Três de três: 3 temporadas de Fórmula E, 3 títulos para a Renault e.dams







A RENAULT CONFIRMA SUA DOMINAÇÃO NO CAMPEONATO DE FÓRMULA E, CRIADO HÁ TRÊS ANOS. A PERFORMANCE E A ENERGIA DA RENAULT E.DAMS FORAM DEVIDAMENTE RECOMPENSADAS, COM O TERCEIRO TÍTULO CONQUISTADO PELA EQUIPE NO CAMPEONATO FIA DE FÓRMULA E.
Já na primeira temporada, a Renault e.dams venceu o título de equipes, repetindo a façanha no ano seguinte, e a equipe reafirma sua supremacia vencendo consecutivamente um terceiro título na última corrida em Montreal. Já Sébastien Buemi perdeu o título de pilotos no primeiro ano por apenas um ponto, mas foi consagrado no ano seguinte na final em Londres, após uma corrida alucinante.
Neste ano, a Renault e.dams conseguiu vencer mais uma vez, graças ao recorde de 6 vitórias em 12 corridas, sendo a única escuderia a marcar pontos em todas as corridas. Batalhando novamente pelas duas coroas, a equipe e Sébastien Buemi vencem já na prova de abertura, em Hong Kong. Novos sucessos aconteceram em Marrakesh e Buenos Aires. A Renault e.dams e o piloto suíço continuaram a trajetória de vitória em Mônaco, onde o piloto suíço largou da pole position, sua primeira na temporada, mantendo-se imbatível no traçado do principado. Na semana seguinte, em Paris, o líder do campeonato ofereceu a primeira vitória à Renault e.dams em casa. Ele conquistou uma nova vitória na segunda corrida de Berlim, a 6ª em 8 corridas. Já Nico Prost sempre ajudou a equipe a se aproximar do título, conseguindo valiosos pontos a cada etapa e tornando-se o único piloto a realizar tal façanha.
A corrida pelo título de pilotos se mostrou bastante apertada na final de Montreal, pois apenas 18 pontos separavam Sébastien Buemi de seu rival, Lucas Di Grassi, antes da última corrida. No sábado, a equipe teve um dia extremamente difícil com o acidente de Sébastien nos treinos livres e sua desclassificação naquela noite, mas a falta de sorte se repetiu no dia seguinte, com uma corrida complicada para os dois pilotos.  
Pioneira e líder europeia em veículos elétricos, desde 2013 a Renault participa oficialmente como parceira técnica do novíssimo campeonato de monopostos 100% elétricos, a Fórmula E. O envolvimento da Renault vai mais longe ao se tornar patrocinadora oficial da escuderia e.dams, de propriedade de Alain Prost e Jean-Paul Driot, antes do início da primeira temporada que aconteceu em Pequim, em setembro de 2014. Com esta parceria, a Renault investe plenamente em uma categoria completamente inédita e bastante inovadora, com o desejo de valorizar seu know-how tanto no automobilismo esportivo como em veículos elétricos. O envolvimento e o sucesso na categoria são indiscutivelmente aceleradores do desenvolvimento de sua gama de veículos elétricos. Neste ano, a Renault apresentou o ZOE e-sport concept no Salão do Automóvel de Genebra, uma versão turbinada de seu modelo icônico, que é resultado das tecnologias da Fórmula E.
A Fórmula E é um campeonato inovador, com uma estratégia colaborativa com seus fãs, por meio de corridas organizadas nos centros das maiores metrópoles. A Fórmula E conta com a participação de montadoras de primeira linha, o que demonstra sua seriedade. O anúncio da chegada de outras montadoras, como Porsche e Mercedes para as temporadas 5 e 6, confirma o valor desta categoria no futuro.
A Renault e.dams conquistou um total de 268 pontos, que culminaram com sua terceira consagração. Sébastien tem um total de 157 pontos e 6 vitórias e Nico tem 92 pontos.
A equipe Renault e.dams agradece suas parceiras HP, Richard Mille, Lemo, Julius Baer e 8Js por seu envolvimento e apoio durante toda a última temporada, as quais contribuíram significativamente para o seu sucesso.
A Renault e.dams tem presença marcada na próxima temporada, para novas emoções e novos sucessos.
Alain Prost, coproprietário da escuderia“Em primeiro lugar, desejo cumprimentar Jean-Eric Vergne por sua primeira vitória na Fórmula E, assim como os outros pilotos e Lucas Di Grassi, por ter vencido o campeonato de pilotos. Viemos para ganhar os dois títulos hoje, mas isso acabou jogando contra nossa sorte. O campeonato está a cada dia mais competitivo e difícil. Estamos muito felizes por ter vencido o título de equipes pela terceira vez consecutiva. O espetáculo e o entusiasmo deste fim de semana foram excepcionais, e nós corremos em um dos melhores circuitos da temporada. Todo mundo estava muito feliz de estar aqui. Quero agradecer a todos nossos parceiros pelo apoio, especialmente a Renault. Encontro marcado para o próximo ano para, assim espero, conquistar novos sucessos”.
Jean-Paul Driot, coproprietário da escuderia“Para mim, o fim de semana de corrida em Montreal foi um dos mais difíceis de toda minha carreira como coproprietário da equipe, mas quero parabenizar toda a equipe de mecânicos pelo trabalho incrível que eles realizaram para permitir que o Sébastien Buemi continuasse na luta pelo título, apesar da maior colisão já ocorrida para um carro de Fórmula E durante as três últimas temporadas. Estamos muito satisfeitos por vencer o campeonato de equipes pela terceira vez em três temporadas. Espero que não haja mais conflitos de datas com outros campeonatos no futuro, para que a equidade esportiva seja sempre respeitada”.
Jérôme Stoll, Presidente da Renault Sport Racing: “Quando a Renault entrou para a Fórmula E desde o início, queríamos vencer e inovar, como fazemos sempre. Vencer três títulos em três temporadas é absolutamente excepcional. Quero cumprimentar toda a equipe pelo trabalho feito durante toda a temporada. O nível aumenta a cada ano, mas graças às suas competências inigualáveis em tecnologias elétricas, a Renault continua mais do que nunca a líder da Fórmula E. Estaremos presentes na próxima temporada para manter nosso título e tentar novamente a dobradinha com o título de pilotos”. 
Nico Prost, #8“Essa não foi uma temporada fácil. Tive dificuldades nos treinos classificatórios durante toda esta temporada e não estou satisfeito com meu sexto lugar no campeonato. Saímos de Montreal com o título de equipes, o que era um dos dois objetivos, e agora daremos o nosso melhor para voltar mais fortes no próximo ano”.
Séb Buemi, #9: “Estou contente pela equipe, eles mereceram esse título. O carro foi muito bom durante todo a ano. Infelizmente, a final não terminou bem para mim, mas faz parte do jogo e é preciso aceitar isso. Cabe a nós aprender com nossos erros e voltar mais fortes no próximo ano”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010