Novo Citroën C3: impossível resistir


Evoluções de estilo, tecnológicas e mecânicas tornam o modelo ainda mais
atraente e sedutor
Modelo mantém os preços inalterados: versão GLX 1.4i Flex parte de R$
39.900,00

Chega às concessionárias Citroën a linha 2009 do compacto premium C3,
modelo com estilo inovador e personalidade jovem, que se tornou referência
de qualidade e prazer ao dirigir em seu segmento.
Produzido no Brasil desde 2003 e já com 100 mil unidades
comercializadas no mercado nacional, o Novo Citroën C3 recebeu uma série de
evoluções para se tornar ainda mais atraente e sedutor. Ele ganhou um novo
visual, mas manteve sua personalidade única, graças a um projeto
desenvolvido no Brasil pelas equipes do Mercosul em conjunto com a equipe
de Estilo da Citroën em Vélizy, sob o olhar atento de Mark Lloyd
(responsável de estilo da marca e responsável pelo projeto).
Externamente, o novo design evoluiu levemente, de forma a conservar o
aspecto original que tanto contribui para o sucesso do C3. Uma evolução que
manteve as características mais atraentes deste compacto premium: estilo
sedutor e amplo espaço interno, com volumes arredondados e generosa área
envidraçada (especialmente o pára-brisa).
“Constatamos que 96% dos clientes-proprietários do C3 estão
satisfeitos com o estilo externo e o acabamento interno. Por isso,
modernizamos o design do produto, mas sem promover mudanças radicais nas
linhas externas”, explica Nivea Morato, diretora de Marketing da Citroën do
Brasil.

Novo visual
O Novo Citroën C3 apresenta um estilo frontal imponente, com a
aplicação de um pára-choque mais pronunciado. Na linha 2009 o pára-choque
da versão de entrada, GLX, passa a ser todo pintado na cor da carroceria. A
grade frontal também mudou: ficou mais larga e com detalhes cromados. A cor
escura, de série para todas as versões, destaca e traz distinção e requinte
ao conjunto.
Nas laterais, o Novo Citroën C3 recebeu novas rodas de liga leve de
15 polegadas Chronos e novas calotas Condor (14”) e Inca (15”). Na
traseira, novos monogramas, mais modernos, assinam todas as versões. O Novo
Citroën C3 também se beneficia de evoluções de estilo internas, oferecendo
novos padrões de revestimento. Na versão GLX, o padrão de tecido agora é o
“CT Graphite”, enquanto a versão Exclusive passa a ser equipada com um
veludo denominado “Velours Colar”. Outra mudança interna é a nova alavanca
de câmbio. O pomo e o anel da base da alavanca receberam acabamentos em
alumínio escovado, criando uma atmosfera de exclusividade e requinte.
Outra grande qualidade do Novo Citroën C3 é ter uma gama completa de
equipamentos de série. As versões GLX (1.4i Flex e 1.6i 16V Flex) são
equipadas com ar condicionado, direção elétrica, painel digital, alerta
sonoro de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura,
computador de bordo, vidro traseiro com desembaçador elétrico e limpador
indexado à marcha ré, pacote elétrico (retrovisores dianteiro e esquerdo
com regulagem elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas das
portas e porta-malas com comando à distância), preparação para som, pneus
185/65 R14 e volante com regulagem de altura e profundidade. As versões
Exclusive (1.4i Flex e 1.6i 16V Flex) trazem a mais os seguintes
equipamentos: airbag para motorista e passageiro, revestimento em veludo,
faróis de neblina, pack-look (maçanetas na cor alumínio), pneus 185/60 R15,
bancos dianteiros com apoio de braço, bolsas para objetos atrás dos bancos
dianteiros, freios com ABS + EBD + AFU, entre outros.
O Novo Citroën C3 traz na linha 2009 uma nova opção de cor de
carroceria, denominada Nocciola (verde), em complemento às sete opções de
cores já disponíveis: Blanc Banquise (branca), Bleu de Chine (azul), Gris
Fer (cinza), Gris Aluminium (prata), Perla Nera (preta), Rouge (vermelha) e
Gris Cendré (pérola).

