C4 WRC HYbrid4







O Citroën C4 WRC HYbrid4



na prova das especiais

No dia seguinte da quarta prova da temporada WRC em Portugal ganha pelo C4 WRC, a Citroën Racing efetuou com Dani Sordo testes do carro conceito Citroën C4 WRC HYbrid4 numa estrada asfaltada próxima a cidade de Faro (Portugal).

Nascido da vontade criativa da equipe técnica da Citroën Racing de querer desenvolver um veículo inovador e de alto desempenho, o projeto Citroën C4 WRC HYbrid4 foi recebido com entusiasmo no decorrer de sua apresentação, quando do Salão do Automóvel de Paris (2008). O conceito teve, em seguida, um grande sucesso no Salão de Bolonha, e, em seguida, durante a abertura do Rali da Noruega. Desde o Salão do Automóvel de Genebra, ele tem as novas cores do carro campeão do mundo.
O Citroën C4 WRC HYbrid4 foi desenvolvido a partir do carro que participa do Campeonato Mundial dos Ralis. Um sistema de propulsão elétrica completa o motor térmico, a caixa de câmbio e o sistema de transmissão específicos à versão WRC.
O acréscimo de uma bateria íon-lítio de 990 células acima do reservatório de gasolina, e de um motor fornecendo uma potência de 125 kW no eixo traseiro, aumenta o peso total de 150 kg.
“Este sistema, desenvolvido pela Citroën Racing, permite ao piloto escolher entre quatro modos diferentes de funcionamento”, explica Didier Clément, engenheiro de operação. “Em modo térmico, o Citroën C4 WRC HYbrid4 se comporta como um C4 WRC preparado para o Campeonato do Mundo. Em modo térmico, mas com recuperação de energia, a resistência da frenagem é melhorada e as baterias são recarregadas. Sobre os percursos de ligação e na área de manutenção, o modo elétrico com recuperação de energia permite reduzir a poluição, aumentar a autonomia e não solicitar o motor térmico. Enfim, um modo boost, juntando motores térmico e elétrico, pode ser acionado para proporcionar 300 Nm de torque”.
Tecnicamente, ambos os motores encontram-se na mesma cadeia de transmissão. O piloto pode escolher o modo elétrico ligando o motor sem ligar o motor térmico. As alavancas de comando de caixa de câmbio permitem-lhe então escolher entre três modos: para frente, ré ou neutro.

Didier Raso, engenheiro responsável das áreas de Eletricidade e Sistemas, acrescenta: “O objetivo deste projeto era poder andar com o motor elétrico numa parte do percurso rodoviário. O conceito de acionamento atende a estas especificações. A Citroën Racing queria apresentar sua capacidade em adaptar esta tecnologia num carro de competição. Se, no futuro, uma regulamentação permitir utilizar uma tecnologia híbrida, seremos capazes de atendê-la.”
No decorrer da sessão de testes, Dani Sordo, piloto do Citroën Total World Rally Team testou as qualidades dinâmicas do C4 WRC HYbrid4. Uma das particularidades deste dia excepcional era o trecho de ligação utilizado numa estrada aberta à circulação e passando pelo vilarejo de Barranco do Velho. Isso permitia avaliar, em tamanho real, as vantagens do modo “zero emissão.”
A segunda parte do percurso era mais habitual para a equipe de desenvolvimento da Citroën Racing: uma estrada estreita e sinuosa lembrando as provas especiais as mais exigentes dos ralis do Campeonato Mundial disputadas no asfalto.
Após as três etapas intensas tendo levado o carro até o terceiro lugar do rali do Portugal, Dani Sordo iniciava este dia com entusiasmo: “Em modo elétrico, podemos passar dentro dos vilarejos sem fazer o menor barulho, o que é muito inusitado com um carro de corrida. É uma vantagem para o meio ambiente e para o conforto da dupla piloto/co-piloto para os quais os percursos rodoviários são melhorados.”
O piloto espanhol fez elogios sobre o aspecto do desempenho: “Nas provas especiais, O comportamento geral é levemente diferente daquele do C4 WRC, com mais peso atrás. O boost permite obter um torque suplementar em aceleração, no momento escolhido. O efeito é impressionante”, destacava Dani Sordo após os primeiros quilômetros em estrada fechada realizados em modo térmico.
Como no C4 WRC, as regulagens do chassi permitem ajustar o comportamento do automóvel. “Reencontro as sensações comparáveis àquelas de meu carro de corrida. Gosto muito do comportamento do C4 no asfalto!”
Durante esta sessão de testes no decorrer da qual a criatividade da Citroën Racing foi evidenciada, o Citroën C4 WRC HYbrid4 demonstrou que representa um avanço tecnológico importante dentro do universo do rali. No volante deste C4 HYbrid4, e que possui pontos comuns com seu carro habitual, Dani Sordo levou até o fim uma sessão de teste rica em ensinamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010