Nova História: a Citroën se reinventa
















Nova identidade visual, novo relacionamento com os clientes, nova linha
de produtos: aos 90 anos, a Citroën abre uma nova página de sua história.

A Citroën acaba de divulgar na Europa a sua nova imagem de marca e
presta homenagem ao gênio André Citroën justamente na data de seu
nascimento, 5 de fevereiro. Mesmo num contexto econômico difícil, mas
também num período de mudança dos hábitos automobilísticos e de novas
relações entre os consumidores e as marcas, a Citroën não se deixa abater,
agitando o mundo do automóvel e se reinventando.
O objetivo principal é o de dar prosseguimento à dinâmica gerada pelo
sucesso dos novos produtos lançados com sucesso nos últimos dez anos. Nesta
semana, a Citroën inicia um projeto de marca global em três eixos
fundamentais: uma nova identidade visual, novas relações com seus clientes
e uma nova linha de produtos para o futuro.

I - IMAGEM DE MARCA

Novo logotipo: o primeiro passo

Resultado de um trabalho desenvolvido pelas equipes de Marketing e de
Estilo da Citroën, este sob a responsabilidade de Jean-Pierre Ploué, e da
agência Landor - rede internacional de branding e de design - o logotipo é
o primeiro sinal visível da mudança. Os chevrons característicos da marca
são, a partir de agora, liberados de sua área restrita e surgem em três
dimensões. Eles ganham relevo em força e matéria. O vermelho como ponte
entre o passado e o futuro da Citroën, se mostra na nova tipologia do nome
de marca. Um vermelho que também se modernizou, ficando agora mais
profundo.
Se hoje a Citroën se expressa visualmente de maneira heterogênea, um
novo princípio gráfico, uma tipologia exclusiva e um tom de voz único,
permitirão, a partir de agora, garantir à marca melhor visibilidade e uma
expressão mais coerente. Este novo universo carrega o novo status da marca.
Um universo onde o branco - sinal de transparência e de elegância -
predomina; onde o vermelho é utilizado para expressar dinamismo, e onde o
preto, o cinza e o cromo trazem status e força.

A Citroën Sport muda para Citroën Racing

Com quatro títulos de campeão do mundo de ralis (construtores) e
cinco títulos de campeão do mundo WRC (piloto e co-piloto) para Sébastien
Loeb e Daniel Elena, a Citroën entra para a história do esporte
automobilístico. Já para o Rali de Chipre, em março, a equipe Citroën Sport
se torna Citroën Racing. As especificidades do universo dos ralis
automobilísticos - velocidade, dinamismo, ímpeto – são integradas no
universo da Citroën Racing em três linhas vermelhas “degradês” sobre fundo
branco.

II – MODERNO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de
marca, a Citroën inicia uma transformação de sua rede internacional de
pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de
manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem
indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é
inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que
lhe são reservados.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou
simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo
têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em
cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em
todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën.
O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas
pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores
nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.
Para os clientes Citroën a experiência com a marca deve ser excepcional
em todas as circunstâncias. A marca implementa - tanto na Venda como no
Pós-Venda, novos programas de comprometimento com os clientes, na direção
dos temas considerados fundamentais para a marca: atendimento imediato e
individualizado, respostas rápidas e claras, entrega e apresentação
personalizada do carro, comprometimento dos prazos, clareza quanto aos
trabalhos realizados, acompanhamento de cada intervenção… entre outros
compromissos através dos quais as redes da Citroën são avaliadas.

III – NOVAS ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS

A Citroën inicia uma transformação profunda de sua imagem de marca, de
seu compromisso junto aos clientes, mas também de sua estratégia de
produtos para o futuro. A marca dispõe hoje da gama a mais vasta e a mais
diversificada de sua história e vai manter esta política de diferenciação
de modelos, enquanto acelera os lançamentos previstos. Assim, nos próximos
três anos, a Citroën lançará na Europa, seis novos modelos, ao ritmo
sustentado de um lançamento a cada 6 meses.
A primeira ilustração desta nova linha de produtos é o concept car DS
INSIDE como um protótipo que inicia uma nova linha de veículos
caracterizados por decisões radicais em termos de estilo, de dinâmica e de
utilização. Objetos de desejo, acessíveis, que se destacam pela sua
criatividade, pela inteligência de sua concepção e pela qualidade de seus
acabamentos. Automóveis que dão o melhor da Citroën.
Uma linha de produtos que leva o novo espírito Citroën para cima:
Tecnologia Criativa. Da mesma forma que o “C” seguido de um número, como no
C5 ou a assinatura Picasso para os monovolumes indicam os modelos atuais, a
nova linha de produtos vai ganhar uma denominação específica: a linha DS.
DS expressava na época e expressa ainda uma nova maneira de ver o automóvel
e o futuro.

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