. Uma linha distintiva que, propondo produtos com escolhas mais radicais, completa a gama principal da marca Citroën.
Uma linha que, como seu nome evoca, é um símbolo suplementar da criatividade e da tecnologia da marca.
O DS3 reafirma sua forte personalidade: um estilo radical e sedutor que passa a ser exclusivo graças ao amplo leque das personalizações propostas; um comportamento dinâmico exemplar, que alia eficiência e serenidade a uma inteligência de concepção que o torna polivalente e sempre agradável de conduzir.

O DS3 traça seu próprio caminho…

- … colocando o desejo no centro da experiência automobilística:

Com seu estilo esculpido e suas linhas salientes, o DS3 seduz e atrai... Um veículo à parte, cujo caráter se afirma através das criações originais: um teto « flutuante », uma saliência lateral (à maneira de uma barbatana de tubarão), que dinamiza a lateral da carroceria, além de aberturas laterais com leds. Uma verdadeira assinatura de design…

Concentrado de energia, o DS3 oferece também uma atmosfera única a bordo, onde se fundem a elegância e a tecnologia e onde se multiplicam os itens de qualidade. A instrumentação sofisticada - com um painel de instrumentos com 3 relógios cônicos -, os comandos de direção próximos do motorista, a posição de direção baixa e os assentos envolventes, produzem um efeito cockpit. E materiais cromados vem sublinhar o dinamismo ambiente, trazendo-lhe luxo e distinção.

- … propondo um design vivo e de identidade:

Existem de fato amplas possibilidades no universo DS3, que cada um pode criar do seu jeito! Teto, carroceria, capas de retrovisores, rodas...
São muitas as zonas externas personalizáveis para fazer do DS3 um veículo à sua imagem. No interior, o friso do painel de bordo, o pomo da alavanca de câmbio e muitos outros elementos “vestem” diferentes cores, tecidos ou materiais. E para ir ainda mais longe, sete temas de personalização inovadores são propostos, refletindo tendências e estilos de vida.
DS3: um objeto automobilístico muito pessoal, definitivamente singular.

- … oferecendo uma visão decididamente moderna do prazer de dirigir:

Na estrada, o DS3 se destaca aliando prazer ao dirigir e conforto de utilização. Ágil e enérgico, o DS3 “aproxima” o motorista da estrada, encadeando curvas com facilidade. Para Vincent Besson, Diretor dos Produtos e Mercados PSA, “dirigir o DS3 é como ter as rodas na ponta dos dedos”. Seu comportamento voluntário torna sua condução “viva”, oferecendo ao mesmo tempo controle e segurança de altíssimo nível. O conforto a bordo o situa em um nível nunca antes atingido neste tipo de veículo.

Com uma oferta começando em 99 g/km, o nível de emissões de CO2 do DS3 está em perfeita coerência com a liderança ambiental de CITROËN.
Cinco motorizações Euro V potentes e confiáveis são propostas :
- Duas motorizações HDi FAP, de 110 e 90 CV;
- Três motorizações a gasolina: o THP 150, o VTi 120 e o VTi 95.

O DS3 se beneficia também de um notável trabalho de controle de massa (peso) que se apoiou em um novo esquema de desenvolvimento, garantindo sua total robustez. Fabricado na França, na unidade industrial de Poissy, ele tira proveito do conjunto de procedimentos do Novo Sistema de Produção PSA. Para uma qualidade geral exemplar.

- … encantando também pelos serviços oferecidos no dia a dia:

Mesmo sendo um compacto, o DS3 inova ao revelar uma vocação de sedã polivalente... Para explorar plenamente seus 3,95 m de extensão, 1,71 m de largura e 1,46 m de altura, ele é dotado de uma arquitetura particularmente inteligente: o painel de bordo é sobre-elevado para privilegiar o espaço para as pernas enquanto os assentos finos e a linha traseira do tipo SW favorecem o espaço traseiro. Tanta escolha de concepção que permitem ao DS3 propor cinco verdadeiras lugares, portas-objetos múltiplos (dos quais um porta-luvas de 13 l), bem como um versátil porta-malas (285 l) que se torna modulável graças ao encosto traseiro bi-partido 2/3-1/3.

