PRÊMIO IMPRENSA 2008







Citroën Grand C4 Picasso recebe o Prêmio Imprensa Automotiva 2008






Jornalistas especializados de todo o Brasil elegem o modelo como a melhor opção
na categoria Minivan/Monovolume

A Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva) elegeu o Citroën Grand C4 Picasso a melhor minivan do país, conferindo ao modelo o Prêmio Imprensa Automotiva 2008, categoria Minivan/Monovolume. Formado por um júri de 57 jornalistas especializados - representando jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil -, a eleição se baseou em critérios técnicos (inovação tecnológica, design, conteúdos de série), dinâmicos (conforto, dirigibilidade, prazer ao dirigir) e mercadológicos (estratégia de marketing, posicionamento de mercado, valor de revenda, entre outros). E, após análise criteriosa, o Citroën Grand C4 Picasso foi eleito o melhor de sua categoria, obtendo 54,39% dos votos, deixando para trás modelos como Honda Fit, Chevrolet Meriva, Chrysler Town & Country e Renault Grand Scénic.

Espace Vision
Um produto revolucionário e inovador em sua essência... Conjugando ao mesmo tempo grandes superfícies de vidro e um amplo espaço interno modulável, o Grand C4 Picasso passa a ser o primeiro “Espace Vision” do mercado. Este novo monovolume pode transportar confortavelmente até 7 pessoas e tudo foi pensado para tornar a vida a bordo particularmente simples, agradável e segura. Podemos destacar:
- A visibilidade e a luminosidade são excepcionais graças, notadamente, ao inédito pára-brisa panorâmico Grande Ângulo. O ângulo de visibilidade vertical (do ponto baixo ao ponto alto do pára-brisa) passa para 70° em vez dos 35° de um monovolume tradicional. Este pára-brisa panorâmico Grande Ângulo é acompanhado de persianas pára-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos e nos TGV (Train à Grande Vitesse). Além disso, o teto solar panorâmico (único opcional disponível) assegura uma visibilidade externa surpreendente;
- Quer seja ela natural ou artificial, a luz faz parte integrante do Grand C4 Picasso. Numerosas fontes luminosas inéditas participam de um ambiente suave e aconchegante. Assim, cordões de luz debaixo da faixa central do painel, dentro dos painéis de portas e no teto difundem uma luz suave e indireta, regulável com um comando situado na parte inferior do painel. Isso vale também para o visor com duas cores do painel de bordo – que abriga as principais informações de direção e conforto do veículo –, as lâmpadas de leitura atrás dos bancos dianteiros, os porta-objetos dentro dos painéis de portas dianteiros que se iluminam automaticamente assim que aproximamos a mão, ou mesmo a criativa lanterna portátil recarregável do porta-malas;
- A habitabilidade e os volumes do porta-malas são particularmente generosos e uma referência no segmento, com inúmeros porta-objetos e ampla capacidade de carga: de 576 a 1.951 litros;
- O espaço é totalmente livre na frente e atrás, graças a um posto de direção inovador e ao piso plano;
- A modularidade é rápida e fácil graças às funcionalidades engenhosas dos bancos. Por meio deste revolucionário sistema, em poucos segundos, o interior do habitáculo se adapta rapidamente às necessidades dos consumidores: 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 lugares;
- O bem-estar a bordo é compartilhado por todos os passageiros, quer seja em termos de espaço, de conforto térmico, acústico ou olfativo. Isso pode ser observado pelo sistema de climatização quadri-zone, na presença de persianas pára-sol laterais nas fileiras 2 e 3, ou nos vidros laterais temperados acústicos e verdes;
- A direção é facilitada graças aos sistemas de ajuda à direção ainda raros no segmento dos monovolumes compactos. Podemos destacar: o volante com comandos centrais fixos, o regulador e limitador de velocidade, o criativo seletor e o sistema de palhetas da caixa de velocidade, o freio de estacionamento elétrico, o quadro de instrumentos com visor de duas cores, o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação ou o inédito sistema de ajuda à baliza;
- Um cuidado especial foi também dado à qualidade percebida dentro do espaço interno, graças à utilização de materiais de grande qualidade, sempre agradáveis ao toque;
- Referência na área de segurança, o Grand C4 Picasso obteve cinco estrelas no rígido EuroNCAP. O modelo traz de série também sistema de freios com ABS + AFU + REF, controle de estabilidade ESP + ASR, sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista), cintos de segurança de três pontos com limitador de esforço nos sete lugares, fixação Isofix para cadeiras de crianças, brake-light etc;
- Com sua forte personalidade, suas dimensões (4,59 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,71 m de altura), estilo único e desempenho, o Grand C4 Picasso completa naturalmente a gama dos monovolumes Citroën. Esta última é constituída, a partir de agora, de dois veículos muito diferenciados e totalmente complementares: o Xsara Picasso e o Grand C4 Picasso.

Potência, estabilidade e confiabilidade
O conjunto mecânico honra a tradição da marca Citroën. O motor 2.0i 16V, que gera 143 cv DIN a 6.000 rpm e um torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm, sempre associado à caixa automática auto-active seqüencial, assegura ultrapassagens seguras e grande prazer ao dirigir.
O conjunto de suspensões dianteiras do veículo é do tipo pseudo-McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora. Este conjunto, derivado do C4, teve reforço de alguns componentes, de maneira a suportar o peso sobre o eixo dianteiro, maior no caso de um monovolume.
O conjunto traseiro é inteiramente novo. Sua arquitetura, baseada numa travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos a uma barra estabilizadora, destaca-se pela implantação inclinada dos amortecedores, de maneira em não afetar o volume do porta-malas. Seu dimensionamento e sua grande rigidez oferecem prestações de alto nível na estrada.
As leis de amortecimento foram adaptadas de maneira a otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo. O Grand C4 Picasso dispõe de rodas de 16 polegadas com pneus Michelin Primacy HP 215/55 R16.
O modelo dispõe também de uma direção com assistência variável controlada por um grupo eletrobomba novo e mais potente do que no C4, em razão do maior peso sobre o eixo traseiro. O nível de assistência é ligado à velocidade e ao ângulo do volante, de maneira em obter uma prestação adaptada às condições de utilização. A direção é mais firme em alta velocidade para mais segurança e mais leve em baixa velocidade para facilitar as manobras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010