Novo Citroën C3: impossível resistir
Evoluções de estilo, tecnológicas e mecânicas tornam o modelo ainda mais
atraente e sedutor
atraente e sedutor
Modelo mantém os preços inalterados: versão GLX 1.4i Flex parte de R$ 39.900,00
Chega às concessionárias Citroën a linha 2009 do compacto premium C3, modelo com estilo inovador e personalidade jovem, que se tornou referência de qualidade e prazer ao dirigir em seu segmento.
Produzido no Brasil desde 2003 e já com 100 mil unidades comercializadas no mercado nacional, o Novo Citroën C3 recebeu uma série de evoluções para se tornar ainda mais atraente e sedutor. Ele ganhou um novo visual, mas manteve sua personalidade única, graças a um projeto desenvolvido no Brasil pelas equipes do Mercosul em conjunto com a equipe de Estilo da Citroën em Vélizy, sob o olhar atento de Mark Lloyd (responsável de estilo da marca e responsável pelo projeto).
Externamente, o novo design evoluiu levemente, de forma a conservar o aspecto original que tanto contribui para o sucesso do C3. Uma evolução que manteve as características mais atraentes deste compacto premium: estilo sedutor e amplo espaço interno, com volumes arredondados e generosa área envidraçada (especialmente o pára-brisa).
“Constatamos que 96% dos clientes-proprietários do C3 estão satisfeitos com o estilo externo e o acabamento interno. Por isso, modernizamos o design do produto, mas sem promover mudanças radicais nas linhas externas”, explica Nivea Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.
Novo visual
O Novo Citroën C3 apresenta um estilo frontal imponente, com a aplicação de um pára-choque mais pronunciado. Na linha 2009 o pára-choque da versão de entrada, GLX, passa a ser todo pintado na cor da carroceria. A grade frontal também mudou: ficou mais larga e com detalhes cromados. A cor escura, de série para todas as versões, destaca e traz distinção e requinte ao conjunto.
Nas laterais, o Novo Citroën C3 recebeu novas rodas de liga leve de 15 polegadas Chronos e novas calotas Condor (14”) e Inca (15”). Na traseira, novos monogramas, mais modernos, assinam todas as versões. O Novo Citroën C3 também se beneficia de evoluções de estilo internas, oferecendo novos padrões de revestimento. Na versão GLX, o padrão de tecido agora é o “CT Graphite”, enquanto a versão Exclusive passa a ser equipada com um veludo denominado “Velours Colar”. Outra mudança interna é a nova alavanca de câmbio. O pomo e o anel da base da alavanca receberam acabamentos em alumínio escovado, criando uma atmosfera de exclusividade e requinte.
Outra grande qualidade do Novo Citroën C3 é ter uma gama completa de equipamentos de série. As versões GLX (1.4i Flex e 1.6i 16V Flex) são equipadas com ar condicionado, direção elétrica, painel digital, alerta sonoro de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, vidro traseiro com desembaçador elétrico e limpador indexado à marcha ré, pacote elétrico (retrovisores dianteiro e esquerdo com regulagem elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas das portas e porta-malas com comando à distância), preparação para som, pneus 185/65 R14 e volante com regulagem de altura e profundidade. As versões Exclusive (1.4i Flex e 1.6i 16V Flex) trazem a mais os seguintes equipamentos: airbag para motorista e passageiro, revestimento em veludo, faróis de neblina, pack-look (maçanetas na cor alumínio), pneus 185/60 R15, bancos dianteiros com apoio de braço, bolsas para objetos atrás dos bancos dianteiros, freios com ABS + EBD + AFU, entre outros.
O Novo Citroën C3 traz na linha 2009 uma nova opção de cor de carroceria, denominada Nocciola (verde), em complemento às sete opções de cores já disponíveis: Blanc Banquise (branca), Bleu de Chine (azul), Gris Fer (cinza), Gris Aluminium (prata), Perla Nera (preta), Rouge (vermelha) e Gris Cendré (pérola).
Novo C3 XTR: o Citroën on-road
Como convém a um veículo de grande força e personalidade, o on-road C3 XTR tem aspecto externo ao mesmo tempo exclusivo e protetor. Na linha 2009, as evoluções de estilo do XTR foram marcantes, visando um conjunto coerente com sua proposta urbana.
Os novos pára-choques acompanham agora, em sua parte superior, a cor da carroceria. Em sua porção inferior, detalhes exclusivos pretos e alumínio acentuam elementos como força e robustez. Na traseira, o novo pára-choque mantém coerência estilística com a frente, reforçando o caráter protetivo da versão.
