Fiat Mio ganha vida com desejos do consumidor

Em pouco mais de quatro meses de pesquisa por meio do site www.fiatmio.cc, aproximadamente dez mil internautas de mais de 40 países expressaram mais de sete mil idéias livres, sugestões e pedidos que ajudarão a Fiat a construir o Fiat Mio, ou o FCC III, terceiro carro conceito da fabricante (Fiat Concept Car) desenvolvido no Brasil que será apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2010.
Com as idéias definidas, os designers e engenheiros começam o trabalho de desenvolvimento do carro conceito. Nesta nova fase, o trabalho virtual será dirigido para aprofundar os desejos dos clientes no desenvolvimento de um carro dos sonhos, idealizado por internautas e concebido pela Fiat no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim (MG). “Queremos criar um carro fiel aos desejos de nossos clientes e agora começamos a tentar entender melhor o que eles querem e a buscar por soluções reais de tecnologia”, afirma Giancarlo Bertoldi, Diretor de Engenharia da Fiat na América Latina. “Novas idéias são mais que bem vindas e esta fase continuará ativa no portal”, complementa.
Hoje, já podemos dizer que os consumidores desejam:
- Concepção: um veículo urbano, compacto e econômico.- Sustentabilidade: utilização de energia limpa e materiais ecológicos.- Infotainment: integração com celular, media player, GPS e outros gadgets via um sistema operacional próprio. Tela de controle touch screen, head-up display (HUD) e autodiagnóstico.- Customização: modularidade, possibilidade de alterar as configurações do carro. Um carro que reconheça o usuário.- Design: um carro bonito, moderno e desejável, com excelente visibilidade e vidros inteligentes que controlem a incidência de luz.
Dentre os diversos tópicos, segurança, infotainment, materiais e propulsão, foram os mais comentados durante a primeira fase de pesquisas. Além de clientes no Brasil, que respondem por mais de 65% das mensagens, o portal www.fiatmio.cc recebeu idéias de clientes nos Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, Argentina, México, Colômbia, Peru, Uruguai e até mesmo países menos expressivos na indústria automobilística como Laos e Vietnã.
O site está disponível na íntegra em português, inglês e espanhol. Os comentários de internautas podem ainda ser traduzidos para alemão, francês e italiano. A Fiat Automóveis é a primeira fabricante mundial de automóveis a desenvolver um carro junto aos clientes por meio do Creative Commons, sistema onde os direitos de criações são livres e compartilhados. Qualquer pessoa pode participar da criação do carro dos sonhos, bastando postar suas idéias no site www.fiatmio.cc.

Fonte:
FIAT PRESS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010