Novo C3 XTR: o Citroën on-road
Como convém a um veículo de grande força e personalidade, o on-road
C3 XTR tem aspecto externo ao mesmo tempo exclusivo e protetor. Na linha
2009, as evoluções de estilo do XTR foram marcantes, visando um conjunto
coerente com sua proposta urbana.
Os novos pára-choques acompanham agora, em sua parte superior, a cor
da carroceria. Em sua porção inferior, detalhes exclusivos pretos e
alumínio acentuam elementos como força e robustez. Na traseira, o novo
pára-choque mantém coerência estilística com a frente, reforçando o caráter
protetivo da versão.
Lateralmente, a assinatura “XTR” se destaca agora dentro de uma saia
lateral de cor alumínio. Esta mesma saia e os arcos das rodas são cobertos
por um revestimento preto que vai do pára-choque dianteiro ao traseiro,
fornecendo uma proteção lateral eficaz.
As barras modulares do bagageiro, uma das características principais
do Novo C3 XTR, foram mantidas, se transformando em poucos minutos em
barras de carga transversais capazes de transportar até 60 kg. As rodas em
liga leve modelo Coyotte (aro 15”) mantém a exclusividade da versão.
Internamente, o Novo C3 XTR recebeu o novo revestimento “CT Caro” (versão
1.4i Flex), mantendo o couro na versão com motor 1.6i 16V.
O Novo C3 XTR passa a ser oferecido em cinco cores: Gris Aluminium
(prata), Gris Cendré (pérola), Perla Nera (preta), Rouge (vermelha) e a
nova cor Nocciola (verde).

Novos conteúdos tecnológicos a serviço do conforto e da segurança
A linha Citroën C3 2009 passa também a oferecer um novo pacote de
tecnologia (denominado Pack Clim Auto), composto pelo ar condicionado
digital, acendimento automático dos faróis e acionamento automático do
limpador do pára-brisa. Estes equipamentos são de série nas versões XTR 1.6
i 16V Flex e Exclusive 1.6i 16V Flex.

Ar condicionado digital: O sistema de ar condicionado automático é uma
evolução dos sistemas manuais, permitindo um conforto térmico mais
preciso e confortável, independente das condições climáticas
externas. Há também um sensível ganho estético no painel de bordo, já
que utiliza um mostrador digital.
Acendimento automático dos faróis: Os veículos equipados com este
dispositivo acendem automaticamente as lanternas e os faróis baixos
em caso de luminosidade insuficiente ou de funcionamento continuo do
limpador de pára-brisa.
Acionamento automático do limpador do pára-brisa: Graças à presença de
um sensor de chuva, instalado no pára-brisa, atrás do espelho
retrovisor interno, o limpador será acionado automaticamente quando
for detectada a presença de água no pára-brisa. Com essa função
ativada, a cadência de funcionamento do limpador será adaptada à
intensidade da chuva.


Prazer ao dirigir assegurado pelo novo acerto de suspensão
Equipado com duas opções de motorização, 1.4i Flex e 1.6i 16V Flex
(ambos com excelentes valores de potência e de torque), um conjunto
mecânico totalmente adaptado às condições brasileiras e um moderno sistema
de direção elétrica de série (em todas as versões), o Novo Citroën C3 reúne
todas as características para oferecer prazer ao dirigir acima da média de
seu segmento.
Os aperfeiçoamentos mecânicos aplicados à linha 2009 tiveram um único
objetivo: proporcionar ainda mais conforto aos usuários. O grande destaque
é o novo acerto de suspensão, redimensionado para oferecer mais suavidade e
bem-estar aos usuários. O Novo Citroën C3 recebeu novas molas e
amortecedores, adaptados a um novo conceito de suspensão, mais “confort”.
“As leis de amortecimento, tanto dianteiras como traseiras, são
novas, absorvendo melhor os impactos e disponibilizando um maior conforto
de rodagem, independente das condições do pavimento”, afirma Marcello
Capella, responsável pela área de Dinâmica Veicular – Engenharia Mercosul.
As mudanças foram incorporadas em todas as versões, sendo adaptadas
às características individuais de cada uma (massa, pneu, freqüência natural
etc).
“É importante ressaltar que não houve alteração das prestações
dinâmicas ou da segurança ativa do veículo”, explica Sergio Rodrigues,
diretor de Pós-vendas da marca Citroën.

Novo Citroën C3: Para saber mais

Direção elétrica: prazer e economia
Projetado para variar a potência continuamente conforme a velocidade
do veículo, o sistema de direção elétrica apresenta vantagens em comparação
aos sistemas hidráulicos convencionais. Algumas delas:
Maior precisão, garantida pelo gerenciamento eletrônico do sistema que
processa informações como velocidade do veículo e ângulo de
esterçamento do volante para definir os parâmetros de direção;
Redução de peso e de ruído devido à ausência da bomba de direção, de
fluído hidráulico e de linhas de fluído;
Por não depender do esforço do motor, proporciona economia de
combustível;
Maior prazer e segurança na condução na cidade ou na estrada porque o
volante mantém o peso correto em qualquer circunstância.

Motores modernos e flexíveis
O Novo Citroën C3 oferece duas opções de motorização: o 1.4i e o 1.6i
16V, ambos Flex. Todas as versões utilizam transmissão MA, manual de cinco
marchas mais ré, com relações escalonadas para o mercado brasileiro e
comprovada suavidade de funcionamento.