Lateralmente, a assinatura “XTR” se destaca agora dentro de uma saia lateral de cor alumínio. Esta mesma saia e os arcos das rodas são cobertos por um revestimento preto que vai do pára-choque dianteiro ao traseiro, fornecendo uma proteção lateral eficaz.
As barras modulares do bagageiro, uma das características principais do Novo C3 XTR, foram mantidas, se transformando em poucos minutos em barras de carga transversais capazes de transportar até 60 kg. As rodas em liga leve modelo Coyotte (aro 15”) mantém a exclusividade da versão. Internamente, o Novo C3 XTR recebeu o novo revestimento “CT Caro” (versão 1.4i Flex), mantendo o couro na versão com motor 1.6i 16V.
O Novo C3 XTR passa a ser oferecido em cinco cores: Gris Aluminium (prata), Gris Cendré (pérola), Perla Nera (preta), Rouge (vermelha) e a nova cor Nocciola (verde).
Novos conteúdos tecnológicos a serviço do conforto e da segurança
A linha Citroën C3 2009 passa também a oferecer um novo pacote de tecnologia (denominado Pack Clim Auto), composto pelo ar condicionado digital, acendimento automático dos faróis e acionamento automático do limpador do pára-brisa. Estes equipamentos são de série nas versões XTR 1.6i 16V Flex e Exclusive 1.6i 16V Flex.
Ar condicionado digital: O sistema de ar condicionado automático é uma evolução dos sistemas manuais, permitindo um conforto térmico mais preciso e confortável, independente das condições climáticas externas. Há também um sensível ganho estético no painel de bordo, já que utiliza um mostrador digital.
Acendimento automático dos faróis: Os veículos equipados com este dispositivo acendem automaticamente as lanternas e os faróis baixos em caso de luminosidade insuficiente ou de funcionamento continuo do limpador de pára-brisa.
Acionamento automático do limpador do pára-brisa: Graças à presença de um sensor de chuva, instalado no pára-brisa, atrás do espelho retrovisor interno, o limpador será acionado automaticamente quando for detectada a presença de água no pára-brisa. Com essa função ativada, a cadência de funcionamento do limpador será adaptada à intensidade da chuva.
Prazer ao dirigir assegurado pelo novo acerto de suspensão
Equipado com duas opções de motorização, 1.4i Flex e 1.6i 16V Flex (ambos com excelentes valores de potência e de torque), um conjunto mecânico totalmente adaptado às condições brasileiras e um moderno sistema de direção elétrica de série (em todas as versões), o Novo Citroën C3 reúne todas as características para oferecer prazer ao dirigir acima da média de seu segmento.
Os aperfeiçoamentos mecânicos aplicados à linha 2009 tiveram um único objetivo: proporcionar ainda mais conforto aos usuários. O grande destaque é o novo acerto de suspensão, redimensionado para oferecer mais suavidade e bem-estar aos usuários. O Novo Citroën C3 recebeu novas molas e amortecedores, adaptados a um novo conceito de suspensão, mais “confort”.
“As leis de amortecimento, tanto dianteiras como traseiras, são novas, absorvendo melhor os impactos e disponibilizando um maior conforto de rodagem, independente das condições do pavimento”, afirma Marcello Capella, responsável pela área de Dinâmica Veicular – Engenharia Mercosul.
As mudanças foram incorporadas em todas as versões, sendo adaptadas às características individuais de cada uma (massa, pneu, freqüência natural etc).
“É importante ressaltar que não houve alteração das prestações dinâmicas ou da segurança ativa do veículo”, explica Sergio Rodrigues, diretor de Pós-vendas da marca Citroën.
Novo Citroën C3: Para saber mais
Direção elétrica: prazer e economia
Projetado para variar a potência continuamente conforme a velocidade do veículo, o sistema de direção elétrica apresenta vantagens em comparação aos sistemas hidráulicos convencionais. Algumas delas:
Maior precisão, garantida pelo gerenciamento eletrônico do sistema que processa informações como velocidade do veículo e ângulo de esterçamento do volante para definir os parâmetros de direção;
Redução de peso e de ruído devido à ausência da bomba de direção, de fluído hidráulico e de linhas de fluído;
Por não depender do esforço do motor, proporciona economia de combustível;
Maior prazer e segurança na condução na cidade ou na estrada porque o volante mantém o peso correto em qualquer circunstância.
Motores modernos e flexíveis
O Novo Citroën C3 oferece duas opções de motorização: o 1.4i e o 1.6i 16V, ambos Flex. Todas as versões utilizam transmissão MA, manual de cinco marchas mais ré, com relações escalonadas para o mercado brasileiro e comprovada suavidade de funcionamento.
