Novo Citroën C3 Automatique


C3 Automatique é o primeiro modelo da marca a associar um câmbio automático a um motor flexível

Disponível apenas com motorização 1.6i 16V Flex, versão GLX tem preço de


R$ 47.490,00 e versão top Exclusive de R$ 49.990,00



Chega às concessionárias Citroën o compacto premium C3 equipado com o

moderno câmbio automático seqüencial auto-active, trazendo mais conforto ao

modelo que se tornou referência de qualidade e prazer ao dirigir em seu

segmento.

Disponível nas versões GLX e Exclusive, o C3 Automatique completa a

gama do modelo que recentemente recebeu uma série de evoluções mecânicas,

tecnológicas e de estilo.

“A chegada do C3 com câmbio automático irá reforçar ainda mais nossa

presença no segmento compacto premium, segmento que nos primeiros oito

meses de 2008 cresceu 35 pontos porcentuais acima do mercado. Nossa rede de

concessionárias está bastante otimista”, afirma Michel Bernardet, diretor

comercial da Citroën do Brasil.





O Câmbio Automático Auto-active


O Citroën C3 Automatique é equipado com a moderna caixa de câmbio

automática auto-active AL4 (a mesma utilizada no Citroën C4 Pallas e na

minivan Xsara Picasso). Produzida no complexo industrial de Valenciennes

(norte da França), a caixa é acoplada ao potente motor 1.6i 16V Flex, que

disponibiliza 110 cv quando utilizado com gasolina e 113 cv quando

utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm.

Essa combinação proporciona dirigibilidade e desempenho excelentes,

já que uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, alcançado

a 4.000 rpm (14,5 kgfm com gasolina e 15,8 kgfm com álcool), qualidade que

proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em

conseqüência, maior prazer em dirigir.

A transmissão automática adapta-se perfeitamente ao estilo de

condução do motorista e às condições de utilização do C3. Graças ao

software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais

apropriada à situação do momento. O modo automático possui, de fato,

dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa

escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada,

aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas

(temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).


Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de

um modo “manual”, graças a um comando de velocidades seqüencial. O modo

“manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem

das velocidades. O programa automático fica então inativo. A partir da

posição Drive (D) do programa auto-active, o motorista pode acessar, a

qualquer momento, o programa seqüencial. Para fazer o inverso, basta

deslocar lateralmente a alavanca de câmbio. A passagem das velocidades

efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a

mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás

(-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas).

Esta mudança faz-se de maneira simples e rápida. O comando seqüencial

oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas

ações de desembreagem.


O display do painel de bordo lembra ao motorista a relação engatada.

Para mais segurança e conforto, o automatismo retoma o comando em três

casos específicos:

• mudança automática da relação inferior em torno de 1.000 rpm, para

evitar que o motor apague;

• mudança automática para a velocidade superior apropriada ao regime

motor;

• redução de marcha quando de uma alta aceleração.





Adequação nacional

Primeiro modelo da marca a associar um câmbio automático a um motor

flexível (em todo o mundo), o C3 Automatique recebeu atenção especial da

engenharia brasileira.

Como o câmbio automático é 37 kg mais pesado que o manual, as molas

dianteiras foram reforçadas para manter o mesmo comportamento dinâmico do

modelo. Isso assegurou também a manutenção da altura do carro em relação ao

solo.

“O sistema de injeção eletrônica foi totalmente recalibrado, buscando

privilegiar retomadas e acelerações, trazendo mais agilidade,

principalmente nas saídas”, esclarece Sérgio Rodrigues, diretor de

Pós-venda da Citroën do Brasil.

Outro ponto de destaque foi à definição de um escalonamento de

marchas específico, e que levou em conta características como massa do

veículo, tipo de pneu e o próprio perfil do consumidor do modelo. “O

software da caixa explora sempre o melhor momento do torque do motor,

associando, ao mesmo tempo, agilidade de respostas com suavidade nas

passagens”, conclui Marcelo Capella, responsável pela área de Dinâmica

Veicular – Engenharia Mercosul.