Motor 1.4i Flex: força e economia
Quem busca agilidade no trânsito e não abre mão da economia encontra
no motor 1.4i Flex o conjunto ideal. Com 1.360 cm3, este motor
disponibiliza 80 cv quando utilizado com gasolina e 82 cv quando utilizado
com álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo é de 12,6 kgfm com gasolina
ou álcool, alcançado a 3.250 rpm.
O resultado prático é um carro bastante agradável de dirigir, mesmo
em giros baixos. A disposição do motor pode ser comprovada pelo tempo de
12,1 segundos que o carro leva para acelerar de 0 a 100 km/h com 100% de
gasolina (12,0 s com 100% de álcool) e nos 171 km/h atingidos na velocidade
máxima com 100% de gasolina (173 km/h com 100% de álcool).

Motor 1.6i 16V Flex: desempenho superior
Para quem exige desempenho, a marca disponibiliza a opção do motor
1.6i 16V Flex. Com 1.597 cm³, este motor disponibiliza 110 cv quando
utilizado com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600
rpm.
Uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, alcançado a
4.000 rpm (14,5 kgfm com gasolina e 15,8 kgfm com álcool), qualidade que
proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em
conseqüência, maior prazer em dirigir. A disposição do motor pode ser
comprovada pelo tempo de 9,8 segundos que o carro leva para acelerar no 0 a
100 km/h e nos 196 km/h atingidos na velocidade máxima.
Entre as principais características de construção deste motor,
destacam-se o coletor moldado em plástico, para enchimento uniforme da
câmara de combustão, o cabeçote de alumínio, que contribui para a redução
de peso, e os eixos de comando com tuchos hidráulicos.
Tanto o motor 1.4i Flex como o 1.6i 16V Flex são equipados com
acelerador eletrônico, sem cabo.

Conjunto mecânico confiável
O conjunto de suspensões do Novo Citroën C3 foi desenvolvido para
proporcionar máximo conforto e bem estar aos ocupantes, independente do
tipo de pavimento. Na dianteira, o modelo utiliza um sistema Mac Pherson,
com rodas independentes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira, o sistema é composto por
uma travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
Os pneus, específicos para o mercado nacional, foram desenvolvidos
pela Goodyear e utilizam as medidas 185/65 R14 (GLX 1.4i Flex) e 185/60 R15
(demais versões).
O sistema de freios do Novo Citroën C3 conta com auxílio de ABS de 4
canais e distribuição eletrônica da potência do freio EBD (Electronic
Breakforce Distribution) nas versões equipadas com motorização 1.6i 16V. O
ABS utiliza ainda um sistema de auxílio à frenagem de emergência (AFU). Em
frenagens de emergência, caracterizadas pela maior pressão no pedal, o
pistão principal aciona um pistão suplementar encarregado de aumentar a
pressão do sistema ao nível máximo. Essa função ajuda a reduzir,
consideravelmente, a distância de frenagem. À velocidade de 100 km/h, a
distância de parada pode ser reduzida em até 25%.
Para uma melhora adicional na segurança dos freios, as luzes de
advertência do Novo Citroën C3 ligam automaticamente no caso de
desaceleração repentina. Elas são desligadas quando o veículo acelera
novamente ou quando o motorista ativa o botão de controle correspondente.

