Mais tempo para o pedestre!











5 de maio de 2017
 
 
Editorial
 
   
Sinal amarelo para o pedestre
 
Exemplar, o caso mostra que ainda existe inteligência e humanidade, mesmo no trânsito maluco e feroz de uma cidade grande. Revela também que os tempos dos sinais de trânsito continuam desequilibrados, sempre em favor dos veículos motorizados: pedestres aguardam três, quatro minutos (tempo para cozinhar um miojo) e ganham um sinal verde que dura um átimo.

Desta forma é correto o anúncio da gestão municipal paulistana de 
estender em 20% os tempos dos sinais de pedestres. A informação foi divulgada ontem (3), na solenidade de lançamento da campanhaMaio Amarelo, uma ação educativa para reduzir as mortes no trânsito, em especial de motociclistas e pedestres, que a formam a maioria das vítimas, segundo dados do DetranSP.

Pedestres são maltratados em todas as cidades do Brasil, a julgar pelos resultados da campanha Calçada Cilada, que apresentou ontem os resultados de 28 dias da maratona: quase 1.600 “armadilhas” foram flagradas em calçadas e faixas de pedestres, nas cinco regiões do país, um desrespeito inexplicável a quem anda. Cabe lembrar: cada pedestre, cada ciclista circulando na cidade significam carros a menos. Evitam colocar nas ruas mais motores, com suas emissões venenosas que geram uma série de doenças nas pessoas, nas cidades e no planeta, como alertam médicos do mundo inteiro em campanha contra a poluição do ar.

Boas promessas vêm de Salvador, na Bahia, onde o governo do estado anunciou dois projetos integrados de mobilidade: um VLT para conectar os subúrbios soteropolitanos ao Centro e um teleférico que ligará os bairros de encostas ao metrô da cidade. Duas boas iniciativas que têm o potencial de reduzir o tráfego pesado na capital baiana. Mas, ainda são projetos e podem levar anos, talvez décadas, para sair do papel.

Voltando aqui ao chão, calçadas e sinais para pedestres são o primeiro passo na construção de uma rede de mobilidade urbana. São medidas simples, baratas e de execução rápida. E permitem que as pessoas possam caminhar com segurança e conforto.

Por fim, retomando o episódio da senhora na Paulista, cabe lembrar o que está escrito no no Código de Trânsito Brasileiro (Art. 29 § 2º):

"Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

 
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Maio Amarelo - Dia da Mobilidade a pé
 
Data: 19/05/2017
 
Local: Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268, São Paulo-SP
 
Resumo: A proposta deste dia é refletir sobre como o caminhar aproxima as pessoas da cidade, ampliando o sentido de pertencimento e co-responsabilização.
 
 
21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito (ANTP)
 
Data: 28/06/2017 à 30/06/2017
 
Local: Centro de Eventos Pro Magno - Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo-SP
 
Resumo: O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito é um evento bienal realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), desde sua primeira edição em 1978.
 
 
 
TransitData 2017 - Workshop e Simpósio
 
Data: 22/05/2017 à 24/05/2017
 
Local: Santiago, Chile
 
Resumo: O 3º Workshop e Simpósio TransitData 2017, que realiza-se em maio no Chile, vai discutir o uso de dados para a definição de políticas públicas de transporte.
 
 
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