O DS3 embeleza também a vida lisonjeando os sentidos, como atesta o Hi-Fi System disponível, digno dos sistemas de Casas Noturnas de última geração. A todos os serviços prestados pelo DS3, a CITROËN acrescenta, enfim, uma oferta de serviços dedicada: o CITROËN FREEDRIVE, que permitirá, por exemplo, ao cliente se beneficiar de um veículo substituto quando a manutenção de seu DS3.

CITROËN DS3 : CHARME, PERSONALIDADE E SEDUÇÃO

Suscitar o desejo

- Uma personalidade à parte, que seduz através de suas definições estilísticas
- Uma atmosfera marcada de distinção e que se apóia nos mínimos detalhes: dos materiais nobres ao estilo único
- Um oferta de personalizações tão rica quanto original: zonas de ambientes variados e sete universos de personalização original

Sentir a estrada

- Um temperamento que une prazer ao dirigir e controle, com um conforto digno da Citroën
- Um balanço ambiental adequado às exigências de um líder: uma versão de 99 g/km e um notável trabalho de redução de massa (peso)
- A estrada e seus perigos domados: ESP e seis airbags de série
- Confiabilidade e grande robustez: industrializado na França, na unidade de Poissy, dentro do Novo Sistema de Produção PSA

Encantar o cotidiano

- O primeiro carro para a cidade ao mesmo tempo elegante e prático: cinco verdadeiros lugares, um versátil porta-malas (285 l) e um banco traseiro modulável
- A criatividade da CITROËN ao serviço de uma experiência sensorial total: um conforto acústico integrante de segmentos superiores

Uma gama de serviços dedicada à linha DS: CITROËN FREEDRIVE, para agradar aos clientes mais exigentes
SUSCITAR O DESEJO

Uma personalidade à parte, que seduz através de suas definições estilísticas

A conduta do projeto de Estilo do CITROËN DS3 foi ditado por três palavras mestres: surpresa, sedução e dinamismo. O resultado: uma silhueta ao mesmo tempo musculosa e sensual, compacta e dinâmica, suavizada por peças externas cromadas e refinadas. Um objeto automobilístico expressivo e sedutor, que convida ao movimento.

A criatividade aparece em cada uma das feições do DS3 como atestam o teto “flutuante” ou, ainda, o montante central, que se interrompe antes de encontrar o teto, à maneira de uma barbatana de tubarão. Suas linhas atraem, fazendo do DS3 um objeto de puro prazer e sedução: uma frente dinâmica que sugere sensações de dirigir inéditas, e uma traseira com elementos de SW que permitem grande habitabilidade. Radical em seu design, o DS3 é uma raridade automobilística, onde as saliências laterais com leds asseguram uma verdadeira assinatura. Bem assentado sobre suas rodas, sua morfologia é segura.

O interior do veículo emana o mesmo sentimento singular de energia controlada e de elegância. Os diversos elementos são cortados e integrados elegantemente, sendo sua montagem realizada com extrema precisão. O painel de bordo – cuja parte superior “aérea” combina com o teto flutuante, exprime a fluidez. A horizontalidade do conjunto é reforçada por um friso que segue o painel de bordo de uma ponta até a outra, que assegura a ligação entre motorista e passageiro. O posto de direção passa a ser então um cockpit, aproximando do motorista os displays e outros comandos de direção. O painel de instrumentos com três relógios cônicos, o volante de pequeno
diâmetro, os assentos baixos e envolventes conferem ao conjunto um caráter decididamente alegre.

Uma atmosfera marcada pela distinção

Além de seu design estilístico, o CITROËN DS3 oferece um ambiente marcado por materiais luxuosos e que coabitam harmoniosamente.

