A IMPORTÂNCIA DA BATERIA NOS VEÍCULOS


COM A APROXIMAÇÃO DAS FÉRIAS, JOHNSON CONTROLS

LEMBRA A IMPORTÂNCIA DA BATERIA NOS VEÍCULOS

A bateria, que fornece energia para o funcionamento do veículo, depende

do sistema elétrico, que precisa de revisão antes do carro entrar na estrada

Sorocaba (SP), 16 de dezembro de 2008 - A Johnson Controls lembra que a bateria é a fonte de energia para o funcionamento dos veículos e que ela depende de todo o sistema elétrico para exercer a função de acionar o motor de partida e, este, fazer o motor funcionar. E, também, alimentar todos os equipamentos, cada vez mais numerosos nos automóveis. Ou seja, a cada ano a bateria passa a ser mais exigida pelos modernos recursos que as montadoras acrescentam nos veículos, para ampliar os padrões de conforto e de segurança.

Por considerar que a maioria das baterias utiliza tecnologia livre de manutenção, os técnicos da Johnson Controls consideram que muitos motoristas esquecem que esse equipamento merece avaliação periódica. Por essa importância, a empresa ressalta que, da mesma forma que é preciso conferir a pressão dos pneus, o nível de óleo do motor e do fluido de freios, a água do radiador e do reservatório do limpador de pára-brisa, a atenção à bateria e ao sistema elétrico deve fazer parte dos hábitos de todo o motorista que se preocupa com o perfeito funcionamento do veículo.

Para evitar dificuldades e comprometer o nível de conforto e de segurança e garantir o bom funcionamento e a durabilidade da bateria, a Johnson Controls considera fundamentais certos cuidados do motorista, principalmente para quem vai realizar uma viagem.

1 – Como fonte de energia do veículo, a bateria depende outros componentes do sistema elétrico, para bom funcionamento e maior durabilidade. O alternador tem a função de alimentar todo o sistema elétrico e o motor de partida, se estiver em curto ou apresentar alguma anomalia, pode drenar toda a energia da bateria nas operações de partida. O regulador de tensão tem faixa de trabalho recomendada entre 13,50 Volts e 14,50 Volts. Se estiver abaixo dessa faixa, a bateria não recarrega. Acima, pode provocar excesso de energia, comprometendo o sistema elétrico.

2 - Alguns cuidados básicos com a bateria precisam ser tomados, desde a sua correta fixação, para evitar que a trepidação possa ocasionar danos, assim como as condições dos cabos e conectores, para que estejam devidamente ajustados e livres de oxidação. É fundamental verificar o nível de eletrólito (de carga), o que pode ser feito pelo indicador de carga, na parte superior da bateria.

3 – Os cuidados envolvem o estado dos fios que conduzem a energia elétrica para todos os pontos de iluminação e sistema de partida. Fios desencapados em contato com a chapa da carroceria, por exemplo, podem provocar curto-circuito, perda de energia e danificar os componentes elétricos.

4 - O motorista precisa atenção para evitar esquecer luzes acesas, rádio ligado e, principalmente, ao instalar equipamentos adicionais, confiar o veículo a concessionárias da marca ou a profissionais de reconhecida reputação e verificar se há fuga de corrente. O sistema elétrico é projetado pelas montadoras de acordo com as características de cada veículo e, por isso, a adição de componentes, como som, alarme, vidros e sensores de estacionamento, pode provocar desequilíbrio ao sistema elétrico.

5 – A Johnson Controls recomenda que, ao proceder à substituição da bateria, o proprietário do veículo deve confiar o serviço a uma loja de reconhecida confiança, escolher produto de reputação no mercado e entregar ao revendedor a bateria substituída. A lei Conama 257 (relativa ao meio ambiente) determina que as baterias devem ser destinadas para o processo de descarte legal e de reciclagem.

Modelos específicos e assistência móvel

A Johnson Controls possui uma linha completa de baterias, com modelos desenvolvidos para diferentes aplicações. A linha Heliar é composta pelos modelos Free (para carros de passeio), Táxi (automóveis movidos a gás gnv) e Racing (para aplicações automotivas especiais) esta última com garantia de 18 meses e toda a linha com o inédito socorro 24 horas grátis em caso de qualquer pane elétrica no veículo com cobertura em todo Brasil e Mercosul. O modelo Frota é destinado a veículos pesados.

Em caso de pane elétrica, os compradores das baterias Heliar Free, Racing e Taxi serão atendidos por intermédio do telefone 0800-7025002, para o transporte do veículo a uma oficina ou posto de serviços de sua preferência, num raio de 100 quilômetros. O novo serviço tem validade para todo o Mercosul.

A Johnson Controls também possui a linha de baterias Optima, com a tecnologia Spiralcell, com vida útil superior e resistência às vibrações 15 vezes maior que os produtos convencionais. São disponíveis em três versões: YellowTop, para aplicações de ciclo profundo; RedTop, para veículos de alta performance, para utilização urbana e fora de estrada, e BlueTop, para aplicações náuticas.

Secco Consultoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010