Mercado de caminhões aposta na recuperação

Planos de contenção do Governo Federal serão mantidos em 2010

Diferente do setor de veículos leves, que também sofreu redução de IPI em 2009 como medida de contenção da crise e, em 2010, volta de forma gradativa, os caminhões têm a promessa do Governo Federal de que seguirão com isenção total do imposto até junho deste ano. A medida foi tomada porque a recuperação de mercado de veículos pesados não acompanhou os carros de passeio. No Estado do Paraná, o volume de vendas de caminhões novos sofreu uma redução de 17% em 2009, se comparado com 2008, segundo dados do setor de emplacamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O motivo desta redução, segundo especialistas foi o impacto que a crise econômica mundial causou na indústria, na agricultura e na exportação brasileira, que refletem diretamente no transporte rodoviário do país.

Os números do Denatran mostram, também, uma nova realidade de mercado no estado. Apesar da queda nas vendas de caminhões em 2009, a Volkswagen Caminhões comemora a liderança de vendas do setor no Paraná, com 24% de participação no mercado regional, contra 23% da segunda colocada. Os dados também mostram que, em Curitiba e Região Metropolitana essa diferença é ainda maior, a Volkswagen Caminhões atingiu a marca de 31% de market share, contra 27% da, até então, líder de mercado. De acordo com Mário Canaan, Gerente de Vendas da Servopa Caminhões e Ônibus, Concessionária Volkswagen de Curitiba, a liderança de mercado da Volkswagen Caminhões na Região de Curitiba é fruto de um forte trabalho, voltado para o atendimento, tanto na venda como no pós venda e também do conjunto de benefícios que a marca proporciona ao consumidor final. “A Volkswagen Caminhões já é líder em vendas no Brasil há sete anos, e agora conquistamos também o reconhecimento do consumidor paranaense e a liderança de mercado em nossa região”, relata Canaan.

Investimentos

Outro fator que deve impulsionar a venda de caminhões para 2010 são os programas de financiamento subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que a exemplo da redução do IPI deverão permanecer ativos até a metade do ano. Um deles, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) tem taxas de juros fixas a partir de 7% ao ano e atende a empresas com faturamento acima de R$ 1,2 milhão. Já o programa Pró-caminhoneiro, com taxa de juros de 4,5% ao ano, é voltado para caminhoneiros autônomos, pessoas físicas, empresários individuais e microempresas do seguimento rodoviário de cargas, com faturamento anual inferior a R$ 1,2 milhão.

Para o gerente geral da Servopa Caminhões, Clóvis Müller, estes benefícios, associados às obras de infra-estrutura necessárias para o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014, e também as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, prometem aquecer o mercado de caminhões nos próximos anos. “Apostando no crescimento das vendas, A MAN Latin America anunciou, recentemente, a contratação de cerca de 700 trabalhadores e está programando aumento na capacidade de produção, já a partir de março”, finaliza Clóvis. A MAN Latin America é a fábrica que detém a marca Volkswagen Caminhões.

Grupo Servopa - Empresa 100% paranaense. Há 54 anos é referência na comercialização de veículos e serviços automotivos no Sul do Brasil. O Grupo conta com diferentes marcas no segmento automotivo, como as revendas Honda PRIXX, Audi Munich, Hyundai Sevec, Servopa Caminhões e Ônibus, Servopa Automóveis, Vecodil Caminhões, Servopa Motos, revendas Peugeot, além das empresas Consórcio Servopa, Protecta Corretora de Seguros e Movida Locação de Veículos. O Grupo atua nos estados do Paraná, Santa Cantaria e Rio Grande do Sul. A solidez e o desempenho do Grupo Servopa ao longo do tempo renderam importantes prêmios do setor automobilístico, com destaque para o “Diamond Pin” – o maior prêmio Volkswagen aos concessionários da marca – e, em 2009, pela quarta vez, a Servopa Automóveis recebeu o “Gold Pin” por estar entre as quinze melhores concessionárias do Brasil em volume de vendas, estrutura física e, principalmente, pela qualidade no atendimento dos serviços de vendas e pós-vendas.

FONTE: Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa

www.lidemultimidia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010