SMART FORTWO COM SISTEMA StARS
DA VALEO É LANÇADO NA EUROPA
Modelo é o primeiro da montadora equipado com o sistema
São Paulo, 24 de novembro de 2008 - A partir deste mês, a Mercedes-Benz inicia, na Europa, a produção do veículo Smart ForTwo com o sistema StARS, da Valeo. O veículo, que foi exibido recentemente no Salão de Paris, é um dos primeiros no mundo a ser equipado com essa avançada tecnologia.
O StARS foi projetado para ser utilizado principalmente no trânsito pesado de grandes cidades, em situações de congestionamentos nas quais predomina o anda e pára. O sistema desliga o motor quando o veículo pára e torna a ligá-lo assim que o motorista engata uma das marchas (em modelos com transmissão mecânica) ou tira o pé do pedal do freio (em modelos com transmissão automática). Também entra em funcionamento quando identifica que o motor está em marcha lenta ou quando o automóvel chega a velocidade abaixo de
O sistema foi desenvolvido pela Smart, Valeo GmbH e Gates Corporation. O conjunto mecânico possui um gerador StARS 137 Valeo, que fornece torque de 42 kg/m ou corrente máxima de 120 ampères em 14 Volts, o suficiente para garantir partida rápida e segura.
Para maior durabilidade e vida útil do sistema de transmissão, o StARS utiliza polia em V desenvolvida pela Gates, assim como uma bomba d’água. A tensão da polia é importante em razão das constantes mudanças de carga no funcionamento do StARS. O sistema do Smart ForTwo também é composto de um alternador reversível, com potência de 2 kW, para o suprimento da energia à rede elétrica do veículo.
Segundo a Valeo, o StARS economiza até 13% de combustível nas situações de trânsito lento e pesado, além de reduzir drasticamente as emissões de CO2, importante desafio para a indústria automobilística. Esta função também proporciona menor ruído e maior conforto e segurança para os ocupantes.
Secco Consultoria de Comunicação
Site www.secco.com.br
Comentários