A bordo, cada material impressiona tanto pelo olhar quanto pelo toque:
- As zonas termo-revestidas, tais como o revestimento do painel de bordo, são compostas de um tipo de grão orgânico e suave, que contrasta com o friso do painel, liso e laqueado;
- Os revestimentos se beneficiam do mesmo tratamento nobre: um acabamento em couro, delicadamente costurado, que pode ser fornecido em três cores, coroando uma oferta de tecidos refinada e moderna;
Enfim, algumas peças são decoradas com cromos generosos: é o caso do monograma DS do volante ou ainda dos anéis de push. Dependendo dos níveis de acabamento, alguns cromos se tornam até mesmo acetinados, associando o brilho e a riqueza do material à sobriedade e à elegância da cor. Eles encarnam uma certa idéia do luxo à francesa.


Precioso porque único

A estética do DS3 se apresenta com múltiplas possibilidades. A paleta das cores e dos materiais propostos, além da variedade de suas associações, traz um toque de modernidade à sua categoria.

De fato, de acordo com a vontade do cliente:
- O teto, chamado de flutuante, pode ter quatro cores distintas do resto da carroceria: Preto Ônix, Branco Opala, Azul Botticelli ou Vermelho Carmen;
- As capas dos retrovisores e as partes baixas das portas podem ser coloridas ou cromadas;
- As rodas e seus centros podem ter a cor que bem convém ao proprietário;
- Dentro, o friso do painel de bordo (que envolve os aeradores), o friso do painel de instrumentos e as telas multi-funções, constituem a zona de decoração mais generosa, sendo oferecidas em oito acabamentos;
- O pomo da alavanca de câmbio é oferecido em sete acabamentos, associando o cromo cetim ao brilho de uma cor ou ao couro.

Numerosas são as zonas de decoração que fazem do DS3 um veículo único: como um símbolo, o plip da chave de contato comporta um pastilha colorida que retoma a cor externa…

Para sempre se ter um pouco de DS3!

Para destacar ainda mais seu caráter exclusivo, o DS3 inova propondo vários temas fortes de personalização, cujas decorações combinam com os modos de vida e as tendências. Elas marcam através de toques leves a carroceria e o espaço interno. As sete temáticas a seguir serão propostas, cujas quatro primeiras desde o lançamento :
- Maori, para um espírito « Tatouage »;

- Zebra, para um espírito « Ethnic »;
- Onda, para um espírito « Good Vibrations »;
- Daisy, para um espírito « Fashion »;
- Co-design, para um espírito « Art Work »;
- Map, para um espírito « Paris Night »;
- Plane, para um espírito « Nice Warrior ».




FAZER SENTIR A ESTRADA

Um temperamento forte, mas com toda serenidade

O DS3 oferece um novo tipo de direção, decididamente moderno, unindo dinamismo e controle. Vivo e voluntário, o DS3 é também referência em matéria de conforto. O prazer de dirigir é otimizado.

Este comportamento na estrada tem vários fundamentos:
- O chassi e o conjunto de suspensões, do tipo pseudo-McPherson na frente e com travessa deformável atrás, foram objeto de um trabalho de ajuste de alta precisão;
- As flexibilidades e os amortecimentos foram desenvolvidos para « ler » com perfeição o solo, assegurando excelente controle dos movimentos da carroceria e grande equilíbrio em curvas;
- Os calços flexíveis do eixo traseiro asseguram excelente absorção durante a passagem de obstáculos/irregularidades;
- Quanto à direção, ela se beneficia de um volante de pequeno diâmetro – 363 mm – e de uma lei de assistência calibrada para enviar informações bastante precisas: o motorista poderá assim “colocar” às rodas exatamente onde quer, qualquer que seja a velocidade;

- O trabalho de ajuste, que se estende aos assentos e aos pneus, é a garantia de uma perfeita estabilidade das trajetórias, para uma sensação muito segura de controle de seu veículo.

