Citroën C4 VTR Turbo



Veículo da Citroën será destaque no Quatro Rodas Experience 2009


Ficou pronto o C4 VTR Turbo que participará do Quatro Rodas

Experience 2009, evento que acontecerá no Autódromo de Interlagos entre os

dias 9 e 14 de junho. Projetado e desenvolvido em parceria com a Personal

Parts, o modelo foi inspirado no universo dos grandes bólidos esportivos e

no C4 WRC, uma das grandes sensações do Campeonato Mundial de Rali.


“Buscamos unir o universo do Tuning com o prestígio internacional da

Citroën Racing, que já conquistou quatro títulos no WRC na categoria

construtores e cinco entre os pilotos”, afirma Reinaldo Siffert, gerente de

Marketing de Produto da Citroën do Brasil.



DNA esportivo

Externamente, o C4 VTR Turbo traz kit aerodinâmico completo

(incluindo saias e aerofólio), novas lanternas traseiras, ponteiras duplas

de escapamento e película nos vidros. A carroceria do C4 VTR Turbo ganhou

também modelagem diferenciada nos pára-choques, que se tornaram maiores e

mais agressivos.

O perfil lateral foi valorizado por meio da utilização de um conjunto

de rodas aro 20" da marca Tsuya, além de pneus Yokohama 225/30 R20. Além

disso, alinhado a nova imagem de marca, o modelo recebeu uma exclusiva

pintura branco pérola.

Internamente, foi instalado na lateral interna da coluna A (lado

motorista) um suporte para a fixação de dois mostradores: um Manômetro,

para verificação da pressão do turbo, e um Hallmeter, para medir a dosagem

de ar e combustível.

Buscando uma condução mais veloz e esportiva, o motor teve seus

números referenciais aumentados em cerca de 30%. Para tanto, uma turbina

Master Power com 0,4 bar de pressão e um intercooler foram acrescentados.

No intuito de suprir a maior necessidade de combustível, um bico injetor

auxiliar foi instalado para enriquecer a mistura ar/gasolina.

“O sistema de exaustão foi todo refeito, desde o coletor de

escapamento até as ponteiras, tendo agora um diâmetro de 2,5 polegadas”,

explica Daniel Simone, gerente comercial da Personal Parts. Segundo ele, o

C4 VTR Turbo preparado para o Quatro Rodas Experience 2009 passa a

disponibilizar cerca de 180 cv de potência máxima.

Para a manutenção da estabilidade, a suspensão teve sua altura

rebaixada em 4,5 cm com o encolhimento das molas. Na prática, isso resultou

em mais estabilidade e em uma sensação mais apurada do controle do carro.



Citroën C4 VTR: bem-vindo ao universo da inovação

Lançado no mercado brasileiro em setembro de 2006 e com cerca de

3.500 unidades já comercializadas no mercado brasileiro, o C4 VTR simboliza

a visão da Citroën para um cupê dinâmico que associa estilo, esportividade

e personalidade. O bem-estar a bordo do C4 se destaca, particularmente,

pelo uso de equipamentos totalmente inovadores.


O volante com comandos centrais fixos agrupa ao alcance da mão as

principais funções de conforto e de ajuda à direção. Esta disposição

ergonômica – que privilegia a simplicidade de utilização dos comandos −

favorece o prazer de dirigir e aumenta a segurança, já que permite a

utilização de um airbag para o motorista com formato otimizado.


Este volante (revestido em couro) é associado a um display

translúcido também inédito que exibe informações de direção (velocidade do

veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre

uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel. O contraste da

exibição ajusta-se instantaneamente em função da luminosidade: a

legibilidade é perfeita em quaisquer circunstâncias.


Alguns equipamentos reservados a veículos dos segmentos superiores

também aparecem no C4 VTR, como os faróis de xenônio direcionais de dupla

função com acendimento automático, regulador e limitador de velocidade,

detector de chuva, retrovisor interno elétrocromo, entre outros.


Com tais prestações, uma verdadeira atmosfera de serenidade reina

dentro do espaço interno. Ela é reforçada pela presença de um dispositivo

para perfumar o ambiente e por um sistema de ar condicionado automático

digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdo e

direito do habitáculo.


Completo, conta ainda com CD player – MP3 frontal com comando no

volante, faróis de neblina, brake light, chave com dispositivo antifurto

transponder, banco do motorista com regulagem de altura e lombar,

computador de bordo, retrovisor com regulagem elétrica, apoio central de

braço dianteiro escamonteável, detector de obstáculo traseiro (DOT), pack

elétrico, entre outros.

fotos-Giulliano Ricciardi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010