AGRALE LANÇA LINHA 2009 DE CAMINHÕES LEVES E MÉDIOS




Veículos são os primeiros caminhões no Brasil com lanternas com LEDs

Novas características que valorizam o conforto para o motorista, a segurança e a estética foram adicionadas à linha 2009 de caminhões Agrale. Entre os destaques estão as novas lanternas dianteiras com LEDs nos sinalizadores de direção, o moderno painel de instrumentos totalmente digital e mudanças mecânicas que ampliam a robustez e a vida útil dos veículos.

Os caminhões Agrale 8500, 9200 e 13000 passam a contar com a nova tecnologia de LEDs no pisca dianteiro, em vez das lâmpadas incandescentes tradicionais. O LED (Light Emission Diode) é um dispositivo semicondutor que transforma a energia elétrica em luz. Além de melhorar a intensidade e permitir design mais moderno, é mais resistente e durável, com vida útil superior a 100 mil horas, o que praticamente elimina as trocas por queima. O consumo de energia também é menor, pois o LED gera menos calor.

O painel (cluster) dos caminhões Agrale também está mais moderno e agora é completamente digital, com todos os instrumentos integrados em uma única peça. A tecnologia digital facilita a visualização e a leitura, além de oferecer dados mais precisos. Ainda entre as inovações do painel na linha 2009, o tacômetro teve seu diâmetro ampliado e apresenta agora o mesmo tamanho do velocímetro. A mudança permite que o motorista visualize melhor o regime de funcionamento do motor e possa dirigir sempre dentro da faixa econômica, entre 1.500 rpm e 2.000 rpm, reduzindo o consumo de combustível. Outra novidade da linha 2009 é o tacógrafo eletrônico do tipo gaveta, que permite que o equipamento seja retirado e levado pelo condutor caso necessário. A leitura é feita de forma eletrônica (visualização digital) e os dados são gravados em um CD.

Os caminhões leves com motorização eletrônica passaram a incorporar uma tecla no painel para acionamento do acelerador (PTO). Esse dispositivo geralmente é utilizado nas operações em que é necessário movimentar algum equipamento hidráulico no caminhão, como um guindaste, uma caçamba, uma plataforma ou um compactador de lixo, entre outros exemplos. A tecla localizada no painel facilita o trabalho do motorista, que não precisa entrar no caminhão e pisar no pedal do acelerador para acionar a tomada de força.

Entre as novidades introduzidas para melhorar a ergonomia, a Agrale alterou o manete da alavanca de câmbio, com novos materiais e formato, mais resistente e de toque mais agradável e anatômico. Essa mudança proporcionou melhor contato e segurança na troca de marchas. Os modelos Agrale 6000 e 8500 oferecem como opcional sistema de ar-condicionado, que permite que os usuários mantenham os vidros fechados, reduzindo o ruído no interior da cabine e ampliando o conforto térmico.


A linha de caminhões leves da Agrale é composta pelos modelos 9200 E-tronic, 8500 E-tronic, 8500 E-mec e 6000 E-mec. Com capacidade de carga de 3.400 kg a 6.100 kg, são equipados com motorização turbodiesel MWM International eletrônica e mecânica (CONAMA Fase 5), com potências de 115 cv e 150 cv, respectivamente.

No segmento de médios, a Agrale oferece o modelo 13000 4x2, com eixo simples ou de dupla redução, e a versão 6x2 com 3º eixo, que aumenta a capacidade de carga do veículo de PBT de 13,0 toneladas para 20,7 toneladas. O eixo de dupla redução, item de série do caminhão Agrale 13000 6x2 e opcional na versão 4x2, proporciona força adicional em aclives e manobras e amplia a gama de aplicações do veículo. A dupla redução é acionada por meio de um botão junto à alavanca de câmbio.

Os caminhões Agrale 13000 são equipados com motor MWM 6.10 TCA Euro III (6 cilindros), com potência de 173 cv. Como os demais modelos, o 13000 foi projetado dentro do conceito de tecnologia na medida certa, que alia conforto e excelente ergonomia a um produto prático e robusto, com constante disponibilidade para o trabalho e economia operacional no dia-a-dia.


Fotos: Julio Soares
Secco Consultoria de Comunicação

Site www.secco.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010