Volvo C30 2.0


Sucesso de vendas no Brasil, o modelo de entrada do hatchback

compacto de luxo da marca conta agora com versão automática


Com o objetivo de ampliar a oferta do carro mais vendido até hoje pela Volvo Automóveis no Brasil, a marca sueca traz para o mercado nacional a versão de entrada do C30 com transmissão automática Powershift. O carro tem motor 2.0 de 145 cv à gasolina, é equipado com os mesmos itens de série da versão com câmbio manual e custa R$ 90.950. A Powershift é uma caixa de 6 velocidades automática controlada eletronicamente. Conta com duas chapas de embreagem, permitindo que a velocidade seguinte esteja sempre posicionada e seja engatada sem perda de torque, o que contribui diretamente para a redução no consumo de combustível. Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o Volvo C30 marcou a entrada da Volvo Cars no segmento de carros compactos de luxo e é atualmente o carro mais vendido da marca no mercado brasileiro. Desde a sua chegada ao País, em abril de 2007, até maio deste ano, o carro soma 1.437 unidades comercializadas. A versão de entrada lidera as vendas do modelo C30 no Brasil e custa R$ 86.150 com câmbio manual. Além do 2.0, o carro também está disponível no Brasil nas versões turbo T5 manual (R$ 127.900) e turbo T5 automático (R$ 133.500). Assim como para os outros modelos, a Volvo oferece com dois anos de garantia sem limite de quilometragem para o C30, assim como dois anos de manutenção gratuita, que representa um importante diferencial competitivo. Transmissão de seis velocidadesO C30 2.0 é equipado com caixa de transmissão de seis velocidades denominada Powershift. A transmissão é equipada com um eixo de entrada dividido em duas embreagens, que atuam independentemente uma da outra. As embreagens são comandadas eletrônica e hidraulicamente através do módulo de comando da transmissão (TCM) ou manualmente, do mesmo modo que em uma transmissão automática. Funcionando manualmente, o condutor pode escolher as mudanças. As mudanças são pré-selecionadas, ou seja, uma das embreagens assegura que a mudança atual esteja na posição correta, enquanto a outra embreagem prepara a mudança seguinte. Este sistema faz com que o fluxo de força do motor à transmissão não sofra interrupção nas passagens de caixa, mantendo o torque do motor e reduzindo o consumo de combustível. A alavanca de velocidades é similar às utilizadas nas transmissões automáticas que tenham as posições P, R, N, D e M. O óleo da transmissão é sintético de alta qualidade. A transmissão destina-se a integrar uma árvore de transmissão transversal de tração dianteira. A transmissão pesa 91 kg com o óleo e tem um binário máximo de 450 Nm. O módulo de comando da transmissão (TCM), os solenóides e os sensores estão integrados na transmissão. Traços esportivos O design esportivo, os quatro assentos individuais e a tampa do porta-malas de vidro agradam um grupo de consumidores jovens e com estilo de vida urbano e ativo. O balanço dianteiro curto, as bitolas largas e o entre-eixos longo contribuem para uma excelente dirigibilidade. A dianteira suavemente arredondada possui várias características que transmitem esportividade, como a grade larga e baixa e o balanço dianteiro curto. A lateral do C30 é caracterizada pelos spoilers que acompanham toda a extensão do carro, contornando as caixas de roda. Os característicos ombros são mais largos em relação a outros modelos Volvo e a inclinação do teto é realçada ainda mais pelo formato de barco das janelas laterais. Vistos de trás, os ombros são bastante arredondados, com seu design acentuado pelas lanternas traseiras em forma de ferradura e pela tampa do porta-malas de vidro. O desenho moderno e único da traseira é um elemento importante da imagem esportiva do C30. Conforto no interiorO Volvo C30 tem espaço para quatro adultos graças aos dois bancos traseiros separados, no lugar de um banco convencional. Eles oferecem espaço generoso para cabeça e pernas. Levemente centralizados, proporcionam uma sensação de espaço e boa visibilidade dianteira para quem vai atrás. A configuração dos bancos também melhora a comunicação entre os ocupantes da parte da frente e os de trás. O espaço entre os bancos traseiros na versão T5 é ocupado por um confortável descansa-braço, que também pode ser usado para carregar objetos estreitos e longos. Os painéis laterais são divididos em dois compartimentos. Da mesma forma que no projeto do novo Volvo C70, os bancos dianteiros são fáceis de dobrar, facilitando o acesso à parte de trás do veículo. Os encostos dos bancos traseiros podem ser dobrados para baixo, formando um assoalho grande e quase plano. O Volvo C30 também tem o console central flutuante, como nos Volvo S40 e o V50.

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