NOVO STILO





Novo Stilo chega com câmbio Dualogic

Troca de marchas pode ser manual ou automática, com opção de “borboletas” no volante


Dirigir um carro com câmbio automático, mas que tenha performance esportiva. Hoje em dia, é difícil encontrar um veículo com essas características no mercado brasileiro. A Fiat promete isso e muito mais com o lançamento do novo Stilo. E pelo test-drive realizado na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no final de janeiro, parece que não é somente uma promessa, mas uma realidade bem palpável.

A grande novidade do novo Stilo é a teconologia de última geração, presente no moderno câmbio Dualogic automático, desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies. Trata-se de um câmio que traz know-how da Fórmula 1 – como o leitor já está cansado de saber, Fiat e Ferrari pertencem ao mesmo grupo italiano. E, não é só isso: ele permite ao motorista escolher se deseja conduzir o carro automaticamente ou manualmente. Realmente um sonho de consumo de muitos brasileiros.

Com o câmbio Dualogic, o motorista enfrenta o trânsito pesado das cidades sem as constantes e cansativas pisadas na embreagem e trocas de marchas. Mas quando o trânsito fica fluido, basta um leve toque na alavanca para transformar o câmbio em manual, proporcionando controle sobre as trocas de marchas e uma condução mais esportiva.

Além disso também é possível programar o modo esportivo. É só acionar a tecla “S”, ao lado da alavanca de câmbio, tanto no modo automático como no manual. Ao pressionar a tecla “S” no modo automático, as trocas de marchas passam a ser efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor. No manual o tempo de troca das marchas é reduzido, privilegiando a condução mais esportiva.

Mas tem mais. Para se sentir um verdadeiro Felipe Massa, o motorista pode optar pela troca de marchas através das “borboletas” no volante – a mesma tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli para F-1, que estreou na Scuderia Ferrari. E tudo isso com um sistema que não rouba potência do motor e ainda economiza combustível – algo totalmente diferente dos câmbios automáticos tradicionais.

A potência máxima vai de 112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool), nos motores 1.8 8 v flex e 167 cv na versão Abarth, com motor 2.4 20 v movido somente a gasolina.

Diante de tanta coisa boa, o leitor deve estar se perguntando, mas este tal de Dualogic não tem nada de ruim. Na verdade tem sim, mas não chega a ser um problema fatal. Por ter um torque bem esportivo, a versão automática dá pequenos solavancos no momento da troca de marchas. Poderia ser mais suave, mas aí também já seria mais para um sedã – o tal “carro de família” – que não é o caso de quem compra um Stilo.

Além do novo câmbio, o Fiat Stilo recebeu modificações estilísticas externas e internas que o deixam ainda mais moderno e bonito. Também ganhou novos equipamentos, como entradas USB e iPod para o rádio Connect com viva-voz Bluetooth integrado e leitor MP3/WMA; espelhos retrovisores externos com luzes de direção incorporadas; e, nas versões Sporting, vidros verdes escurecidos.

O novo Stilo chega ao mercado brasileiro em 5 versões: 1.8 8 v flex - R$ 51.270, Dualogic 1.8 8 v flex - R$ 53.760, Sporting 1.8 8 v flex - R$ 59.440, Sporting Dualogic 1.8 8 v flex - R$ 61.930 e Abarth 2.4 20 v gasolina - R$ 90.200.

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