CENTENÁRIO DO MODELO T



  • O Modelo T, carro que pôs o mundo sobre rodas, completa o seu 100º aniversário em 2008 e, para homenagear o “Carro do Século”, a Ford iniciou este mês uma série de comemorações programadas para se estender durante todo o ano. As celebrações começaram oficialmente no último fim de semana, com a exibição de uma coleção de Modelos T no tradicional Concurso de Elegância de Amelia Island, nos Estados Unidos.

  • Os Fordinhos, todos originais e impecavelmente conservados, ocuparam um lugar de honra no evento, que foi visto por cerca de 20.000 espectadores e fãs, como reconhecimento à contribuição que o modelo deu para a transformação da América em potência industrial no início do século XX.

  • O primeiro Modelo T produzido para venda saiu da fábrica no dia 1º de outubro de 1908. Foi o primeiro automóvel de baixo preço e produção em massa com peças padronizadas e disponibilidade de reposição. Era equipado com motor de quatro cilindros, de 20 hp, pesava cerca de 540 kg e atingia a velocidade máxima de 72 km/h, com consumo de 5,5 a 9 quilômetros por litro de gasolina.

  • A linha de montagem do Modelo T revolucionou a manufatura em 1913. Ele vendeu mais de 15 milhões de unidades até 26 de maio de 1927, quando uma cerimônia marcou oficialmente o fim da sua produção. Henry Ford o chamava de “carro universal”, um veículo confiável e de baixo custo que podia ser mantido facilmente e rodava com sucesso pelas estradas precárias da época.
  • Em 18 de dezembro de 1999, o Ford Modelo T foi nomeado o “Carro do Século” por um júri de 133 jornalistas automotivos e especialistas que partiram de uma lista de 700 candidatos em 1996 e, durante três anos, selecionaram progressivamente os concorrentes em sete rodadas de votações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010