Citroën apresenta a Linha Jumper 2010



· Novidades incluem novo motor eletrônico – 10% mais econômico – e a comercialização da versão furgão
· Citroën aposta no atendimento personalizado e incrementa atividades de seu departamento de Vendas Especiais

Chega às concessionárias da Citroën a linha Jumper 2010, um produto fabricado no Brasil que conquistou os brasileiros por seus atributos como versatilidade, confiabilidade mecânica, excelente capacidade de carga e conforto de sobra para motorista e passageiros. Evoluída e ampliada, a Linha Jumper 2010 traz mais tecnologia e versatilidade sem deixar de lado a principal característica que norteia o segmento de veículos comerciais: a boa relação custo-benefício.
O novo motor 2,3 litros turbodiesel com intercooler que equipa a linha Jumper 2010 alia alta tecnologia, excelente desempenho, baixo consumo e menores índices de emissões. Particularmente moderno, mantém os mesmos valores de potência e torque da motorização anterior, com a vantagem de proporcionar uma economia de combustível de 10%.
Na gama 2010 a Citroën volta a atuar no segmento de furgões de carga com o Jumper Furgão, diversificando sua oferta de produtos e participando de um segmento que cresce acima do mercado. “É um furgão médio com capacidade volumétrica de 10 m³ e que atende à legislação dos grandes centros urbanos”, afirma Ruy Águas, gerente de Marketing de Produto da marca.
Já o Citroën Jumper Minibus, van com capacidade para 16 pessoas, continua sendo uma das melhores opções do segmento, apresentando grande confiabilidade e conforto para os usuários. Com mais de 7.000 unidades comercializadas no mercado brasileiro, o Citroën Jumper Minibus é o veículo ideal para empresas de turismo, hotéis, locadoras, traslado em aeroportos e outras atividades que necessitem de uma van confortável.
Uma linha de produtos ampliada pede uma estrutura comercial competente e abrangente. Para tanto, o setor de Vendas Especiais da Citroën recebeu novos investimentos, sendo totalmente reorganizado. “Estamos trazendo para o Brasil toda a experiência da Citroën européia na venda de veículos comerciais, região onde somos referência de mercado”, afirma Domingos Boragina Neto, diretor comercial da Citroën do Brasil.

Novo motor eletrônico
A linha Jumper 2010 passa a contar com o novo motor de 2,3 litros turbodiesel intercooler, que se caracteriza pelo torque (30,7 kgfm a 1.800 rpm), alta potência (127 cv a 3.600 rpm) e baixa emissão de gases e de ruídos. Desenvolvido e produzido pela FPT (Powertrain Technologies), traz alta tecnologia, ótimo desempenho, menor consumo e menores índices de emissões.
Com uma curva de torque bastante plana entre 1.800 e 2.800 rpm, o novo motor trabalha a maior parte do tempo na faixa de eficiência máxima. Apresenta desta forma, mais economia e melhor rendimento, com menor necessidade de trocas de marchas, retomadas mais ágeis e força para qualquer situação. Com cilindrada menor que a do motor anterior, de 2,8 litros, o novo turbodiesel da FPT oferece o mesmo desempenho com menor consumo de combustível, caracterizando o moderno conceito de “downsizing” – ou seja, motores de alta tecnologia, mais compactos, com menor capacidade cúbica e que atingem alto desempenho (equivalente ao de motores maiores) com mais economia de combustível e menor índice de emissões. O baixo consumo do Citroën Jumper e o tanque de combustível de 80 litros asseguram grande autonomia, diminuindo as necessidades de paradas para abastecimento.
Associada ao motor, a embreagem com comando hidráulico proporciona a manutenção da carga de acionamento do pedal de embreagem e menor custo de manutenção. Além disso, não demanda regulagens, trazendo vantagens para os proprietários e condutores.

Citroën Jumper Furgão
Outra novidade da linha 2010 é o início de comercialização do Jumper Furgão. Sua carroceria com teto alto possui 1.620 kg de capacidade de carga, 10 m³ de capacidade volumétrica e porta lateral corrediça que confere ao veículo uma grande versatilidade. Graças às suas dimensões (5.099 mm de comprimento, 1.998 mm de largura e 2.450 mm de altura), o modelo tem livre circulação nas zonas de restrição, se inserindo na categoria VUC (veículos urbanos de carga).
Bem equipado, possui de série direção hidráulica, bancos dianteiros 1+2, cintos de segurança de três pontos para motorista e passageiro, chave tipo “canivete” com dispositivo antifurto transponder, conta-giros, faróis com regulagem interna elétrica de altura de facho em três níveis, abertura interna da porta traseira, ganchos para amarração no compartimento de carga, indicador de manutenção do veículo, indicador de presença de água no filtro separador de combustível, prancheta dobrável sob o painel, pneus 205/75 R16, relógio digital, portas traseiras do compartimento de carga com abertura de 180°, retrovisor com regulagem externa manual, ventilação forçada com 4 velocidades, entre outros.
Citroën Jumper Minibus: um modelo completo
Desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros, o Citroën Jumper Minibus é um veículo versátil e moderno, com espaço e conforto para o transporte de até 16 pessoas. É ideal para empresas de turismo, hotéis, empresas aéreas, locadoras, traslado em aeroportos e outros.
Completo e sem opcionais disponíveis, o modelo vem equipado de série com direção hidráulica, ar-condicionado, relógio digital, banco do motorista com regulagem de altura, bancos traseiros individuais com encosto elevado, luzes de leitura, vidro traseiro térmico, acendedor de cigarros, faróis com regulagem elétrica de altura, entre outros.
O Jumper Minibus também adota de série um tacógrafo eletrônico de dimensões compactas (DIM) posicionado no porta-objetos do console central. No visor aparecem de forma nítida a data, hora e o trajeto percorrido. Anomalias no aparelho ou em algum componente do sistema são indicadas automaticamente.

