Alunos da FEI desenvolvem projetos para solucionar problemas de Transporte e Mobilidade Urbana






Entre os trabalhos de conclusão de curso estão modelo de estacionamento vertical, embarcação para regiões de difícil acesso e um veículo capaz de monitorar os buracos nas vias paulistas
Para melhorar o dia a dia nas grandes cidades, os alunos do Centro Universitário FEI produziram projetos de conclusão de curso, que trazem soluções e novas ideias para os desafios urbanos nas áreas de Transporte e Mobilidade Urbana.
Um dos projetos, o Vertical Parking, foi idealizado para minimizar a área ocupada por veículos estacionados nos grandes centros. É um estacionamento vertical, rotativo, com capacidade de 12 veículos, ocupando um espaço de aproximadamente 2,5 carros estacionados lado a lado, podendo ser usado em áreas comerciais, estacionamentos de indústrias e eventos.
Pensando em melhorar a qualidade das vias paulistas, outro grupo desenvolveu um protótipo de veículo capaz de monitorar e comunicar a posição dos buracos e imperfeições do asfalto. O HD-PI Hole Detect-PI promete reduzir o custo de operação e o tempo de reparo das vias asfálticas.
Outro projeto é o Ariranha, que consiste em um modelo de embarcação que se assemelha a balsa. O projeto foi pensado em facilitar as navegações em regiões próximas às margens de rios, que geralmente são de difícil locomoção marítima.
Saiba mais sobre os projetos:
Ariranha - Devido à dificuldade de locomoção que os veículos motores apresentam para atingir localidades remotas em regiões lacustres, ou até mesmo em rios navegáveis onde os meios de acesso são limitados, o projeto Ariranha se apresenta como uma alternativa de transporte para o deslocamento nestas águas. A partir do estudo empregado, analisa-se a viabilidade deste modelo de embarcação que se assemelha a balsa, porém o motor do veículo a ser transportado será o agente que proporcionará potência necessária para propulsão, e assim possibilitar a travessia do conjunto.
Fortress - Projeto de engenharia básica para um carro-forte de transporte de valores redefinindo seus parâmetros de segurança e ergonomia.
Kolibri – Projeto de aeronave de asas rotativas (helicóptero) rádio controlada. Os possíveis usos de tal aeronave podem incluir, mas não se limitam a, hobby e filmagens aéreas.
Vertical Parking- É um estacionamento vertical, rotativo, com capacidade de 12 veículos, ocupando um espaço de aproximadamente 2,5 carros estacionados lado a lado, podendo ser usado em áreas comerciais, estacionamentos de indústrias e eventos. Além disso, oferece montagem rápida, sem necessidade de trabalhadores operando, pois o próprio condutor irá retirar seu ticket e com um sistema de controle o estacionamento fará a correlação com a plataforma que seu carro se encontra.
HD-PI Hole Detect-PI - Criação de mecanismo de controle de grandes vias de uso público a fim de comunicar a posição dos buracos e imperfeições, reduzindo o custo de operação e tempo de reparo das mesmas. O estudo utilizou como protótipo um carro de controle remoto equipado com módulos de acelerômetro e GPS, que coletam as informações das pistas e o posicionamento instantâneo das imperfeições.
Sobre o Centro Universitário FEI
Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.
Mantida pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação latu sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Grupo CDI - Comunicação e Marketing
Beatriz Libonati
Flávia Tavares
Cláudia Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010