Citroën C5 Snow Motion







Marca apresenta nova tecnologia



que aumenta a segurança em pisos
cobertos por neve

A Citroën escreve mais uma página de seu histórico de avanços
tecnológicos com o Novo Citroën C5 equipado com Snow Motion, uma
exclusividade mundial da marca no campo da motricidade e da segurança.
O desenvolvimento do componente partiu da idéia de propor aos
clientes Citroën um sistema que permitisse andar de forma simples e eficaz
em estradas cobertas de neve, mantendo-se o ESP ativo. O sistema é
intuitivo quanto a seu uso e é de série sem custo adicional. Esta
tecnologia permite dirigir e dar a partida nas estradas cobertas por neve e
gelo sem que o motorista precise possuir grandes habilidades individuais
mesmo em declives próximos de 10% − no limite das leis da física, portanto.
O Sistema Snow Motion assegura a otimização da aderência em todas as
circunstâncias para uma maior segurança. O ato de dirigir se torna ainda
mais fácil se o automóvel for equipado com pneus especiais para a neve, já
que nem veículos com tração 4x4 são capazes de aumentar o nível de
aderência longitudinal (ou seja, nas acelerações e frenagens) sem estes
equipamentos especiais.

Funcionamento do Snow Motion
Os veículos dotados de sistema antipatinagem tradicional (ASR)
permitem uma regulagem do deslizamento das rodas motrizes. Em condições
extremas de uso, este sistema pode acabar sendo prejudicial, impedindo a
progressão do veículo.
Para melhorar esta situação, a tecnologia Snow Motion oferece uma
gestão inédita do sistema antipatinagem, permitindo dar a partida e
conduzir o Citroën C5 de forma eficaz nas estradas cobertas de gelo e de
neve.
O funcionamento do Snow Motion acontece em três fases :
1a fase: detecção dos desejos do motorista (aceleração, ângulo
das rodas) e análise das condições externas (declive, aderência,
espessura da neve);
2ª fase: integração dos desejos do motorista, comparação com a
realidade do terreno e cálculo dos parâmetros pela unidade de
controle que são transmitidos ao controle do motor e aos freios,
3a fase: controle e avaliação do desvio entre os parâmetros e a
resposta do veículo para aplicação das correções, procurando
aproximar ao máximo o desejo do motorista a realidade.

A progressão do veículo é decomposta em duas fases distintas: a
decolagem e a progressão.
● A decolagem é ativa até aproximadamente 4 km/h e se caracteriza
por uma pilotagem diferenciada das duas rodas motrizes, em alternância.
Esta fase é ativada, se necessário, em função da profundidade de neve
detectada, da aderência disponível e da aceleração do veículo.
● A progressão é ativada após a fase de decolagem, quando a
velocidade do veículo é superior a um patamar definido em função do
declive, da solicitação do motorista e da aderência disponível. Também
pode ser ativada diretamente, caso a fase de decolagem não tenha sido
ativada. Ela consiste em achar o ponto otimizado de tração dos pneus em
função da vontade do motorista e da aderência disponível.

Os outros benefícios de Snow Motion
Em estradas molhadas e secas, o sistema Snow Motion autoriza uma
repartição especial do torque entre as duas rodas motrizes quando o carro
está em uma curva. Isso permite uma otimização da aderência para melhor
motricidade. Por exemplo, com uma forte aceleração lateral e quando o
veículo não faz a curva corretamente, o cálculo da velocidade de
configuração de regulação do controle do motor vai usar a velocidade da
roda externa como referência. O veículo não será apenas submetido a um
corte brutal do motor (como acontece com o ASR tradicional): o sistema vai
integrar progressivamente a velocidade da roda externa no seu cálculo de
velocidade de referência, para controlar o erro de trajetória na curva por
meio de uma ação adaptada sobre o controle do motor.
O Snow Motion ilustra a “Créative Technologie” da Citroën por meio:
● De uma melhoria da motricidade em quaisquer circunstâncias;
● Do aumento da segurança, já que o ESP permanece ativo;
● De uma adaptação espontânea às condições de dirigibilidade;
● De uma economia em relação a um veículo equipado com diferencial
de deslizamento limitado (para prestações pelo menos iguais), ou ainda
em relação a um veículo do tipo SUV 4x4 em declives razoáveis,
permitindo responder a 95% das situações difíceis encontradas pelos
motoristas comuns.

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