Citroën C4 VTR Turbo
Veículo da Citroën será destaque no Quatro Rodas Experience 2009
Ficou pronto o C4 VTR Turbo que participará do Quatro Rodas
Experience 2009, evento que acontecerá no Autódromo de Interlagos entre os
dias 9 e 14 de junho. Projetado e desenvolvido em parceria com a Personal
Parts, o modelo foi inspirado no universo dos grandes bólidos esportivos e
no C4 WRC, uma das grandes sensações do Campeonato Mundial de Rali.
“Buscamos unir o universo do Tuning com o prestígio internacional da
Citroën Racing, que já conquistou quatro títulos no WRC na categoria
construtores e cinco entre os pilotos”, afirma Reinaldo Siffert, gerente de
Marketing de Produto da Citroën do Brasil.
DNA esportivo
Externamente, o C4 VTR Turbo traz kit aerodinâmico completo
(incluindo saias e aerofólio), novas lanternas traseiras, ponteiras duplas
de escapamento e película nos vidros. A carroceria do C4 VTR Turbo ganhou
também modelagem diferenciada nos pára-choques, que se tornaram maiores e
mais agressivos.
O perfil lateral foi valorizado por meio da utilização de um conjunto
de rodas aro 20" da marca Tsuya, além de pneus Yokohama 225/30 R20. Além
disso, alinhado a nova imagem de marca, o modelo recebeu uma exclusiva
pintura branco pérola.
Internamente, foi instalado na lateral interna da coluna A (lado
motorista) um suporte para a fixação de dois mostradores: um Manômetro,
para verificação da pressão do turbo, e um Hallmeter, para medir a dosagem
de ar e combustível.
Buscando uma condução mais veloz e esportiva, o motor teve seus
números referenciais aumentados em cerca de 30%. Para tanto, uma turbina
Master Power com 0,4 bar de pressão e um intercooler foram acrescentados.
No intuito de suprir a maior necessidade de combustível, um bico injetor
auxiliar foi instalado para enriquecer a mistura ar/gasolina.
“O sistema de exaustão foi todo refeito, desde o coletor de
escapamento até as ponteiras, tendo agora um diâmetro de 2,5 polegadas”,
explica Daniel Simone, gerente comercial da Personal Parts. Segundo ele, o
C4 VTR Turbo preparado para o Quatro Rodas Experience 2009 passa a
disponibilizar cerca de 180 cv de potência máxima.
Para a manutenção da estabilidade, a suspensão teve sua altura
rebaixada em 4,5 cm com o encolhimento das molas. Na prática, isso resultou
em mais estabilidade e em uma sensação mais apurada do controle do carro.
Citroën C4 VTR: bem-vindo ao universo da inovação
Lançado no mercado brasileiro em setembro de 2006 e com cerca de
3.500 unidades já comercializadas no mercado brasileiro, o C4 VTR simboliza
a visão da Citroën para um cupê dinâmico que associa estilo, esportividade
e personalidade. O bem-estar a bordo do C4 se destaca, particularmente,
pelo uso de equipamentos totalmente inovadores.
O volante com comandos centrais fixos agrupa ao alcance da mão as
principais funções de conforto e de ajuda à direção. Esta disposição
ergonômica – que privilegia a simplicidade de utilização dos comandos −
favorece o prazer de dirigir e aumenta a segurança, já que permite a
utilização de um airbag para o motorista com formato otimizado.
Este volante (revestido em couro) é associado a um display
translúcido também inédito que exibe informações de direção (velocidade do
veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre
uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel. O contraste da
exibição ajusta-se instantaneamente em função da luminosidade: a
legibilidade é perfeita em quaisquer circunstâncias.
Alguns equipamentos reservados a veículos dos segmentos superiores
também aparecem no C4 VTR, como os faróis de xenônio direcionais de dupla
função com acendimento automático, regulador e limitador de velocidade,
detector de chuva, retrovisor interno elétrocromo, entre outros.
Com tais prestações, uma verdadeira atmosfera de serenidade reina
dentro do espaço interno. Ela é reforçada pela presença de um dispositivo
para perfumar o ambiente e por um sistema de ar condicionado automático
digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdo e
direito do habitáculo.
Completo, conta ainda com CD player – MP3 frontal com comando no
volante, faróis de neblina, brake light, chave com dispositivo antifurto
transponder, banco do motorista com regulagem de altura e lombar,
computador de bordo, retrovisor com regulagem elétrica, apoio central de
braço dianteiro escamonteável, detector de obstáculo traseiro (DOT), pack
elétrico, entre outros.
fotos-Giulliano Ricciardi
Comentários