Citroën DS HIGH-RIDER: quando o dinamismo toma uma nova dimensão




Em fevereiro de 2009 a Citroën anunciou o nascimento de uma nova linha de produtos: a DS. Ela demonstrava uma faceta do que é uma verdadeira reinvenção da marca, simbolizada por sua nova assinatura: Créative Technologie. Como complemento à gama principal da Citroën, a linha DS oferece uma opção mais radical para os clientes que buscam desfrutar do estilo, da arquitetura, das sensações e requinte.
Um ano depois, e com o DS3 nos showrooms da marca na Europa, a Citroën passa a uma nova etapa na evocação do futuro desta linha com o conceito DS HIGH-RIDER. Uma visão moderna do dinamismo que coloca a compacidade como valor fundamental e abre as portas a novos usos, a um novo prazer automotivo e ao enfoque tecnológico inovador que se baseia, principalmente, no trem de força "Full Hybrid" diesel.

Linha DS: um trajeto que continua em um novo mundo

Com o DS HIGH-RIDER, a Citroën claramente se mantém fiel à filosofia da linha DS de produtos fortes, tanto em estilo quanto em arquitetura. Sem negar o charme dos cupês tradicionais, a Citroën inventou esse conceito com outras formas de expressar o dinamismo do carro. Expressões menos restritivas e menos exclusivas, mais adaptadas às condições de rodagem de nossa época, destilando um renovado prazer em dirigir.
Contrariamente aos cupês de 4 lugares bastante longos e baixos, o DS HIGH-RIDER assina um dinamismo em compacidade e musculatura. A silhueta do DS HIGH-RIDER, combinada à sua altura, reforçam de fato o compacto, reforçando ele mesmo a percepção de dinamismo.
Este dinamismo visualmente sugerido, se traduz ao volante por sensações únicas, graças à combinação dos seguintes elementos:
· pára-brisa que vai até o teto;
· arquitetura interna concebida em função dos ocupantes para transmitir estabilidade e solidez;
· ligações ao solo que se beneficiam dos conhecimentos da marca para garantir sensações dinâmicas e dirigibilidade no melhor nível.

Um estilo que incorpora uma nova visão

Como se inspira diretamente nos valores que carrega, o estilo do DS HIGH-RIDER foge aos clichês para fazer nascer uma forma inédita, radicalmente moderna e naturalmente elegante. O DS HIGH-RIDER não exprime o dinamismo, nem a versatilidade: sua linha é o reflexo vivo e puro deles.
Objeto de desejo, que se distingue por sua coerência, é um "belo carro" que privilegia a harmonia das formas através de uma modelagem sensual e fisicamente mais ativa. A distância em relação ao solo e a presença de rodas de 19 polegadas de liga leve estruturam as proporções e participam da definição do caráter do DS HIGH-RIDER. A primazia dada à procura de uma autêntica elegância de formas permitiu banir os efeitos comuns que, às vezes, são utilizados para caracterizar um veículo. As passagens de rodas, o tratamento dos volumes e particularmente dos flancos são suficientes quando se trata de expressar a robustez e o caráter protetor do DS HIGH-RIDER. Elementos como os pára-choques dianteiro e traseiro expressam dinamismo e agilidade, sendo perfeitamente integrados aos volumes do DS HIGH-RIDER.
Belo carro, belo cupê, o DS HIGH-RIDER destaca-se também na exclusividade e na elegância, salientando a beleza de suas formas por toques de luxo. A cor dourada (denominada oficialmente «Golden Gloss»), sensual e glossy inédita, escolhida para esta primeira apresentação do DS HIGH-RIDER; o cromo fumê dos frisos das janelas laterais acentua sua forma muito especial e literalmente as ilumina. O conjunto ótico também faz parte da ornamentação das faces dianteira e traseira, graças os frisos que desenham os faróis e as lanternas.
Objeto animado, dotado de uma personalidade única, o DS HIGH-RIDER é decididamente um Citroën, instantaneamente reconhecível desde os chevrons duplos em torno dos quais se organiza toda sua face dianteira, até sua traseira compacta e arojada.

Um conceito inédito, ágil e sedutor

O DS HIGH-RIDER dinamiza a polivalência trazendo-lhe a agilidade. Ao primeiro olhar, ele se impõe como um cupê evocador de movimento, com proporções bem elaboradas. Um cupê que inspira segurança, por seu caráter sutilmente musculoso e sem agressividade exagerada. A distância em relação ao solo é sobreelevada e o campo de visão domina a estrada e o trânsito. O sentimento de segurança e de proteção é plenamente presente, mas sem arrogância nem brutalidade. Sem também parecer ocupar na estrada ou na rua um espaço exagerado comparado ao volume interno: o comprimento do DS HIGH-RIDER permanece comparável àquele de um C4 e é assim também no que se refere à sua habitabilidade.
Se a praticidade se veste com elegância no DS HIGH-RIDER, ela sugere também outros prazeres, com seu teto coberto de material revestido de tecido, que evoca uma capota.
A agilidade e a capacidade em resolver todas as exigências do DS HIGH-RIDER, tão claramente visíveis, se traduzem naturalmente na escolha da motorização, já que se trata de uma cadeia de tração «Full Hybrid» diesel, aliando-se:
· motor térmico diesel HDi FAP;
· motor elétrico implantado ao nível do eixo traseiro.
O prazer do desempenho dinâmico se conjuga assim com um meio ambiente preservado. O «Full Hybrid» permite juntar a sobriedade de um motor diesel de última geração a um modo elétrico ZEV (Zero Emission Vehicule), otimizando permanentemente o funcionamento alternado ou conjunto das duas motorizações. O motor elétrico pode, assim que o motorista precisar de uma forte aceleração, fornecer instantaneamente seu torque em complemento ao do motor HDi. Além disso, este torque é transmitido às rodas traseiras. Nestas condições de utilização, a motricidade é integral e o controle total.

Fonte: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010