Porque um bom carro é necessariamente equipado com um bom motor, o DS3 propõe cinco motorizações Euro V garantindo requinte, flexibilidade e alto desempenho:
- Duas motorizações HDi FAP de 110 e 90 CV, associadas a uma caixa de câmbio manual de 5 ou 6 marchas;
- Três motorizações a gasolina equipadas de uma caixa de câmbio manual de 5 ou 6 marchas: o THP 150, o VTi 120 – também proposto com uma caixa de câmbio automática– e o VTi 95.

Em fase com os objetivos ecológicos da Citroën

Porque o prazer de dirigir deve também ser um prazer responsável e cidadão, o CITROËN DS3 foi concebido para respeitar ainda mais o mundo onde evolui. Suas emissões de CO2 estão em perfeita adequação com a liderança ambiental e as exigências da CITROËN. De fato, em ciclo misto, os níveis de emissões das motorizações HDi FAP são sistematicamente inferiores a 115 g/km - com uma oferta a partir de 99 g/km -, enquanto elas ficam entre 136 g/km de CO2 e 160g/km para às opções a gasolina.

Além do desempenho das motorizações, este balanço ambiental é o resultado de um trabalho exemplar sobre o controle de massa do veículo, no decorrer da qual os responsáveis pela sua concepção procuraram todas as fontes de redução possíveis. Esta preocupação foi tomada em consideração logo no início do projeto:
- As especificações transmitidas ao Estilo definiam exigências de arquitetura favoráveis para o peso e para a segurança com, por exemplo, a escolha de uma travessa de painel de bordo retilínea em vez de curvada;
- Em complemento a esta definição, estudos “peça por peça” permitiram minimizar os ganhos de peso por meio da iso-tecnologia;
- Enfim, a utilização maciça do cálculo numérico para a definição e os testes (de rigidez, de acústica...) destas peças permitiram otimizar cada componente, não somente quanto a seu peso mas também quanto a sua qualidade técnica. Sobre o eixo de rodas traseiro, um ganho de 7 kg foi, por exemplo, conseguido em relação à geração anterior.

Associado a uma aerodinâmica otimizada (Cx de 0,31), esta redução de peso garante também maneabilidade e reatividade.

Domesticar a estrada para ficar somente com o prazer de dirigir

Porque ele não faz nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o CITROËN DS3 propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ESP, o ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completo. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. A segurança passiva é também de melhor nível com, sempre de série, seis airbags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.

Logo no primeiro nível, o DS3 recebe também diversos equipamentos de ajuda à direção, tais como o regulador/limitador de velocidade ou ainda o indicador de mudança de marcha, que preconiza as trocas de marchas para uma direção ao mesmo tempo mais econômica e ecológica.
Enfim, o CITROËN DS3 pode receber o sistema de navegação MyWay. Este sofisticado sistema de áudio e multimídia contém uma navegação em cores integrada, um sistema áudio CD compatível com os arquivos mp3/WMA e um kit viva-voz Bluetooth®.

Uma qualidade de funcionamento incriticável

Os responsáveis pela concepção do DS3 decidiram conferir-lhe uma qualidade e uma segurança de funcionamento muito acima das médias de mercado.
Para chegar a isso, o DS3 é o primeiro projeto CITROËN que se beneficia integralmente do novo esquema de desenvolvimento sem ferramental protótipo, que procura criar, o mais rápido possível, um veículo representativo do veículo de série. Este procedimento permite ganhos efetivos em matéria de qualidade: ele permite de fato envolver com mais eficácia o conjunto dos atores do projeto – os responsáveis pela concepção, os fornecedores e os fabricantes –, detectando, o mais cedo possível, os potenciais incidentes. E isso porque, no projeto DS3, a grande maioria dos defeitos foi processada bem antes dos testes de rodagem. Estes últimos efetuados sobre dois milhões de quilômetros até seu lançamento.

Além desta concepção robusta, o CITROËN DS3 se beneficia de uma industrialização na unidade PSA de Poissy, em todos os pontos de acordo com as exigências da Marca em termos de qualidade. Este centro de produção é certificado ISO 9001 e sua ferramenta industrial é dotada de todas as tecnologias mais recentes. Além disso, ele beneficia do conjunto dos procedimentos do Novo Sistema de Fabricação PSA e do Lean Manufacturing, para uma otimização da qualidade de fabricação e uma redução do tempo de resposta para com o cliente.

