Rinaldi conquista recertificação NBR ISO 9001/2015 na área da qualidade





Bento Gonçalves (RS) – A Rinaldi trabalha diariamente em busca da excelência na produção de pneus e câmaras de ar na fábrica em Bento Gonçalves (RS). A preocupação com a qualidade é um dos pilares da empresa, que acaba de conquistar a recertificação NBR ISO 9001/2015. Após 12 meses de muito trabalho e o envolvimento de todos os colaboradores, a marca 100% brasileira cumpriu os requisitos para receber o Certificado de Conformidade recomendado pelo órgão responsável, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

“A recertificação baseada nas normas da NBR ISO 9001/2015 permite que a empresa opere de forma planejada na busca de resultados alinhados aos anseios dos clientes”, explicou Ângelo Soria Alvaro, coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade da Rinaldi. “A iniciativa mostra que a Rinaldi está totalmente voltada ao consumidor, sempre buscando aperfeiçoar os seus processos e colocar no mercado produtos que atendam às exigências dos clientes, perpetuando e ampliando o negócio.”

Com a aplicação da versão atualizada das normas que regem a área da qualidade, o processo fabril ficou ainda mais eficaz. “Em comparação com as versões anteriores, a NBR ISO 9001/2015 ficou mais sistêmica, ou seja, eliminou a possibilidade de haver sistemas paralelos. Assim, a revisão do Sistema de Gestão da Qualidade envolveu todos os colaboradores da empresa. A direção desenhou as estratégias, a gerência desenvolveu os processos de forma alinhada e cada colaborador executou suas tarefas com eficiência.” 

O envolvimento total da equipe no processo de recertificação demonstra a importância dada pela Rinaldi à área da qualidade. “A adesão foi total, tanto nas padronizações dos ambientes de trabalho quanto dos métodos e documentações. As atividades foram mapeadas e, sempre que sofrem alterações, o sistema é atualizado e todos os envolvidos são treinados para cumprirem o novo processo. O objetivo maior é alcançar a excelência no atendimento aos clientes e no desenvolvimento dos processos fabris”, concluiu Alvaro. 

Sobre a Rinaldi – A Rinaldi iniciou as atividades em 1969 com 60 colaboradores e 15 mil m² de área fabril para produção de materiais de recauchutagem em Bento Gonçalves (RS). A empresa ampliou a produção com as câmaras de ar para as linhas automotiva, transporte e industrial na década de 80, além de introduzir a fabricação de pneus e câmaras de ar para as linhas de motocicletas, agrícola, industrial (não motorizada) e charretes. 

A busca pela excelência refletiu em credibilidade no mercado e fortes parcerias. Muito mais que em espaço físico, com área fabril de 35 mil m², a Rinaldi cresceu na geração de empregos diretos, atualmente com 700 colaboradores, e conquistou reconhecimento no mercado.

A fábrica conta com a Certificação da Gestão de Qualidade ISO 9001/2015 e com o aval do INMETRO nos seus produtos da linha de motocicletas. Na área ambiental, a empresa possui o Certificado de Destruição Térmica, por destinar 100% dos seus resíduos sólidos a uma cimenteira para geração de energia. Para conhecer os produtos da Rinaldi, acesse o site oficial.  

Mundo Press Jornalismo Estratégico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010