Mundial de Rali


Citroën faz dobradinha e coloca três C4 nos cinco primeiros lugares na Nova Zelândia


Um final de arrepiar, dobradinha na corrida e liderança nos campeonatos mundiais de pilotos e construtores. O Rali da Nova Zelândia, 11ª das 15 provas que compõem o Campeonato Mundial de Rali de 2008, não poderia ter sido melhor para a Citroën. Os tetracampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena obtiveram a 50ª vitória da Citroën na competição, seguidos pelos companheiros de equipe Daniel Sordo/Marc Martí. Outro Citroën C4, tripulado pelos estonianos Urmo Aava/Kuldar Sikk, terminou em quinto lugar.
Loeb/Elena e a Citroën atuaram com a frieza de jogadores de xadrez para chegarem à vitória. Sabendo que os primeiros colocados na classificação geral teriam a desvantagem de percorrer primeiro as difíceis estradas da região de Mystery Creek, os atuais campeões ficaram praticamente todo o tempo atrás dos adversários Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen e Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila no tempo acumulado. No segundo dia de prova, Loeb/Elena assumiram a ponta na classificação acumulada, mas uma rodada os fez cair para o quarto lugar. Descontaram boa parte do tempo perdido, mas sem se preocupar em retomar imediatamente a ponta. No primeiro dia, a dupla da Citroën havia sido punida com o acréscimo de 30 segundos no tempo final por atrasarem em três minutos a largada para o trecho 6. Muitos suspeitaram que fazia parte da tática de deixar os adversários passarem antes pelos trechos mais difíceis. “Não foi isso. Simplesmente apertei o botão de partida e o carro não funcionou”, garantiu Loeb.
Loeb/Elena iniciaram o último dia em quarto lugar. Logo ultrapassaram os companheiros Sordo/Martí para assumir a terceira posição. Em seguida, viram Latvalla/Anttila abandonaram com problemas mecânicos. Logo em seguida, Hirvonen/Lehtinen saíram da pista. Estava assegurada a dobradinha da Citroën. “Foi um final de semana excepcional para a Citroën”, exultava o chefe da equipe, Olivier Quesnel. “Nunca canso de dizer que a vitória só é garantida quando o carro passa pela linha de chegada, e foi assim aqui. Tudo funcionou perfeitamente.”
A vitória na Nova Zelândia foi a 50ª da Citroën e a 44ª de Loeb/Elena no Mundial de Rali. Restam quatro etapas para o final do campeonato e Loeb/Elena têm agora 8 pontos de vantagem sobre Hirvonen/Lehtinen, seus mais próximos perseguidores. A Citroën também consolidou a liderança no Mundial de Fabricantes, tendo agora 20 pontos de vantagem.
Rali da Nova Zelândia − 29 a 31 de agosto de 2008
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, 3h59:18.9
2) Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 17.5
3) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, a 41.5
4) Petter Solberg (Noruega)/Philip Mills (Grã-Bretanha), Subaru Impreza, a 2:56.6
5) Urmo Aava (Estônia)/Kuldar Sikk (Estônia), Citroën C4, a 3:49.8
6) Per-Gunnar Andersson (Suécia)/Jonas Andersson (Suécia), Suzuki X4, a 4:31.0
7) Toni Gardemeister (Finlândia)/Tomi Tuominen (Finlândia), Suzuki X4, a 6:37.4
8) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, a 6:56.8
Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 11/15 etapas
Pilotos:
1) Sébastien Loeb (França), Citroën C4, 86
2) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Focus, 78 pontos
3) Daniel Sordo (Espanha), Citroën C4, 51
4) Chris Atkinson (Austrália), Subaru Impreza, 40
5) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Focus, 34
6) Petter Solberg (Noruega), Subaru Impreza, 32
7) Henning Solberg (Noruega), Ford Focus, 22
8) Gianluigi Galli (Itália), Ford Focus, 17
9) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Focus, 12
10) François Duval (Bélgica), Ford Focus, 11
11) Urmo Aava (Estônia), Citroën C4, 11
12) Federico Villagra (Argentina), Ford Focus, 9
13) Conrad Rautenbach (Zimbábue), Citroën C4, 6
14) Toni Gardemeister (Finlândia), Suzuki SX4, 5
15) Andreas Mikkelsen (Noruega), Ford Focus, 4
16) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Suzuki SX4, 4
17) Matti Rantanen (Finlândia), Ford Focus, 2
18) Jean-Marie Cuoq (França), Peugeot 307, 2
19) Andréas Aigner (Áustria), Mitsubishi Lancer, 1
20) Sébastien Ogier (França), Citroën C2, 1
21) Juho Hänninen (Finlândia), Mitsubishi Lancer, 1
Navegadores: 1) Daniel Elena (Mônaco), 86; 2) Jarmo Lehtinen (Finlândia), 78; 3) Marc Martí (Espanha), 51; 4) Stéphane Prevot (Bélgica), 40; 5) Miikka Anttila (Finlândia), 34; 6) Philip Mills (Grã-Bretanha), 32.
Fabricantes: 1) Citroën Total World Rally Team, 141 pontos; 2) BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, 121; 3) Subaru World Rally Team, 74; 4) Stobart VK M-Sport Ford Rally Team, 51; 5) Munchi’s Ford World Rally Team, 22; 6) Suzuki World Rally Team, 20 pontos.
Próximas etapas do Campeonato Mundial de Rali
02 a 05/10: Espanha
10 a 12/10: França-Tour de Corse
24 a 26/10: Japão
28 a 30/11: Gales-Grã Bretanha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010