Caminhões híbridos Volvo para França e Inglaterra



A Volvo Trucks entregará no próximo ano quatro caminhões de coleta de lixo com motorização híbrida para a Veolia Propreté, uma das maiores empresas do mundo em tratamento de lixo. Os quatro veículos híbridos começarão a operar na França e na Inglaterra.

“É especialmente gratificante que a Veolia Propreté, companhia de renome internacional por sua dedicação ao meio ambiente, queira estar entre as primeiras a aplicar os benefícios da tecnologia híbrida Volvo”, afirma Claes Nilsson, presidente da divisão Europa da Volvo Trucks.

Baixas emissões e ruídos

Os quatro caminhões de coleta de lixo são baseados no modelo pesado FE da Volvo Trucks. A principal diferença entre estes veículos e os caminhões normais de coleta de lixo é seu sistema de propulsão. Os caminhões híbridos têm um motor diesel e outro elétrico. Cada fonte de energia pode ser usada separadamente, ou ambas podem ser usadas juntas. O motor elétrico é usado com o veículo em ponto morto e também para iniciar a aceleração, condições que proporcionam uma redução de 15 a 20% no consumo de combustível.

Com o acréscimo de uma bateria adicional com tomada de recarga para movimentar os sistemas auxiliares, o caminhão de coleta de lixo híbrido pode reduzir seu consumo em outros 10-15%, chegando a uma diminuição total de até 30%. As emissões de dióxido de carbono com impacto no clima são também reduzidas de forma significativa. A energia elétrica possibilita uma operação quase totalmente livre de gases de exaustão. É também silenciosa, um grande benefício para caminhões de coleta de lixo que freqüentemente operam em densas áreas urbanas durante a madrugada.

Desde abril de 2008 vários testes de campo foram realizados com os caminhões híbridos de coleta de lixo da Volvo Trucks. A tecnologia está rapidamente atingindo a fase de comercialização.Os quatro caminhões de coleta de lixo são veículos pré-produção que serão entregues pela Volvo completos com toda a carroceria.

“Vamos acompanhar com cuidado a forma como os caminhões serão usados e a percepção de seus motoristas com a nova tecnologia. Este acompanhamento irá fornecer informações vitais para o desenvolvimento posterior de nossos veículos híbridos”, destaca Nilsson.

Volvo FE híbrido de coleta de lixo

  • Motor diesel de 7 litros
  • Pacote híbrido Volvo I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor) com motor de partida, motor elétrico de propulsão 120 kW, alternador e unidade de controle eletrônico

  • Baterias de íon de lítio

  • Volvo I-Shift, sistema automatizado de troca de marcha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010