Casamento: o que vestir











Consultora dá dicas para não errar na cerimônia

CURITIBA, 09/05/2017 – Pode parecer simples, mas as cerimônias de casamento ainda geram muitas dúvidas quanto aos trajes. Pode usar preto? O que devo usar nos casamentos de dia? E durante a noite? Pensando em facilitar a vida de quem está prestes a se casar e até dos convidados, a consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, Maria Inês Borges da Silveira, professora do ISAE – Escola de Negócios, separou algumas dicas que vão facilitar a organização.

Uma das coisas mais importantes do casamento são os trajes. A noiva, grande estrela da celebração, deve escolher um modelo que a favoreça, sinta-se bem e faça seu estilo, sempre observando a estação do ano e a temperatura do lugar em que a cerimônia e a festa serão realizadas. “O vestido pode ser confeccionado, comprado pronto ou até alugado. Em algumas famílias o vestido e herdado da mãe ou da vó. É uma questão de escolha”, comenta.

Ainda segundo Maria Inês, tanto o modelo, quanto o estilo dependem da formalidade da cerimonia, da hora e do local. Para casamentos formais, boas opções são os tecidos nobres, podem ser usados véus e vestidos com caudas. A luva é optativa. Já para casamentos menos formais (durante o dia, pela manhã ou à tarde), o vestido pode ser mais curto, no joelho ou pela canela, ou high-low abaixo do joelho na frente e até o tornozelo atrás. As cores vão do branco puro, marfim ao rosado, no caso de optar por outra são aconselháveis cores pastel. Agora se você pulo o religioso e fará a cerimônia de casamento apenas no civil, opte por um vestido ou conjunto que lhe cai bem, elegante e discreto.

Mães, sogras ou madrastas devem combinar e entrar em um acordo sobre os tons e o comprimento da roupas. É aconselhável que a mãe da noiva decida antes a sua cor e que observe o local e a hora da cerimonia para decidirem o comprimento dos trajes. “É bom evitar vestidos com decotes profundos fendas altas, justos demais, pois não são próprios para cerimonias”, explica.

Casamentos entre às 10h e às 17h, são os menos formais. Noivos podem optar por um terno marinho ou cinza chumbo, camisa branca, gravata discreta de seda cinza ou marinho. Padrinhos, ternos escuros, marinho, preto ou cinza chumbo. Convidados tem como opção ternos cinza ou marinho, durante o dia pode se usar ainda camisa de tom pastel, gravatas discretas combinando com o tom do terno ou da camisa e as convidadas sempre com vestidos curtos ou abaixo do joelho, tailleus de tecidos nobres.

É importante lembrar que casamentos após às 19h são mais formais. Para os noivos as opções são os fraques, nas cores preto ou cinza, calças listradas de preto ou cinza, colete cinza, camisa de colarinho de ponta virada, gravata Ascot-cinza, xadrez, azul de listras ou de nó corredio, sapatos pretos e meias cor preta de seda. Se você é padrinho ou convidado, ternos escuros caem muito bem. E para as madrinhas e convidadas, vestidos longos, semi-longos, com brilho ou não, e com tecidos nobres. “Quanto mais tarde for o casamento, mais formal ele será, é bom ficar atento aos horários para facilitar na escolha do traje”, finaliza Maria Inês.

Fonte: Bruna Bozza
P+G Comunicação Integrada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atletas da delegação olímpica brasileira são recebidos no Palácio do Planalto

Evento no Paraná debate inovação no lançamento regional do movimento 100 Open Startups

FPT Industrial chega a marca de 30.000 motores GNV vendidos no mundo