ENCANTAR O COTIDIANO

Quando o carro elegante para a cidade surpreende pela sua polivalência…

Com 3,95 m de comprimento e 1,71 m de largura, as dimensões externas do DS3 o situam logo entre os veículos mais compactos de seu segmento. Quanto a sua altura, de 1,46 m, confere-lhe uma silhueta decididamente dinâmica e particularmente manejável: seu diâmetro de giro – entre 10,2 m e 10,4 m, dependendo do tipo dos pneus, faz dela uma referência neste aspecto. É então com muito conforto que o DS3 veste sua roupa de carro urbano chique!

O DS3 propõe também qualidades de habitabilidade inéditas na categoria. É o fruto de um trabalho notável sobre sua arquitetura e sua organização interna, que faz do DS3 o primeiro pequeno cupê verdadeiramente polivalente. Ela faz assim coabitar harmoniosamente o dinamismo e a compacidade, a esportividade e a praticidade. O CITROËN DS3 oferece cinco verdadeiros lugares e, para cada um destes lugares, um espaço a bordo merecedor de um pequeno sedã. O motorista ajusta sua posição de dirigir graças a um volante e um assento regulável em altura e profundidade. O espaço para as pernas é generoso nos lugares dianteiros – graças à arquitetura do painel de bordo “sobre-elevada”, tal como para os lugares traseiros – graças aos assentos dianteiros finos embaixo dos quais o espaço é aberto.
Estes mesmos assentos dianteiros são, aliás, propostos em dois modelos: um tipo “conforto”, para os dois primeiros níveis de acabamento, e um tipo “dinâmico”, com uma posição mais marcada. Além disso, uma inovadora maçaneta permitirá aos passageiros traseiros sair sem maiores dificuldades.
As dimensões do porta-malas também atendem às necessidades de uma clientela mais jovem e dinâmica. Levado a 285 l VDA, o volume de porta-malas é também o mais amplo da categoria. Para modulá-lo, nada melhor do que assentos fracionáveis 2/3-1/3, também dobráveis com uma só mão e num só gesto.
Os portas-objetos também são numerosos: um amplo porta-luvas (13 l), um portas-objetos sobre o painel e no console central… o DS3 faz com que a vida seja mais fácil de ser vivida.
Uma experiência sensorial total

Além do tratamento estilístico e da escolha dos materiais e revestimentos, o CITROËN DS3 é equipado com inúmeras tecnologias inovadoras para melhor aguçar as sensações de seus passageiros.

Inédito, o Hi-Fi System proposto é digno das Casas Noturnas de última geração, para uma qualidade auditiva realmente impressionante. Dotado de uma terceira via central, que se situa no meio do revestimento do painel, e de uma caixa de som de graves amplificada no porta-malas (subwoofer), este dispositivo produz um rico som com uma notável profundidade, reproduzindo fielmente todas as freqüências, mesmo as mais extremas.
O DS3 se beneficia de um tratamento acústico de alto nível, que contribui para criar um ambiente aconchegante. A insonorização e a absorção dos diversos ruídos foram realizadas o mais perto possível de suas fontes de emissão. O compartimento motor e as portas também foram objeto de uma atenção especial.
Para o prazer olfativo, o DS3 pode enfim receber um perfumador de ambiente cuja presença é valorizada por um acabamento cromado.

Um serviço distintivo

Com a oferta CITROËN FREEDRIVE implementada para o DS3, a noção de serviço ao cliente encontra todo o seu valor.

É, antes de tudo, uma garantia de serenidade absoluta, que torna possível não somente o atendimento de todas as prestações de manutenção, mas também serviços inéditos, tais como a limpeza integral do veículo.

Além disso, CITROËN FREEDRIVE assegura a mobilidade do motorista em casos de necessidades especiais. O cliente poderá se beneficiar, por exemplo, de um veículo substituto quando à manutenção de seu DS3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010