Captiva – um utilitário-esportivo global




Fabricado na cidade de Ramos Arizpe, no México, o Chevrolet Captiva Sport chega ao Brasil com status de utilitário-esportivo global. Sinônimo de design, desempenho e prazer de dirigir, ele possui elevado nível de segurança e extensa lista de equipamentos avançados de série

Equipado com o potente motor de 3.6 litros V6 Alloytec – da mesma família de motores do luxuoso Chevrolet Omega e o mais evoluído da General Motors no mundo -, o utilitário-esportivo estará disponível com tração FWD (Front Wheel Drive) e AWD (All Wheel Drive), e equipado com transmissão automática de seis velocidades, com opção Active Select seqüencial.

Beleza, força, robustez e esportividade. Estas são as características principais do design do Captiva Sport, tudo na medida certa e conferindo ao veículo um impressionante equilíbrio de proporções.

O exterior exibe um desenho principalmente atraente e esportivo. A estreita relação entre as rodas de aro 17 polegadas, a carroceria e os grandes faróis de superfície complexa, contribuem para que o desenho deste utilitário-esportivo de luxo seja único.

Na grade frontal a “gravata” dourada da Chevrolet está localizada bem ao centro do veículo, em perfeita harmonia com os faróis de neblina redondos embutidos na parte inferior do pára-choque dianteiro.

No Captiva, que tem a linha de cintura lateral elevada, filetes cromados contornam os vidros laterais, os retrovisores externos e também estão na tampa do porta-malas.

Outros aspectos interessantes do design externo são o rack de teto, repetidores de direção integrados ao design do veículo (ficam entre o pára-lamas dianteiro e a porta dianteira), a saída de ar lateral e as maçanetas cromadas. Também é equipado com escapamento duplo cromado - um toque de esportividade a mais.

O interior é elegante e utiliza materiais refinados e com acabamentos e arremates precisos - com revestimento em couro ou em tecidos de elevada qualidade e fino acabamento. Em todo o habitáculo, os designers da GM optaram por cores mais claras para garantir maior sensação de bem-estar e espaço.

O utilitário-esportivo da Chevrolet conta com assentos dianteiros anatômicos. O banco do motorista, em especial, possui acionamento elétrico com oito funções, possibilitando sua movimentação em inúmeras combinações, além do ajuste lombar e o do passageiro da frente, que pode ser dobrável em até 180 graus.

Enquanto isso, o assento traseiro – com descansa-braço ao centro – também pode ser rebatido em 180 graus, facilitando o acesso ao porta-malas e o transporte de objetos maiores. O banco dianteiro tem a opção de aquecimento elétrico individual, com três possibilidades de ajuste de temperatura.

O porta-malas é amplo, com 821 litros de capacidade, podendo chegar a 1.586 litros com os bancos traseiros rebatidos; há ainda duas redes com diversas variações de posições, para total flexibilidade e organização dos volumes no porta-malas, o que facilita o transporte de objetos menores.

A conveniência a bordo é outro ponto a favor do Chevrolet Captiva Sport. O console central tem dois compartimentos distintos; há ainda dois porta-copos dianteiros e dois traseiros, porta-cartões e porta-moedas, amplo porta-luvas com iluminação e redes atrás dos bancos e do lado do console central (passageiro), além de diversos outros porta-objetos.

O volante, com desenho moderno, é revestido em couro e abriga os seguintes comandos: seleção de fonte, controle giratório do volume e ainda o comando do controlador de velocidade de cruzeiro. O display de informações ao motorista mostra a temperatura externa e bússola.

O painel de instrumentos tem design elegante e é um espetáculo à parte. Além do velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, ele transmite uma série de informações ao usuário, tais como monitoramento de pressão dos pneus, sensor de passageiro no banco dianteiro, e ainda informa se o sistema de controle de tração (TCS) e o programa de controle de estabilidade (ESP) estão em funcionamento ou não.

O painel mostra ainda se há necessidade de abastecimento no reservatório de fluido para o lavador de pára-brisas e se a tração AWD está em uso ou não, dentre outros itens.

Outras tecnologias avançadas presentes no veículo são ar-condicionado com controle eletrônico, espelhos retrovisores aquecidos e sensor de chuva. Dentre os itens de conforto, destaca-se o sistema de som AM/FM estéreo com controle eletrônico de sintonia de rádio e CD Changer com capacidade para seis CDs (inserção frontal) e leitor de MP3, seis alto-falantes incluindo subwoofers, relógio e calendário digital.

O Captiva Sport estará disponível no Brasil em uma única versão de motorização: o moderno 3.6 litros V6 Alloytec, de 24 válvulas, que desenvolve a potência de 261 cv a 6.500 rpm e torque de 32,95 kgfm a 2.100 rpm.

Acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e faz 8,0 km/litro no trânsito urbano e 12,8 km/litro no trânsito rodoviário (média combinada de 9,6 km/litro). Já a configuração equipada com a tração AWD faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos; e o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 12,2 km/litro na estrada (9,2 km/litro de média).

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