Especificações Técnicas – Câmbio Automático

Tipo | Automático Seqüencial
|
| Auto-Active
------------------------------
---+---------------------------
Relações de transmissão |
---------------------------------+---------------------------
1ª | 2,725:1
---------------------------------+---------------------------
2ª | 1,500:1
---------------------------------+---------------------------
3ª | 1,000:1
---------------------------------+---------------------------
4ª | 0,711:1
---------------------------------+---------------------------
Ré | 1,288:1
---------------------------------+---------------------------
Relação do diferencial | 4,285:1








Um modelo completo

Outra grande qualidade do Citroën C3 Automatique é oferecer uma

grande quantidade de equipamentos de série. A versão GLX traz de série ar

condicionado, direção elétrica, painel digital, alerta sonoro de

velocidade, banco do motorista com regulagem de altura, pneus 185/60 R15,

freios com ABS + EBD + AFU, computador de bordo, vidro traseiro com

desembaçador elétrico e limpador indexado à marcha ré, pacote elétrico

(retrovisores dianteiro e esquerdo com regulagem elétrica, vidros elétricos

dianteiros e traseiros, travas das portas e porta-malas com comando à

distância), preparação para som, volante com regulagem de altura e

profundidade, entre outros. A versão Exclusive traz a mais os seguintes

equipamentos: airbag para motorista e passageiro, ar condicionado digital,

faróis com acendimento automático, limpadores do pára-brisa com acionamento

automático, revestimento em veludo, faróis de neblina, maçanetas na cor

alumínio, bancos dianteiros com apoio de braço, bolsas para objetos atrás

dos bancos dianteiros, entre outros.

Com garantia contratual de 1 ano sem limite de quilometragem, o

modelo segue o Programa de Manutenção com Preços Fixos, com revisões a cada

dez mil quilômetros. A tabela estabelece, por exemplo, o valor de R$ 195,00

para a primeira revisão - aos dez mil quilômetros - e de R$ 395,00 para a

revisão dos sessenta mil quilômetros.

O Citroën C3 Automatique possui oito opções de cores disponíveis:

Nocciola (verde), Blanc Banquise (branca), Bleu de Chine (azul), Gris Fer

(cinza), Gris Aluminium (prata), Perla Nera (preta), Rouge (vermelha) e

Gris Cendré (pérola).



Direção elétrica: prazer e economia

Projetado para variar a potência continuamente conforme a velocidade

do veículo, o sistema de direção elétrica do Citroën C3 Automatique

apresenta vantagens em comparação aos sistemas hidráulicos convencionais.

Algumas delas:

Maior precisão, garantida pelo gerenciamento eletrônico do sistema que

processa informações como velocidade do veículo e ângulo de

esterçamento do volante para definir os parâmetros de direção;

Redução de peso e de ruído devido à ausência da bomba de direção, de

fluído hidráulico e de linhas de fluído;

Por não depender do esforço do motor, proporciona economia de

combustível;

Maior prazer e segurança na condução na cidade ou na estrada porque o

volante mantém o peso correto em qualquer circunstância.



Motor 1.6i 16V Flex: desempenho superior

Com 1.597 cm³, este motor disponibiliza 110 cv quando utilizado com

gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm.

Entre as principais características de construção deste motor,

destacam-se o coletor moldado em plástico, para enchimento uniforme da

câmara de combustão, o cabeçote de alumínio, que contribui para a redução

de peso, e os eixos de comando com tuchos hidráulicos. Além disso, o motor

é equipado com acelerador eletrônico, sem cabo.



Conjunto mecânico confiável

O conjunto de suspensões do Citroën C3 Automatique foi desenvolvido

para proporcionar máximo conforto e bem estar aos ocupantes, independente

do tipo de pavimento. Na dianteira, o modelo utiliza um sistema Mac

Pherson, com rodas independentes, molas helicoidais, amortecedores

hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira, o sistema é

composto por uma travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais,

amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

O pneu, específico para o mercado nacional, foi desenvolvido pela

Goodyear e utiliza a medida 185/60 R15.

O sistema de freios do Citroën C3 Automatique conta com auxílio de

ABS de 4 canais e distribuição eletrônica da potência do freio EBD (

Electronic Breakforce Distribution) nas versões equipadas com motorização

1.6i 16V. O ABS utiliza ainda um sistema de auxílio à frenagem de

emergência (AFU). Em frenagens de emergência, caracterizadas pela maior

pressão no pedal, o pistão principal aciona um pistão suplementar

encarregado de aumentar a pressão do sistema ao nível máximo. Essa função

ajuda a reduzir, consideravelmente, a distância de frenagem. À velocidade

de 100 km/h, a distância de parada pode ser reduzida em até 25%.

Para uma melhora adicional na segurança dos freios, as luzes de

advertência do Citroën C3 Automatique ligam automaticamente no caso de

desaceleração repentina. Elas são desligadas quando o veículo acelera

novamente ou quando o motorista ativa o botão de controle correspondente.

fotos_Giulliano Ricciardi

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