LINCOLN MKS


LINCOLN MKS, BITURBO E INJEÇÃO

PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Automóvel marca o início do conceito que reduz consumo

e emissão de CO2 com alimentação por turbo e injeção direta

São Paulo, 3 de junho de 2009 - A Honeywell Turbo Technologies é a fornecedora do sistema de turbos Garrett que alimenta o motor V-6 do Lincoln MKS, um dos primeiros automóveis do mercado norte-americano desenvolvido para preservar o meio ambiente por intermédio da redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 (dióxido de carbono) sem perda de desempenho.

Apresentado no Salão de Detroit do ano passado como carro-conceito, o Lincoln MKS acaba de ser lançado pela Ford no mercado norte-americano e dá início ao processo de redução do tamanho de motores (downsizing), com a combinação da injeta direta de combustível com turboalimentação que a indústria automobilística considera o recurso mais eficiente na luta contra a poluição ambiental.

Equipado com motor V6, a gasolina, de 3,5 litros com bloco de alumínio, o Lincoln MKS tem potência de 355 cv e torque de 48,3 kgfm, valores semelhantes aos dos motores V8 Premium com 4,6 litros, mas com a vantagem de proporcionar uma curva “plana” de torque, constante entre 1.500 e 5.250 rpm. Com esse conjunto, o novo motor V6 apresenta 20% na redução de consumo de gasolina e entre 7% e 15% de emissão de CO2.

Para Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies no Brasil, o Lincoln MKS lidera uma nova tendência da indústria automobilística. Além da menor capacidade cúbica (processo com a denominação de engine downsizing), a empresa recorreu a uma tecnologia conhecida, mas pouco aplicada em motores a gasolina, que é a turboalimentação com o auxílio da injeção a alta pressão diretamente nos cilindros.

Streck explica que o sistema composto de dois turbos Garrett MGT1549S, um para cada bancada do V, distribui maior massa de ar diretamente nas câmaras de combustão. A injeção direta, de alta pressão, é feita diretamente nos cilindros, em vez de ser no coletor de admissão, proporcionando a otimização do processo de combustão e, conseqüentemente, a maior eficiência do motor. Além da vantagem de economia e redução de emissões, o sistema proporciona também um elevado padrão de dirigibilidade.

Secco Consultoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010