Loeb/Elena ganham o WRC pela quinta vez




Com o terceiro lugar no Japão, dupla da Citroën

se consolida como maior vencedora da história do Mundial

A história do Campeonato Mundial de Rali passou a ter um novo capítulo desde domingo passado. O trio Sébastien Loeb/Daniel Elena e Citroën conquistou o título mundial de rali pela quinta vez consecutiva. Loeb já havia batido dois recordes em 2008: o de vitórias em provas válidas pelo WRC – 46 – e o de corridas ganhas em um único campeonato – dez, marca já estabelecida em 2005 e alcançada novamente neste ano. Mas o francês queria mais − e a dupla da Citroën sagrou-se pentacampeã, batendo o recorde de campeonatos ganhos, todos consecutivamente.

Um terceiro lugar já bastava para a equipe levar o mundial de pilotos. Pilotando de forma cautelosa – "cautelosa demais, talvez", admitiu Loeb −, conquistaram a quarta especial e encerraram o primeiro dia na posição necessária para assegurar o título. Consolidaram a colocação no segundo dia, a mais de um minuto do quarto colocado, e, mantendo o ritmo cauteloso, asseguraram o pódio no domingo, alcançando 112 pontos e o quinto título mundial seguido.

"É uma sensação maravilhosa", disse Loeb. "Junto do Daniel e de todo mundo da equipe, traçamos como objetivo neste ano a vitória de outro campeonato, e é tremendamente satisfatório alcançar este objetivo hoje. Eu realmente queria alcançar o título aqui no Japão para que pudéssemos ir para o Rali da Grã-Bretanha com a mente livre. Isto fez com que o fim de semana fosse muito longo, e tenho que dizer que não foi muito divertido. Nosso C4 e nossos pneus Pirelli funcionaram muito bem juntos nesta corrida, e nós fizemos o que pudemos para manter qualquer pensamento sobre o campeonato longe de nossas mentes, mas não foi fácil. O título parecia aproximar-se mais a cada especial, e a espera valeu a pena no final!"

"Foi um ano longo, mas ganhar o título é uma sensação fantástica. Este é o nosso quinto campeonato juntos, e cada um me deu um grande prazer. Não estou interessado em estatísticas; o que conta mais é aproveitar os estágios, o clima fantástico na equipe e o trabalho com Seb", disse Elena.

Oliver Quesnel comemorou seu primeiro título com chefe de Citroën Sport: "É muito, muito satisfatório. O fato de Sébastien e Daniel alcançarem o título de pilotos significa que alcançamos metade do objetivo que traçamos antes do começo da temporada. Nós vamos comemorar o resultado de hoje com todo o time da Citroën Sport em nossa base em Satory, mas logo depois vamos focar novamente no Mundial de Construtores em Gales, onde a habilidade de nossos membros e a motivação de todos prometem ser aliados valiosos..."

Dani Sordo, que conquistou três especiais no Japão, elogiou os companheiros. "Estou muito feliz por 'Sébastian' e 'Danos'. Eles somaram dez vitórias ao longo deste ano e merecem o título. É uma honra para mim e para o Marc estar na mesma equipe que eles. Ainda temos mais uma etapa e vamos dar o nosso melhor para somar os pontos que a Citroën precisa para levar o Mundial de Construtores e para ficarmos em terceiro no Mundial de Pilotos".

"A equipe sempre nos deu um carro com potencial para lutar por vitória, e este título é deles, também. Isso incui Dani Sordo e Marc Martí, cujos resultados contribuíram para nosso sucesso", finalizou Sébastien Loeb.

Os cinco títulos de Loeb colocam seus números acima do de verdadeiras lendas do Mundial de Rali. Em 1993, o finlandês Juha Kankkunen foi o primeiro piloto a ganhar quatro campeonatos de WRC. Entre 1996 e 1999, Tommi Makinen, além de alcançar o mesmo feito de seu conterrâneo, ganhou, pela primeira vez na história do Mundial, quatro títulos seguidos. Loeb/Elena e Citroën começaram a reescrever o livro de recordes da categoria em 2004. Naquele ano, eles venceram o campeonato pela primeira vez. A conquista se repetiu em 2005, 2006, 2007 e 2008. E a lista tem tudo para crescer ainda mais.

Rali do Japão – 30 de outubro a 2 de novembro de 2008

Resultado final

1) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, 3h25:03

2) Jarí-Matti Latvala (Finlândia)/Miika Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 31.1

3) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 2:30.6

4) Chris Atikinson (Austrália)/Stepháne Prévot (Bélgica), Subaru Impreza, a 3:42,4

5) Per-Gunnar Andersson (Suécia)/Jonas Andersson (Suécia), Suzuki X4, a 5:12.9

6) Toni Gardemeister (Finlândia)/Tomi Tuomimen (Finlândia), Suzuki X4, a 6:09.4

7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 7:05.3

8) Petter Solberg (Noruega)/Philip Mills (Grã-Bretanha), Subaru Impreza, a 13:19.9

Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 14/15 etapas

Pilotos:

1) Sébastien Loeb (França), Citroën C4, 112 pontos

2) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Focus, 102

3) Daniel Sordo (Espanha), Citroën C4, 59

4) Chris Atkinson (Austrália), Subaru Impreza, 50

5) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Focus, 50

6) Petter Solberg (Noruega), Subaru Impreza, 41

7) Henning Solberg (Noruega), Ford Focus, 22

8) François Duval (Bélgica), Ford Focus, 22

9) Gianluigi Galli (Itália), Ford Focus, 17

10) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Focus, 15

11) Urmo Aava (Estônia), Citroën C4, 13

12) Federico Villagra (Argentina), Ford Focus, 9

13) Conrad Rautenbach (Zimbábue), Citroën C4, 9

14) Toni Gardemeister (Finlândia), Suzuki SX4, 8

15) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Suzuki SX4, 8

16) Andreas Mikkelsen (Noruega), Ford Focus, 5

17) Jean-Marie Cuoq (França), Peugeot 307, 2

18) Matti Rantanen (Finlândia), Ford Focus, 2

19) Andréas Aigner (Áustria), Mitsubishi Lancer, 1

20) Juho Hänninen (Finlândia), Mitsubishi Lancer, 1

21) Sébastien Ogier (França), Citroën C2, 1

Fabricantes: 1) Citroën Total World Rally Team, 175 pontos; 2) BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, 164; 3) Subaru World Rally Team, 93; 4) Stobart VK M-Sport Ford Rally Team, 64; 5) Munchi’s Ford World Rally Team, 28; 6) Suzuki World Rally Team, 22 pontos.

Close Print PreviewPrintPróxima etapa do Campeonato Mundial de Rali

28 a 30/11: Gales-Grã Bretanha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010