Pais e escolas: é preciso inovar para atrair alunos. Saiba como conquistá-los

INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR




Grade pedagógica, capacitação, estrutura, cursos extra-curriculares, segurança, alimentação etc. Isso basta? Onde moram as principais exigências dos pais na hora de escolher uma escola?

As escolas devem inovar para atrair alunos (Divulgação)
As escolas devem inovar para atrair alunos
(Divulgação)

Soluções simples que resolvem grandes problemas na saída dos alunos (Divulgação)
Soluções simples que resolvem grandes problemas na saída dos alunos
(Divulgação)

Os pais estão atentos ao que a escola faz de diferente por seus alunos (Divulgação)
Os pais estão atentos ao que a escola faz de diferente por seus alunos
(Divulgação)
Escolher a escola em que um filho estudará envolve mais do que aspectos financeiros. É comum ouvirmos relatos de pais que, mesmo com o orçamento apertado, optam por instituições que ofereçam benefícios que superem suas expectativas, portanto, é possível agregar valor ao seu serviço e aumentar significativamente as chances de atrair um aluno (ou retê-lo).
Mas afinal, o que mais chama a atenção dos pais na hora de decidir pela escola do filho? Como encantá-los? Além da qualidade de ensino, capacitação técnica dos professores e cursos extra-curriculares; outras questões também são observadas atentamente e colaboram na hora da decisão: estrutura física, segurança, comunicação, segurança alimentar, tecnologia da educação, limpeza, valores e estímulo ao desenvolvimento cognitivo, físico e social.
No topo do ranking
Entre os itens mais importantes de acordo com os pais, a segurança é disparado o assunto mais relevante (seja dentro das escolas, quanto nas ruas do entorno). A administradora Priscila Barucco Grubba Nardy, de 40 anos, é mãe de um menino de 1 ano e 7 meses e contou que visitou cinco escolas antes de se decidir. “Considerei a estrutura física, avaliando se existiam riscos de acidentes mais sérios; tipo de móveis e disposição; como as salas de aulas estão alocadas e se obedecem uma ordem conforme o ano escolar dos alunos; e reparei na exposição das crianças menores e bebês dos demais”, contou Priscila. “Outra questão, foi a forma como a instituição lida com a retirada do aluno de suas dependências. Conquistou a minha confiança, ao tomar conhecimento de que a escola que escolhi utiliza tecnologia para preservar pela integridade do meu pequeno. Apenas pessoas autorizadas formalmente e com foto de identificação podem buscar meu filho”, disse ela.
Hoje em dia, existem algumas ferramentas que são aliadas das escolas para resolver questões que envolvem segurança de forma moderna e prática. O sócio-diretor do aplicativo Filho sem Fila explica que soluções para resolver grandes problemas vivenciados na saída dos alunos arrebatam a confiança dos pais. “Imagine a satisfação de um pai quando ele tem reduzido em 75% o tempo de espera pelo filho na porta da escola, fica menos exposto a violência urbana, não corre risco de cometer infrações de trânsito e, principalmente, tem a tranquilidade de que nenhum estranho pegará seu filho”, aponta Leo Gmeiner.
O Filho sem Fila garante que todos os funcionários da escola, não apenas os da portaria, saibam quais são as pessoas autorizadas a retirar cada criança, com fotos e documentos. Antes de sair de casa ou trabalho para buscar os filhos, os pais ou responsáveis avisam à escola, com um único toque no aplicativo, que estão a caminho e, ao se aproximar, um aviso é enviado automaticamente com a antecedência necessária, para que o aluno seja preparado para a saída. Desta forma, basta, ao responsável, encostar o carro na porta da escola e o estudante embarcar, sem que seja necessário procurar por uma vaga na rua e estacionar.
Outro ponto levantado pelos pais é a importância de serem informados sobre o que acontece com as suas crianças quando estão na escola. Por isso, além das ferramentas tradicionais (e-mails, reuniões de pais), é recomendável utilizar o WhatsApp ou criar grupos fechados no Facebook para posts do dia a dia.
Por isso, de forma ainda mais moderna e prática, o colégio pode usar as funções Agenda e Comunicados (disponíveis inclusive no app Filho sem Fila) para enviar fotos, links e textos para pais específicos, turmas ou para todos os responsáveis de forma simples e intuitiva.
Com os olhos dentro da escola
E para os pais que desejam acompanhar o filho durante o período escolar? Câmeras instaladas nas diversas dependências do prédio e interligadas a um sistema de monitoramento permitem acesso remoto e controlado.
O sócio-fundador da Berith Tecnologia, Marcello Valcézia Castro Nascimento, explicou que este serviço é muito simples, porém, fundamental na gestão escolar. “O acesso das imagens é feito pelo site e permite total controle da escola. Por meio de um painel web prático e intuitivo, a escola controla os dias, horários e câmeras que os pais visualizarão, utilizando login e senha individuais, com acesso pelo desktop e smartphones, detalha Nascimento.
Alimentação como atrativo
Vale a pena mostrar que a escola investe em educação nutricional. Ter um profissional acompanhando a rotina dos alunos, fornecendo orientação sobre o consumo de alimentos saudáveis e o cardápio ideal, também é um fator decisivo (principalmente para as crianças que sofrem algum distúrbio alimentar). “Em cada fase, a criança precisa de alimentos adequados para o bom crescimento e desenvolvimento. Por isso, a importância de um cardápio específico para cada faixa etária favorece a boa aceitação e nutrição. A educação alimentar inicia-se o quanto antes, por meio de atividades lúdicas, práticas e vivências da criança com o alimento e o meio que a cerca”, salientou a nutricionista Fabíola Lomes, da Bio Nutri Assessoria e Consultoria Nutricional.
Além disso, ao contar com os serviços de um nutricionista, a escola está respaldada por um profissional que orienta e supervisiona a alimentação escolar, informa sobre as adequações necessárias e implementa esse serviço de acordo com a legislação.
Para Leo Gmeiner, "atualmente, uma instituição escolar precisa ser criativa e inovar, ir além de uma grade pedagógica de qualidade e uma estrutura adequada. As pessoas querem mais e, estão cada vez mais exigentes. E estamos no momento de planejamento 2018. Por isso, oferecer mais e melhor, com custo reduzido ou zero é a receita para atrair alunos", aconselhou Gmeiner.

Sobre o Filho sem Fila
O aplicativo foi idealizado e desenvolvido em 2013, a partir da necessidade de um pai que identificou um método de perder menos tempo durante esta rotina diária, além, é claro, de manter os alunos e os pais mais seguros. O Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes escolares durante a saída.

Atende mais de 100 escolas em todo o País, e está presente em 11 Estados e 30 cidades, nas quais promove economia de cerca de 30 horas/ano para cada pai que utiliza o sistema diariamente. Atualmente, são aproximadamente 30 mil alunos e 50 mil pais ou responsáveis usuários do sistema.

Alguns números:
Ganho de 30 horas/ano por pai
Cerca de 80 mil usuários entre alunos e responsáveis
900 mil chamados de alunos
Mais de 200 mil horas economizadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010