Chegou o Novo Gol


Muita gente – principalmente aqueles ligados ao esporte – costuma dizer que “em time que está ganhando, não se mexe”. Mas a realidade é bem diferente. Em tempos de mudanças rápidas, tecnologias que se renovam em minutos, é importante realizar modificações, mesmo que seja em um automóvel que há 21 anos é o mais vendido do Brasil.

Pensando assim, o pessoal da Volkswagen resolveu incorporar ao Novo Gol elementos de design da primeira geração, como a linha lateral - um desafio da área de Design para a Engenharia e a Manufatura -, e ainda reviver as lanternas traseiras quadradas que marcaram o início da convivência do carro com o seu público fiel.

O Novo Gol é robusto, seguro, um carro confiável e versátil. Mas está somando a isso um novo design moderno e arrojado, mais espaço interno, novos e sofisticados detalhes de acabamento, uma nova plataforma, novos motor e câmbio, e muita tecnologia.

O Novo Gol está disponível, com quatro portas, nas versões 1.0 e 1.6, ambas com a opção do módulo Trend, um pacote de equipamentos que destaca ainda mais o design do carro, e 1.6 Power.

O lançamento mais aguardado do mercado nos últimos (muitos) anos chega com os novos motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 Total Flex e 1.6 Total Flex, da família EA111, instalados na posição transversal, que proporcionam melhor desempenho e consumo reduzido de combustível, e ainda menor nível de emissões.

Combinados ao câmbio MQ 200, o mesmo que equipa o Polo, a excepcional rigidez torcional da carroceria e o perfeito equilíbrio dinâmico da nova plataforma (derivada do Polo, com suspensão dianteira e coluna de direção ainda mais modernas) conferem ao Novo Gol excelente dirigibilidade.

Com a nova posição do motor, transversal, a carroceria pôde ser encurtada em 32 mm. Mais largo (5 mm) e mais alto (37 mm) por fora, o modelo oferece maior espaço interno para os ocupantes. Seu acabamento interno é cuidadoso, com ajustes perfeitos.
Diversas tecnologias combinadas elevaram o conforto acústico do veículo, tornando a rodagem suave como a de automóveis de segmentos superiores.

O Novo Gol foi projetado com a preocupação de se manter o baixo custo de manutenção e de reparo em caso de colisão. A frente do carro pode ser substituída, bastando soltar os parafusos que a fixam. O número do chassi vem marcado no assoalho dianteiro, com fácil acesso.

Dotado de imobilizador Immo 4, o mais moderno do mercado, e fechaduras das portas encapsuladas e protegidas, a expectativa é de que os custos do seguro do Novo Gol sejam extremamente atraentes. Ainda no quesito segurança, o modelo oferece duplo airbag frontal e freios ABS como opcionais para todas as versões.

Em seu desenvolvimento, que durou um total de 3,5 anos (desde os primeiros “sketches” até o início de sua produção na linha de montagem), o Novo Gol rodou 2 milhões de quilômetros, em testes de durabilidade e qualidade, enfrentando condições extremas como o calor de 51°C do deserto africano e o frio de 28°C negativos do Ártico. As rodagens foram realizadas na América do Sul, América do Norte, Europa e África. O carro também foi submetido a temperaturas de 40°C negativos em ensaios de câmara climática.

O Novo Gol é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo, que juntas receberam mais de 500 robôs e diversos equipamentos de última geração para suas linhas de montagem. Dentre eles, o destaque é o Sistema Framer, que faz o fechamento da carroceria com precisão de 2 décimos de milímetro. É o mesmo mecanismo usado na fabricação dos modelos Audi, na Alemanha, patenteado pelo Grupo Volkswagen.

Além de atender ao mercado brasileiro, o Novo Gol será exportado, principalmente para a América Latina. O Gol, que ultrapassou a marca de 5 milhões de unidades produzidas desde o lançamento em 1980, está presente hoje em mais de 50 países, com 800 mil unidades embarcadas.

No Novo Gol foram investidos R$ 1,2 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, simulação virtual, ensaios destrutivos, testes de durabilidade, novas máquinas e sistemas de produção, e treinamento de pessoal. Sem dúvida, o carro que está sendo lançado pela Volkswagen do Brasil pode, orgulhosamente, ser chamado de sucessor do seu modelo de maior aceitação até hoje no país. Desenvolvido no Brasil, por brasileiros, esse carro merece o nome que carrega: ele é o Novo Gol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010