Um interior arejado e luminoso
O Novo Citroën C3 é surpreendentemente amplo para um compacto. A
largura externa de 1,667 milímetros, aliada à distância entre-eixos de
2,460 milímetros, garantem um ambiente em que os passageiros podem ficar
relaxados. O generoso espaço interno pode ser medido ainda pela notável
dimensão de 140 milímetros para liberdade de movimento nos bancos da frente
e no traseiro. A característica mais significativa do projeto, no entanto,
é a altura de 1,519 milímetro, excepcional para um veículo de 3,850
milímetros de comprimento.
A grande altura do habitáculo gera espaço suficiente para elevar a
altura dos bancos sem comprometer o espaço para a cabeça de motorista e
passageiros. Essa característica permite aos ocupantes do Novo Citroën C3
uma visão clara da estrada e do entorno, resultando em grande conforto
visual. A forma arredondada do pára-brisa e o posicionamento da coluna
dianteira (mais recuada que o normal) garantem perfeita visibilidade
periférica. Entrar e sair deste ambiente luminoso e arejado é fácil graças
aos bancos que oferecem posição de assento mais natural, ao formato em arco
das colunas e ao grande ângulo de abertura (68°) das portas.
Os bancos anatômicos são projetados para oferecer conforto em
qualquer circunstância. Para garantir viagem confortável aos passageiros de
todas as estaturas e porte físico, os bancos dianteiros correm sobre
trilhos de longo curso (230 milímetros) e o do motorista pode ser ajustado
verticalmente. O volante também pode ser ajustado na altura e na
profundidade, recurso ainda raro em carros do segmento. Outra
característica incomum nos modelos concorrentes é o descansa braço
rebatível nos bancos dianteiros. Em todas as versões do Novo Citroën C3 o
consumidor pode também optar pelo revestimento interno em couro,
valorizando ainda mais o interior do veículo.
O conforto acústico deve servir como referência para os carros da
mesma categoria. Todas as versões do Novo Citroën C3 fabricadas no Brasil
recebem um acréscimo de materiais fonoabsorventes, garantindo ambiente
tranqüilo a bordo.
Outra preocupação dos técnicos da Citroën foi dotar o C3 de um
excelente nível de conforto térmico, requisito fundamental para a boa vida
a bordo. O sistema de ar-condicionado do C3 é silencioso e eficiente,
assegurando a manutenção da temperatura desejada pelos usuários. O sistema
conta com quatro difusores de ar que asseguram grande vazão de ar com baixa
emissão de ruído. Outros itens são oferecidos com o ar-condicionado, como o
filtro de pólen de carbono ativado (anti-odor) e pára-brisa refletor. Esse
tipo de pára-brisa inclui uma lâmina de metal inserida entre duas camadas
de vidro. Essa lâmina é encarregada de refratar o calor externo para
garantir que a temperatura interna do painel permaneça sempre em até 30°C,
temperatura abaixo do padrão nos carros com pára-brisa convencional. O
recurso reduz a temperatura na extremidade dianteira do veículo,
diminuindo o tempo que leva para estabelecer uma temperatura agradável no
compartimento do passageiro. Além disso, o brilho do sol através do
pára-brisa deixa de ser um motivo de desconforto para os ocupantes.

Tudo ao alcance das mãos
Os controles a bordo do Novo Citroën C3 foram criados para serem
práticos e ergonômicos. Todas as funções foram projetadas para simplificar
e facilitar o uso ao máximo, sem abrir mão do desenho elegante. Os
instrumentos do painel são de fácil leitura. O módulo principal é composto
por velocímetro digital com grandes números em fundo laranja, combinação
que leva em conta o conforto visual. O visor central, em formato
retangular, abriga ainda os hodômetros total e parcial, o indicador do
nível de óleo do motor e o indicador de manutenção, que informa o prazo
restante antes da próxima revisão de manutenção. O visor central é ladeado
por dois arcos com as escalas digitais da temperatura do motor e do nível
de combustível. Uma barra em forma de arco acima do módulo acolhe o
conta-giros analógico. Todas as luzes espia estão distribuídas na parte
inferior do módulo principal.
O painel conta com o recurso “black panel” (painel em preto), também
presente nos demais modelos da marca. Por meio deste recurso, o motorista
pode desativar a iluminação de todas as informações não essenciais à
condução e ter maior conforto em viagens noturnas. Eventuais ocorrências,
como elevação da temperatura do motor ou queda da pressão do óleo, são
assinaladas mesmo com o recurso ativado.
O volante de três raios tem diâmetro e espessura do arco estudados
para favorecer boa pega, conforto e segurança. A coluna de direção comporta
as alavancas do limpador de pára-brisa, com comandos do rádio integrados, à
direita e, à esquerda, do comando dos faróis e das luzes de direção. O
painel de bordo e os acabamentos internos são revestidos em plástico de
alta qualidade. No módulo central está localizado o mostrador multifunções,
que abriga o visor do rádio e o relógio digital.
O módulo central concentra ainda os difusores de ar, dois
compartimentos para o sistema de áudio e os comandos do ar condicionado e
aquecedor. Ainda no centro do painel e ao alcance das mãos dos passageiros
da frente, as teclas do pisca-alerta e da trava elétrica das portas. Uma
infinidade de compartimentos para pequenos objetos estão distribuídos em
todo o interior. O porta-luvas tem capacidade para 7 litros. No console
central, porta-copos e, nas portas, mais dois amplos compartimentos. Todos
os painéis de porta foram desenvolvidos para acomodar pequenos volumes com
total segurança. Uma tomada de 12 volts equipa todas as versões.

No porta-malas, espaço e versatilidade
Com capacidade para 305 litros, o porta-malas do Novo Citroën C3
crédito da foto: Giulliano Ricciardi
ostenta uma capacidade excepcional para a categoria. Versátil, a capacidade
pode ser ampliada com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros na
proporção 40/60 para 1.155 litros. Até o teto, a capacidade volumétrica é
de 430 litros.
As dimensões são particularmente atraentes: o comprimento de carga é
de 0,60 metro e a largura entre caixas de rodas, de 1,04 metro. A altura é
de 0,59 metro sob projeção parcial.

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