Motor 1.4i Flex: força e economia
Quem busca agilidade no trânsito e não abre mão da economia encontra no motor 1.4i Flex o conjunto ideal. Com 1.360 cm3, este motor disponibiliza 80 cv quando utilizado com gasolina e 82 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo é de 12,6 kgfm com gasolina ou álcool, alcançado a 3.250 rpm.
O resultado prático é um carro bastante agradável de dirigir, mesmo em giros baixos. A disposição do motor pode ser comprovada pelo tempo de 12,1 segundos que o carro leva para acelerar de 0 a 100 km/h com 100% de gasolina (12,0 s com 100% de álcool) e nos 171 km/h atingidos na velocidade máxima com 100% de gasolina (173 km/h com 100% de álcool).
Motor 1.6i 16V Flex: desempenho superior
Para quem exige desempenho, a marca disponibiliza a opção do motor 1.6i 16V Flex. Com 1.597 cm³, este motor disponibiliza 110 cv quando utilizado com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm.
Uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, alcançado a 4.000 rpm (14,5 kgfm com gasolina e 15,8 kgfm com álcool), qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em conseqüência, maior prazer em dirigir. A disposição do motor pode ser comprovada pelo tempo de 9,8 segundos que o carro leva para acelerar no 0 a 100 km/h e nos 196 km/h atingidos na velocidade máxima.
Entre as principais características de construção deste motor, destacam-se o coletor moldado em plástico, para enchimento uniforme da câmara de combustão, o cabeçote de alumínio, que contribui para a redução de peso, e os eixos de comando com tuchos hidráulicos.
Tanto o motor 1.4i Flex como o 1.6i 16V Flex são equipados com acelerador eletrônico, sem cabo.
Conjunto mecânico confiável
O conjunto de suspensões do Novo Citroën C3 foi desenvolvido para proporcionar máximo conforto e bem estar aos ocupantes, independente do tipo de pavimento. Na dianteira, o modelo utiliza um sistema Mac Pherson, com rodas independentes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira, o sistema é composto por uma travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
Os pneus, específicos para o mercado nacional, foram desenvolvidos pela Goodyear e utilizam as medidas 185/65 R14 (GLX 1.4i Flex) e 185/60 R15 (demais versões).
O sistema de freios do Novo Citroën C3 conta com auxílio de ABS de 4 canais e distribuição eletrônica da potência do freio EBD (Electronic Breakforce Distribution) nas versões equipadas com motorização 1.6i 16V. O ABS utiliza ainda um sistema de auxílio à frenagem de emergência (AFU). Em frenagens de emergência, caracterizadas pela maior pressão no pedal, o pistão principal aciona um pistão suplementar encarregado de aumentar a pressão do sistema ao nível máximo. Essa função ajuda a reduzir, consideravelmente, a distância de frenagem. À velocidade de 100 km/h, a distância de parada pode ser reduzida em até 25%.
Para uma melhora adicional na segurança dos freios, as luzes de advertência do Novo Citroën C3 ligam automaticamente no caso de desaceleração repentina. Elas são desligadas quando o veículo acelera novamente ou quando o motorista ativa o botão de controle correspondente.
Um interior arejado e luminoso
O Novo Citroën C3 é surpreendentemente amplo para um compacto. A largura externa de 1,667 milímetros, aliada à distância entre-eixos de 2,460 milímetros, garantem um ambiente em que os passageiros podem ficar relaxados. O generoso espaço interno pode ser medido ainda pela notável dimensão de 140 milímetros para liberdade de movimento nos bancos da frente e no traseiro. A característica mais significativa do projeto, no entanto, é a altura de 1,519 milímetro, excepcional para um veículo de 3,850 milímetros de comprimento.
A grande altura do habitáculo gera espaço suficiente para elevar a altura dos bancos sem comprometer o espaço para a cabeça de motorista e passageiros. Essa característica permite aos ocupantes do Novo Citroën C3 uma visão clara da estrada e do entorno, resultando em grande conforto visual. A forma arredondada do pára-brisa e o posicionamento da coluna dianteira (mais recuada que o normal) garantem perfeita visibilidade periférica. Entrar e sair deste ambiente luminoso e arejado é fácil graças aos bancos que oferecem posição de assento mais natural, ao formato em arco das colunas e ao grande ângulo de abertura (68°) das portas.
