Nicolas Ferreira entra para história do FMX nacional ao acertar o frontflip










Após meses de treinos, piloto executou a rotação para frente durante show de freestyle motocross na 15ª edição do Barretos Motorcycles

 
Nicolas Ferreira backflip seat grab
O frontflip representa um dos maiores marcos evolutivos do freestyle motocross. A execução da manobra envolve risco, técnica e certa engenhosidade. Definitivamente, abriu nova porta através da qual o FMX evoluirá nos próximos anos. E Nicolas Ferreira é o primeiro brasileiro a cruzá-la. Em 29 de abril, o piloto radicado em Sinop (MT) acertou o frontflip durante a 15ª edição do Barretos Motorcycles.

Basta observar o frontflip para notar todo o risco envolvido. Porém, além do perigo que impressiona  aqueles que  assistem à manobra, Nicolas aponta algo que pela perspectiva do piloto preocupa mais: a falta de visão. O piloto explica que o frontflip é um salto cego. Ou seja, na rotação para frente perde o contato visual com o pouso. Retomado poucos instantes antes de acertar a recepção.

A manobra é um salto de fé ancorado na técnica.

Técnica que Nicolas levou por volta de sete meses para dominar, contando desde a primeira rotação até o sucesso em Barretos. Neste período, a execução passou até por evolução. Inicialmente, Nicolas manobrava numa rampa conhecida como kicker. Com projeção mais curta, porém, mais para cima. Depois, passou para a rampa utilizada nos saltos, ditos, “normais”, sobre maiores distâncias.

Normais, mas no caso nem tanto. A rampa para o frontflip tem uma diferença fundamental: em sua extremidade há uma plataforma móvel, que impulsiona a traseira da moto, possibilitando que o piloto execute o giro à frente. E para Nicolas construir o dispositivo, uma figura foi crucial: Giovani Ferreira. Pai e ex-piloto de motocross. Ambos analisaram os sistemas utilizados pelos pilotos estrangeiros e criaram a solução brasileira.

No fim, após muito empenho, erros e acertos, Nicolas conseguiu. Aos 20 anos, tornou-se o primeiro piloto brasileiro a acertar o frontflip. E entrar no ainda restrito círculo desta manobra de vanguarda.

Nicolas Ferreira – “O frontflip envolve muitos desafios, como desenvolver a rampa articulada. Ainda há o risco do salto cego. Giro a manobra, e somente enxergo a recepção pouco antes de sentir a pancada do pouso. Apesar de tudo isso, ainda evoluí a manobra ao longo dos meses. No começo fazia o frontflip num kicker, com 11 metros de distância. Já para o Barretos Motorcycles utilizei outra rampa, saltando 15 metros de distância”.
 


Acesse: www.whipress.com/nicolasfmx
 
Nicolas Ferreira
Nicolas Ferreira pódio
Facebook
Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010