INSTITUTO ARCOR BRASIL COMEMORA 13 ANOS DE APOIO A AÇÕES EM EDUCAÇÃO EM CINCO ESTADOS






       O Instituto Arcor Brasil comemora no dia 25 de maio 13 anos de apoio a programas e projetos, próprios ou em parceria, que beneficiaram a mais de 2 milhões de crianças e adolescentes, sempre em respeito à sua missão de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação.

      Foram 428 projetos apoiados neste período, em mais de 30 municípios de cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba e Ceará. Somente em 2016 foram apoiados 33 projetos, envolvendo diretamente a 28.593 pessoas em cinco estados. O investimento foi de R$ 1,1 milhão, em ações que mobilizaram recursos de mais de R$ 3 milhões.

      Em 2017 são 28 projetos apoiados, em São Paulo e Minas Gerais. Uma das iniciativas próprias do Instituto Arcor Brasil é o Programa Escola em Movimento, que apoia projetos de escolas públicas que estimulam a vida ativa através do movimento.

      Neste ano estão sendo apoiados projetos de 10 escolas públicas em Contagem (MG) e 14 escolas públicas em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O Instituto Arcor fornece apoio técnico e financeiro, incluindo a capacitação de todos os educadores das escolas públicas beneficiadas.

     Estão sendo igualmente apoiados três projetos no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. São os projetos Maré Alta, em Ubatuba (SP), e Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, em Bragança Paulista.

      O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo. O Instituto Arcor é uma das mais de 70 organizações da América Latina associadas à RedEAmérica, aliança hemisférica de fundações, institutos e empresas que praticam investimento social privado. 

      Em 2017 também continua o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, formado pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa visa apoiar a qualificação da educação infantil em três municípios de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

      O Instituto Arcor Brasil prossegue o apoio, em 2017, ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Salãozinho de Humor de Piracicaba, iniciativas da Secretaria Municipal de Ação Cultural de Piracicaba e Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

      Atividade relacionada a essas duas iniciativas, está sendo implementado, desde o dia 26 de abril, o curso “Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula”, que será oferecido pelo Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), também com apoio do Instituto Arcor Brasil. O curso vai até 14 de junho e tem como público professores da região de Piracicaba, sendo voltado para o uso do desenho de humor e seus desdobramentos em sala de aula com crianças e adolescentes.

      Outras ações vinculadas à missão do Instituto Arcor Brasil continuam sendo apoiadas em 2017. Caso do Programa Amigos do Mar, de educação ambiental, realizado em parceria entre o Instituto e a base do Projeto Tamar em Ubatuba. 

      Prossegue, da mesma forma, o apoio à Rede Novas Atitudes.Com, que atua na região do Satélite Íris, em Campinas. Essa parceria data de 2004 e a próxima ação conjunta será a série de eventos relacionados ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

      Mais um projeto que continua sendo apoiado em 2017 é o da Cooperativa de Recicláveis “Antônio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas. A cooperativa passa desde 2013 por completa reformulação, com suporte técnico e financeiro do Instituto Arcor, em parceria com várias instituições.  

      São muitas atividades, portanto, apoiadas e protagonizadas pelo Instituto Arcor Brasil em 2017, dando continuidade à trajetória de ações na área de educação, de acordo com as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Arcor.     


Foto Bragança 121 – Assinatura de convênios com escolas de Bragança Paulista que participam do Programa Escola em Movimento (Foto Instituto Arcor Brasil)    

Mais informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barba exige cuidados básicos, mas fundamentais

Atletas da delegação olímpica brasileira são recebidos no Palácio do Planalto

FPT Industrial chega a marca de 30.000 motores GNV vendidos no mundo