Volvo inicia segundo turno na produçãode caminhões em sua fábrica de Curitiba


A fábrica da Volvo do Brasil, localizada em Curitiba, no Paraná, iniciou esta semana o segundo turno na produção de caminhões. Com o novo horário de trabalho, a produção passará, gradativamente, de 56 para 77 caminhões por dia até setembro deste ano. O novo turno, que não tem prazo para encerrar, funcionará das 17 horas à 1h30. Para a nova jornada de trabalho, a companhia está contratando cerca de 200 funcionários. Os novos empregados já estão sendo treinados pela fábrica. O primeiro turno funciona das 8 horas às 17 horas. “Conseguimos mais componentes para a produção e estamos nos adequando ao mercado, que continua aquecido”, afirma Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da linha “F”. São os modelos da linha “F” que serão produzidos no segundo turno. De janeiro a julho deste ano, a Volvo vendeu 5896 caminhões pesados e semipesados no mercado doméstico, 40,4% a mais que o registrado no mesmo período de 2007, quando comercializou 4199 unidades. “Esta é a segunda vez que a Volvo institui um segundo turno na linha de produção de caminhões, desde que a empresa começou a fabricar veículos no Brasil em 1980”, lembra Carlos Morassuti, diretor de RH e assuntos institucionais da Volvo do Brasil. Três turnos Desde o ano passado as fábricas de motores e de cabines instaladas dentro do complexo industrial da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba já operam em três turnos. Os motores e cabines adicionais são exportados para outras unidades do grupo Volvo em outros continentes. A planta brasileira está totalmente integrada ao sistema global de produção da Volvo. Em Curitiba, sua sede sul-americana, a Volvo produz caminhões e chassis de ônibus, equipamentos de construção em Pederneiras, interior de São Paulo, e também comercializa motores marítimos e industriais da marca Penta produzidos na Suécia. “O sucesso de nossos veículos é fruto também dos contínuos investimentos que temos feito nos últimos anos no Brasil para renovar e ampliar as linhas de produtos e melhorar nossa fábrica”, completa o diretor. De 2006 a 2008, a Volvo está investindo US$ 110 milhões na atualização de sua linha de veículos e em melhorias no parque fabril. Além do mercado brasileiro, a Volvo vende caminhões para toda a América do Sul e, eventualmente, para outros mercados, como o Oriente Médio e África.

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