Os bancos anatômicos são projetados para oferecer conforto em qualquer circunstância. Para garantir viagem confortável aos passageiros de todas as estaturas e porte físico, os bancos dianteiros correm sobre trilhos de longo curso (230 milímetros) e o do motorista pode ser ajustado verticalmente. O volante também pode ser ajustado na altura e na profundidade, recurso ainda raro em carros do segmento. Outra característica incomum nos modelos concorrentes é o descansa braço rebatível nos bancos dianteiros. Em todas as versões do Novo Citroën C3 o consumidor pode também optar pelo revestimento interno em couro, valorizando ainda mais o interior do veículo.
O conforto acústico deve servir como referência para os carros da mesma categoria. Todas as versões do Novo Citroën C3 fabricadas no Brasil recebem um acréscimo de materiais fonoabsorventes, garantindo ambiente tranqüilo a bordo.
Outra preocupação dos técnicos da Citroën foi dotar o C3 de um excelente nível de conforto térmico, requisito fundamental para a boa vida a bordo. O sistema de ar-condicionado do C3 é silencioso e eficiente, assegurando a manutenção da temperatura desejada pelos usuários. O sistema conta com quatro difusores de ar que asseguram grande vazão de ar com baixa emissão de ruído. Outros itens são oferecidos com o ar-condicionado, como o filtro de pólen de carbono ativado (anti-odor) e pára-brisa refletor. Esse tipo de pára-brisa inclui uma lâmina de metal inserida entre duas camadas de vidro. Essa lâmina é encarregada de refratar o calor externo para garantir que a temperatura interna do painel permaneça sempre em até 30°C, temperatura abaixo do padrão nos carros com pára-brisa convencional. O recurso reduz a temperatura na extremidade dianteira do veículo, diminuindo o tempo que leva para estabelecer uma temperatura agradável no compartimento do passageiro. Além disso, o brilho do sol através do pára-brisa deixa de ser um motivo de desconforto para os ocupantes.
Tudo ao alcance das mãos
Os controles a bordo do Novo Citroën C3 foram criados para serem práticos e ergonômicos. Todas as funções foram projetadas para simplificar e facilitar o uso ao máximo, sem abrir mão do desenho elegante. Os instrumentos do painel são de fácil leitura. O módulo principal é composto por velocímetro digital com grandes números em fundo laranja, combinação que leva em conta o conforto visual. O visor central, em formato retangular, abriga ainda os hodômetros total e parcial, o indicador do nível de óleo do motor e o indicador de manutenção, que informa o prazo restante antes da próxima revisão de manutenção. O visor central é ladeado por dois arcos com as escalas digitais da temperatura do motor e do nível de combustível. Uma barra em forma de arco acima do módulo acolhe o conta-giros analógico. Todas as luzes espia estão distribuídas na parte inferior do módulo principal.
O painel conta com o recurso “black panel” (painel em preto), também presente nos demais modelos da marca. Por meio deste recurso, o motorista pode desativar a iluminação de todas as informações não essenciais à condução e ter maior conforto em viagens noturnas. Eventuais ocorrências, como elevação da temperatura do motor ou queda da pressão do óleo, são assinaladas mesmo com o recurso ativado.
O volante de três raios tem diâmetro e espessura do arco estudados para favorecer boa pega, conforto e segurança. A coluna de direção comporta as alavancas do limpador de pára-brisa, com comandos do rádio integrados, à direita e, à esquerda, do comando dos faróis e das luzes de direção. O painel de bordo e os acabamentos internos são revestidos em plástico de alta qualidade. No módulo central está localizado o mostrador multifunções, que abriga o visor do rádio e o relógio digital.
O módulo central concentra ainda os difusores de ar, dois compartimentos para o sistema de áudio e os comandos do ar condicionado e aquecedor. Ainda no centro do painel e ao alcance das mãos dos passageiros da frente, as teclas do pisca-alerta e da trava elétrica das portas. Uma infinidade de compartimentos para pequenos objetos estão distribuídos em todo o interior. O porta-luvas tem capacidade para 7 litros. No console central, porta-copos e, nas portas, mais dois amplos compartimentos. Todos os painéis de porta foram desenvolvidos para acomodar pequenos volumes com total segurança. Uma tomada de 12 volts equipa todas as versões.
No porta-malas, espaço e versatilidade
Com capacidade para 305 litros, o porta-malas do Novo Citroën C3 ostenta uma capacidade excepcional para a categoria. Versátil, a capacidade pode ser ampliada com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros na proporção 40/60 para 1.155 litros. Até o teto, a capacidade volumétrica é de 430 litros.
As dimensões são particularmente atraentes: o comprimento de carga é de 0,60 metro e a largura entre caixas de rodas, de 1,04 metro. A altura é de 0,59 metro sob projeção parcial.
fotos: Giulliano Ricciardi
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