IBOPE Repucom: Ranking digital dos clubes brasileiros de agosto/2017






Flamengo assume a liderança em inscritos no YouTube; Chapecoense registra nova queda e perde a 6ª posição para o Grêmio; São Paulo bate marca de meio milhão de inscritos no YouTube; Santos ultrapassa 7 milhões de inscritos em suas redes; Clubes do TOP 5 registram grande volume de crescimento
São Paulo, 2 de agosto de 2017 - Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom divulga o desempenho dos clubes de futebol do Brasil nas redes sociais para agosto/2017. O estudo destaca a conquista da liderança do Flamengo em inscritos no YouTube entre os clubes brasileiros. A “FLA TV” superou o crescimento da “TV Palmeiras”, que também ultrapassou os 600 mil inscritos no último mês, e se mantém como o clube com maior crescimento absoluto em volume de seguidores neste ano, considerando todas as plataformas.
No que depender do atual líder, Corinthians, a disputa será acirrada. O clube paulista, que lidera o ranking desde o início das medições e ostenta a liderança em seguidores no Twitter entre os clubes brasileiros, registrou no último mês seu maior crescimento em 2017, somando 266 mil novos inscritos em suas redes sociais. Com isso, o clube paulista mantém vantagem de 166 mil seguidores para o Flamengo.
O ranking atual também destaca o Santos Futebol Clube, por ultrapassar a marca de 7 milhões de inscritos em sua base digital, consolidando sua posição no TOP 5. O São Paulo também registrou um feito de destaque ao ultrapassar a marca de 500 mil inscritos na SPFCTV, sua conta oficial no YouTube, e se junta a Flamengo e Palmeiras como os únicos clubes a ultrapassarem meio milhão de inscritos em seus canais oficiais na plataforma de vídeos.
Como destacado no mês anterior, a Chapecoense diminuiu seu ritmo de desenvolvimento e registrou perda de seguidores pela segunda vez consecutiva em seu Facebook e Instagram. A “Chape” foi o único clube a registrar crescimento negativo, se comparado com o mês anterior, o que contribuiu para que a equipe catarinense perdesse a 6ª posição para o Grêmio. Com este feito, os tricolores gaúchos retomaram o posto de clube com maior base digital da região sul do país.
O levantamento destaca, ainda, o crescimento expressivo no volume de inscritos nas plataformas oficiais dos clubes presentes no TOP 5 do ranking. No levantamento de julho, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, somados, registraram 370 mil novos inscritos em suas redes sociais, já no levantamento atual, estes clubes somaram mais de um milhão de novos inscritos, um crescimento que supera 170%.
Veja abaixo o levantamento completo de agosto de 2017:
agosto
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.

Sobre o IBOPE REPUCOM 
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.





Gabriela Leocádio
Mariana Sabó
Maria Cláudia Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barba exige cuidados básicos, mas fundamentais

Atletas da delegação olímpica brasileira são recebidos no Palácio do Planalto

FPT Industrial chega a marca de 30.000 motores GNV vendidos no mundo