Exposição homenageia Ford Modelo T







Mostra irá homenagear os 100 anos do modelo T, reunindo a maior concentração de exemplares do “Carro do Século”. Clube do Fordinho terá participação oficial no evento organizando na Galeria das Estrelas a linha do tempo, reunindo os modelos que marcaram época na história da Ford. Palestras como a do jornalista Roberto Nasser vão dar detalhes sobre a história do veiculo que inventou a linha de montagem.

Ícone dos tempos modernos, uma vez que representa o início da linha de montagem e conseqüente expansão da indústria automobilística, o Ford Modelo T foi eleito por jornalistas de todo o mundo o Carro do Século, e seu criador, Henry Ford o Empreendedor do Século. Atento à história, o II ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus, terá como com um dos temas centrais uma homenagem ao centenário do modelo com uma exposição organizada pelo Clube do Fordinho, além de palestra do jornalista José Roberto Nasser. O evento acontece dia 7 de dezembro, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, quando são esperados mais de 300 modelos de diferentes marcas.

PioneirismoSe o automóvel foi elemento propulsor para o desenvolvimento de todos os meios de transporte, como o ônibus e o avião, o modelo T foi o Gênesis dessa evolução. Simples, prático, barato. Assim, os sistemas mecânicos que apavoram os mecânicos de hoje, foram a base da simplicidade: suspensão frontal por três apoios, porque um tamborete de três pés é mais estável que um banco de quatro, e também porque utilizava apenas um feixe de molas em vez de dois.

E as novidades não paravam por aí. A alimentação de combustível por gravidade, suprimindo a bomba de gasolina. A ignição, por magneto, dispensava a bateria. Faróis a carbureto e, mesmo depois do uso do sistema elétrico, por alguns anos foram mantidos as lanternas laterais e traseira por querosene e pavio: um lampião! A combinação de simples robusto e barato fez do modelo Ford T um sucesso com mais de 15 milhões de unidades vendidas.

Preservação - Para o Presidente do Clube do Fordinho, Mateus Tarciso Polizel, a homenagem que II ABC Old & Parts – Antigos no Campus é uma iniciativa muito importante e vai de encontro à filosofia da entidade. “O Clube do Fordinho nasceu para reunir proprietários e admiradores de um dos carros mais populares em todo o mundo. E a oportunidade de participar oficialmente do evento, para nós representa o reconhecimento da importância do antigomobilismo”, ressalta o presidente. Segundo Mateus Polizel, o Clube do Fordinho estará totalmente envolvido neste importante acontecimento, “pois essa é a única comemoração oficial realizada em São Paulo relacionada a esse importante fato histórico não só para a marca Ford, mas para toda a industria do automóvel", observa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010