Vendas Especiais
Para melhor estruturar seu atendimento corporativo, a Citroën do Brasil decidiu investir na qualidade de seus serviços. Para isso, a área de Vendas Especiais foi reestruturada, ampliada e padronizada. Responsável pelo atendimento a empresas privadas, órgãos públicos e cliente VIP, o departamento também dá assessoria aos portadores de necessidades especiais. Engloba vendas à frotistas, locadoras, embaixadas, fornecedores e empresas do Grupo PSA.
“Estamos desenvolvendo, juntamente com nossa rede de concessionárias, uma política de vendas mais moderna, inserida no contexto atual do mercado. Uma política focada na qualidade, no atendimento ágil e exclusivo”, explica José Galdino Vieira, gerente de Vendas Especiais da marca.
Os principais pontos da reestruturação da operação de Vendas Especiais foram:
Ampliação da estrutura operacional interna;
Criação de sistemas de informática (site, call center, gestão de banco de dados);
Formação comercial específica dos profissionais de vendas especiais (locados nas concessionárias da marca);
Política de preços agressiva;
Ampliação da política de test-drive.

Citroën Jumper: um projeto vencedor
Desde que foi lançado no mercado brasileiro, em agosto de 2000, o Citroën Jumper conquistou os brasileiros devido a atributos como versatilidade, funcionalidade, confiabilidade mecânica, excelente capacidade de carga e espaço interno de sobra para garantir conforto para motorista e passageiros. Devido à ausência do eixo cardan, o modelo tem piso mais baixo, facilitando o acesso ao interior do veículo.
A tração dianteira é outro destaque, permitindo excelente dirigibilidade e manobrabilidade e oferecendo total conforto ao motorista. A porta lateral corrediça é uma das maiores da categoria (1.265 mm), facilitando o acesso ao habitáculo e ao vão de carga.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Já a traseira conta com eixo rígido, molas longitudinais e amortecedores hidráulicos, que garantem conforto e segurança tanto em longos percursos quanto no trânsito urbano.

Estilo e ergonomia
Realizado pelo designer italiano Giugiaro, o estilo da linha Jumper 2010 se diferencia pela racionalidade das formas, equilíbrio dos espaços e frente com grupo ótico de dupla parábola.
O painel é caracterizado por um corpo modular simétrico que incorpora os principais comandos, além de numerosos porta-objetos. Percebe-se um notável efeito tridimensional que exalta uma sensação de profundidade do habitáculo. O painel tem indicador de temperatura da água, conta-giros e indicador do nível de combustível. Na parte inferior, contém um display digital com trip computer com as funções de relógio, odômetro total e parcial e indicação de manutenção.
A alavanca de câmbio é instalada no painel. Isso significa menor esforço para o motorista e permite também que um terceiro passageiro viaje com conforto no banco da frente. Os faróis, com regulagem de altura, proporcionam ótima iluminação e permitem direcionar o facho de acordo com o peso transportado.

Sistema antifurto de última geração
O Citroën Jumper está dotado com sistema de imobilização de última geração com código criptografado, apresentando as seguintes características:
• o código utilizado na comunicação através da antena entre a chave e o sistema varia a cada arranque (rolling code);
• utilização de chave desmodrômica;
• eliminação da chave máster – com o veículo são entregues duas chaves já memorizadas. Outras podem ser pedidas por intermédio da rede de concessionários.

Em termos de segurança, o modelo conta com freios a disco na dianteira e na traseira, o que aumenta a confiabilidade do sistema e reduz as distâncias de frenagem, além de corretor de frenagem de série.

Preços
O Citroën Jumper Minibus 2.3 HDI (16 lugares) tem preço público a partir de R$ 81.820,00 e o Jumper Furgão 2.3 HDI a partir de R$ 74.990,00.
Foto: Citroen-Giulliano Ricciardi

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