PORSCHE 911 E ZF



Alemanha, 24 de setembro de 2008 - A ZF e a Porsche desenvolveram em conjunto uma nova transmissão de sete marchas com dupla embreagem - a 7DT -, para aplicação em automóveis com motores de alto desempenho. Utilizado pela primeira vez no novo modelo 911 Carrera, o componente permite mudanças de marcha sem interrupção da tração e da aceleração, garantindo melhor dirigibilidade do veículo, com baixo consumo de combustível.

O novo sistema, que começará a ser produzido em série na Divisão de Tecnologia de Driveline para Automóveis do Grupo ZF, em Brandeburg, Alemanha, combina a rapidez de trocas de uma transmissão mecânica e o conforto de uma transmissão automática.

Na transmissão de dupla embreagem isto se torna possível com a conexão simultânea de dois eixos de transmissão ao motor, por meio de duas embreagens paralelas. As marchas pares estão localizadas em um eixo e as ímpares no outro. Com este princípio, uma marcha é engrenada e garante a propulsão, enquanto a marcha seguinte é pré-selecionada pela unidade de controle eletrohidráulica. Na hora da troca, uma embreagem se fecha, enquanto a outra se abre, permitindo que a tração não seja interrompida durante o processo. Isto significa que, o tempo todo, o torque do motor é continuamente transmitido às rodas e assegura a propulsão do veículo - uma diferença essencial quando comparada às transmissões mecânicas geralmente instaladas nos potentes carros esportivos. Em contraste com os conversores de torque das transmissões automáticas, o módulo de dupla embreagem da ZF Sachs também é adequado para motores de altas rotações, até 8.000 rpm.

Todas as mudanças de marcha - incluindo as reduções - são processadas de maneira rápida e uniforme com a 7DT. Dessa forma, a transmissão ZF de dupla embreagem estabelece um novo marco para a condução esportiva. Este novo conceito de controle de velocidade é utilizado pela primeira vez em produção em série e contribui para mudanças extremamente rápidas.

O motorista pode selecionar o modo totalmente automático ou mecânico por meio de uma alavanca. No modo totalmente automático, a ZF oferece diversos programas: modo conforto, modo esportivo e modo superesportivo, este último com aumento considerável da dinâmica da troca (trocas mais rápidas e função início de corrida).

A transmissão 7DT esportiva destaca-se graças à sua excelente relação peso-potência: as engrenagens e os eixos de transmissão de dupla embreagem, que pesam aproximadamente 120 kg, são produzidos em aço endurecido, de acordo com instruções especiais da ZF. Os engenheiros adotaram várias medidas para manter baixas as perdas com arrasto – como o controle do fluxo do fluido de arrefecimento. A transmissão de dupla embreagem com sete velocidades não apenas permite uma ótima condução esportiva, mas, graças a sua boa eficiência, também atinge níveis de consumo inferiores aos de uma transmissão mecânica.

Especialmente em carros esportivos, há uma demanda por transmissões do tipo transaxle – ou seja, transmissões com um eixo diferencial integrado – e a transmissão 7DT esportiva também pode ser fornecida nesta versão, que é adequada para veículos com motores médios com tração traseira ou integral.

Foto: arquivo ZF

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