Mesmo punida, Citroën termina em segundo, terceiro e quinto lugares no Rali da Austrália







Sébastien Loeb/Daniel Elena venceram, mas não levaram o Rali da Austrália. Após a vistoria técnica de praxe realizada ao término do rali, a dupla da Citroën foi punida com o acréscimo de um minuto a seu tempo total devido ao uso de uma barra estabilizadora fora de conformidade com a peça homologada para o modelo C4. Com essa medida, Loeb/Elena caíram para o segundo lugar e deixaram a vitória para os finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, seus maiores adversários na luta pelo título mundial.
As duplas Daniel Sordo/Marc Martí e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia também foram punidas em um minuto, já que a Citroën confirmou aos comissários técnicos que as duas duplas tinham em seus C4 a mesma barra estabilizadora do carro de Loeb/Elena. Ogier/Ingrassia caíram do quarto para o quinto lugar, mas Sordo/Martí não tiveram sua colocação alterada porque a vantagem sobre Jari-Matti Latvala/Miikka Antilla, que passaram para o quarto lugar, era superior ao tempo de punição.
“Aceitamos a decisão dos comissários. Realmente, a peça instalada no carro não era a mesma que constava na foto da ficha de homologação”, afirmou Olivier Quesnel, diretor esportivo da Citroën Racing. “Foi um erro administrativo. Ficou claro para os comissários que não houve intenção de burlar o regulamento e que o uso da peça não teve efeito no desempenho e na confiabilidade do carro. Peço desculpas a Sébastien e Daniel, que tiveram excelente desempenho durante o final de semana.”
Loeb, por sua vez, manifestou sua decepção e observou que, sem a punição, estaria apenas um ponto atrás de Hirvonen, líder do campeonato − a mudança no resultado fez com que o finlandês abrisse cinco pontos de vantagem. “Mas as regras existem para serem aplicadas. É claro que ficou um pouco mais difícil chegar ao sexto título, mas manteremos a mesma determinação para vencer na Espanha”, assegura o piloto francês, campeão mundial em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.

Rali da Austrália − 4 a 6 de setembro de 2009
Resultado final
1) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, 2h53:06.5
2) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 47.5
3) Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 1:04.6
4) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Antilla (Finlândia), Ford Focus, a 1:52.0
5) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 2:23.3
6) Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 5:26.3
7) Henning Solberg (Noruega)/Cato Menkerud (Noruega), Ford Focus, a 7:17.8
8) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Pérez Companc (Argentina), Ford Focus, a 7:39.4

Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 10 de 12 provas
1) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Focus, 78 pontos
2) Sébastien Loeb (França), Citroën C4, 73
3) Daniel Sordo (Espanha), Citroën C4, 50
4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Focus, 36
5) Henning Solberg (Noruega), Ford Focus, 29
6) Petter Solberg (Noruega), Citroën Xsara, 25
7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Focus, 23
8) Sébastien Ogier (França), Citroën C4, 20
9) Federico Villagra (Argentina), Ford Focus, 15
10) Conrad Rautenbach (Zimbábue), Citroën C4, 8

Fabricantes
1) Citroën Total WRT, 133 pontos; 2) BP Ford Abu Dhabi, 120; 3) Stobart Ford, 69; 4) Citroën Junior Team, 37; 5) Munchi’s Ford, 21.

Próximas provas
30/09 a 04/10 – Rali da Espanha
21 a 25/10 − Rali da Grã-Bretanha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines