New Fiesta SEDAN ESPORTIVO, COMPLETO, GLOBAL: A NOVA GERAÇÃO CHEGA AO BRASIL




            Um carro totalmente novo no conceito, no design, na proposta. Este é o New Fiesta, que a Ford lança no Brasil em agosto. Produzido com uma plataforma inédita global, ele chega ao mercado brasileiro com o mais avançado nível de segurança veicular de seu segmento, além de trazer um padrão primoroso de design. O New Fiesta introduz mais tecnologia na categoria, tem excelente relação de custo e oferece alta qualidade.
            "O carro global da Ford é um sedan esportivo, criado para inovar o chamado segmento B Premium, formado por veículos de porte compacto com conteúdo. O New Fiesta foi concebido para ser referência em design e segurança, sem deixar de lado a qualidade e dirigibilidade com eficiência, apresentando a melhor relação custo-benefício da categoria", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
            Entre outras inovações, é o único do segmento a contar com 7 airbags e oferece 3 anos de garantia. O New Fiesta é um dos lançamentos mais importantes da Ford no mundo e chega para ocupar um lugar de destaque dentro do novo portfólio de produtos.
"O New Fiesta é um símbolo do atual momento de renovação da Ford no mundo. Foi projetado para ser um dos expoentes do nosso crescimento”, afirma Marcos de Oliveira.  

Totalmente novo
Sexta geração da linha, o New Fiesta é um produto verdadeiramente global, oferecido com o mesmo padrão de construção e design em todas as regiões do mundo. Sua plataforma, carroceria e interior são totalmente novos.
O projeto contou com a participação dos centros de engenharia e Design mundiais da Ford. E o Brasil, como terceiro mercado global da Ford e responsável por um dos cinco centros mundiais de criação de produto da marca, teve um papel de destaque no seu desenvolvimento.
O lançamento do New Fiesta começou em meados do último ano, na Europa, onde já vendeu mais de 500 mil unidades e é líder de mercado. Em seguida, o carro passou a ser vendido em diversos países da Ásia. Este ano, o New Fiesta chega simultaneamente aos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e outros países da América do Sul.
 Ele é produzido em cinco fábricas ao redor do mundo: em Cuautitlán (México) para as Américas, em Valência (Espanha) e Colônia (Alemanha) para a Europa, e Nanjing (China) e Rayong (Tailândia) para a Ásia.

O design externo
O design foi um dos focos principais desse trabalho, com o objetivo de criar um carro bonito, capaz de cativar e entusiasmar os consumidores de várias nacionalidades. “O New Fiesta oferece o design mais atual da sua categoria. Ele é um carro que se destaca, à primeira vista, pela grande beleza exterior”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford América do Sul.
O New Fiesta nasceu dentro da evolução do conceito Kinetic. Essa é uma moderna linguagem, cujo elemento principal é criar um efeito de “energia em movimento”. Através de desenho fluído, com planos rápidos e jogo de luz e sombra, o objetivo foi criar um veículo atraente, onde sobressaem os contornos, as proporções e a harmonia.
“Criar um carro bonito para agradar diferentes pessoas e culturas foi o objetivo central do projeto. O resultado é um sedan esportivo e com personalidade e muito caráter", diz João Marcos Ramos.
O New Fiesta é um automóvel atual. É um compacto Premium maior que os modelos convencionais hoje existentes e não perde em funcionalidade. Suas dimensões – 4,41 metros de comprimento com cerca de 1,70 m de largura; 1,45 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos – mostram um porte robusto e bom espaço interno na categoria. O porta-malas de 440 litros e acomoda diferentes bagagens.
            A frente do veículo enfatiza a sua personalidade. Com desenho dinâmico e elegante, é marcada por uma grade dianteira cromada de três barras e por outra grade inferior no formato trapezoidal. A superfície do capô é trabalhada e seus contornos elevam o conceito da sensação de movimento. Os faróis são alongados e avançam pelas laterais. Seus refletores internos têm tratamento sofisticado.
A impressão de agilidade é marcada pelo formato da lateral do New Fiesta. O desenho tem fluidez. As linhas e planos contínuos também induzem a impressão de movimento. Um toque de esportividade é visto nas suas proporções com a sua finalização inclinada.
Há ainda o recurso de uma marcante linha de caráter, que corre pela lateral em sentido ascendente. Ela ajuda a produzir um contraste de luz e realça a cor da carroceria. Também existe um friso cromado separando a carroceria das janelas cujo brilho reforça a elegância. As maçanetas alinhadas aos vincos laterais mantêm a expressão de movimento. A esportividade é destacada ainda pelas rodas de liga leve de 15 polegadas.
A traseira do New Fiesta é elegante. De perfil alto, tem uma linha de corte curta para garantir um caráter esportivo. Sua aparência é robusta, mas harmônica com as demais partes do veículo.
As lanternas são duplas e saem da tampa do porta-malas avançando no sentido da lateral do veículo. Há uma régua central cromada como elemento de acabamento sofisticado. O desenho do para-choque, em peça única e totalmente integrada, amplia a imagem de solidez. Uma faixa inferior em preto provoca um efeito que alarga visualmente o veículo.
            A esportividade e modernidade do New Fiesta estão também no leque de cores. São oito opções com tonalidades vivas ou sofisticadas, como as sólidas preto Bristol e branco Ártico, as metálicas prata Dublin, vermelho Magenta e cinza Varsóvia e as perolizadas vermelho Córdoba, verde Coimbra e azul Montecarlo.

O design interno
Os designers e engenheiros do New Fiesta pensaram em todos os detalhes do interior do veículo. A cabine apresenta um estilo e posicionamento tipo “cockpit”. Ou seja, permite envolver os ocupantes e dá fácil acesso às posições de comando.
Também foi criado um ambiente visualmente atraente. A forma é esportiva e agradável aos sentidos, principalmente pelo uso de materiais de acabamento com toque suave.  
"O objetivo de agradar aos sentidos é a mais nova tendência do design interno. Além de criar um impacto visual importante, usamos materiais "soft touch" e buscamos uma ergonomia apurada", explica Ramos.
Os ajustes da coluna de direção, os bancos bem posicionados e com diversas regulagens e a colocação dos pedais e da manopla do câmbio foram elaborados para atender motoristas de diferentes biótipos. O acesso confortável ao interior do veículo e o posicionamento dos equipamentos de comando e entretenimento também mereceram atenção especial.
"Nosso objetivo é que ele seja agradável e que não "canse" ao longo do tempo. Entendemos que o interior do New Fiesta é um ambiente elegante, esportivo e gostoso de ver”, ressalta Ramos.



Nova geração de equipamentos
            A cabine do New Fiesta é inovadora em muitos aspectos. O painel, por exemplo, exibe na sua parte central uma tela multifuncional de LCD. Ela está posicionada de maneira a possibilitar uma visão clara e fácil acesso tanto para o motorista como para o passageiro.
Além de elemento de design moderno, a tela de LCD é inteiramente funcional. Concentra informações multimídia e funcionamento do veículo.
Os comandos, abaixo da tela, são dispostos em um teclado tipo celular. O design é inovador. Integra também o conjunto de som CD/MP3-player com entrada auxiliar e sistema RDS de informações de rádio.
            A decoração do painel combina com os instrumentos disponíveis. Possui inserto prateado em vários locais do painel, incluindo as saídas de ar. Os mesmos insertos também estão no volante (somente na versão topo de linha) e nas laterais das portas. Assim, busca-se criar um ambiente elegante. Na versão mais completa, os bancos de couro trazem frisos laterais contrastantes.
             A funcionalidade também está presente no New Fiesta. Existem cinco portas-copo, bolsa porta-revistas opcional no encosto do banco do passageiro, amplo porta-luvas e ponto de força de 12V no console. Item importante para conforto são as saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros.



Segurança integrada
            Outro ponto fortíssimo no New Fiesta é o alto nível de segurança veicular. Um conjunto sofisticado e integrado de equipamentos faz dele o carro com padrão mais avançado de segurança do segmento. Entre outros recursos, oferece a opção de 7 airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina para a cabeça e um de joelho na posição do motorista, além dos freios ABS.
"O New Fiesta é um carro que foi desenvolvido para atender as máximas exigências de segurança. Ele recebeu a nota mais alta, cinco estrelas, nos rigorosos testes de impacto da agência Euro NCAP, órgão Europeu mundialmente reconhecido", diz Luis Muniz, da Engenharia de Desenvolvimento da Ford.
A estrutura do New Fiesta foi projetada de forma a maximizar a proteção aos ocupantes em caso de impacto, com ampla aplicação de aços especiais de ultra-resistência em diversos pontos da carroceria, cuja rigidez torcional garante excelente robustez estrutural ao veículo.
Um sistema de absorção de energia de impacto aplicado nas portas reforça a proteção. A coluna de direção conta com um sistema avançado de absorção de energia de impacto.
Os airbags tem um papel fundamental na alta performance do sistema de segurança. Contra impactos laterais, o veículo traz airbags de cortina para proteção da cabeça, tanto dos passageiros da frente quanto dos de trás, e airbags laterais para proteção do tronco e pernas dos passageiros dianteiros. Além dos frontais para motorista e passageiro.
"Há ainda o airbag de joelho. Ele complementa a ação do airbag frontal instalado no volante, trazendo uma proteção extra para a região das pernas do motorista", explica Muniz. 
Existe ainda um sistema de classificação dos ocupantes que otimiza a resposta dos dispositivos de segurança, usando como referência, por meio de sensores, a utilização dos cintos, tamanho dos ocupantes, posição dos bancos e severidade do impacto.
Outros elementos de proteção são porta-luvas com sistema de absorção de energia, cinto de três pontos e terceiro encosto de cabeça na posição central do banco traseiro, como opcional. O carro traz também pontos de ancoragem para fixação de cadeiras infantis, utilizando o sistema LATCH, que é o mais reconhecido nesse campo. Existe também outro importante dispositivo de segurança: o travamento automático das portas a 7 Km/h.
Em termos de segurança passiva, o New Fiesta traz alarme de série, vidros e travas elétricas das portas com sistema de travamento central no painel e bocal de abastecimento sem tampa removível, com sistema de vedação de última geração.

Muita qualidade
O New Fiesta oferece um novo padrão de qualidade no segmento. Carro global presente em quatro continentes, foi concebido para atender os mais exigentes consumidores, num processo que envolveu testes em diversos países. Foram realizadas mais de 1.000 horas de desenvolvimento em túnel de vento.
"Validamos o produto nas mais diversas regiões, condições de piso e clima. Além disso, os testes em túnel de vento permitiram um excepcional coeficiente aerodinâmico. Nosso produto tem um desenho que minimiza o atrito com o ar e garante excelentes índices de economia de combustível, performance e conforto acústico", afirma Klaus Mello, Gerente de Engenharia de Veículos da Ford.
Além da dirigibilidade e desempenho, a engenharia do silêncio foi uma preocupação do projeto do New Fiesta. A meta foi oferecer o carro mais silencioso da categoria.
"O New Fiesta tem um invejável nível de conforto acústico. Para isso, os compartimentos do veículo são altamente isolados e revestidos. Utilizamos um pára-brisa com propriedades de redução de ruído, além de isoladores no capô, nas caixas de rodas, no teto, nas colunas, nas portas, nos painéis, no assoalho e no porta-malas", diz Mello.

Excelência em dirigibilidade
O New Fiesta tem uma dirigibilidade exemplar. Ele traz a chamada dinâmica veicular Ford, que se traduz em excelência na categoria em termos de estabilidade e conforto na direção.
Seu motor é o Sigma 1.6 Flex, da nova geração Ford no mundo. Leve, potente, silencioso, durável e com baixo nível de emissões, proporciona uma excelente relação de consumo e performance. Sua construção é moderna, contando com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio.
Possui acelerador eletrônico e uma calibração que produz 115 cv com etanol (@ 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (@ 6.250 rpm) e  torque de 159 Nm com etanol (@ 4.250 rpm) e 155 Nm com gasolina (@ 4.250 rpm).
Com isso, o New Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com gasolina e 11,5 segundos com etanol. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h, com ambos os combustíveis. De acordo com resultados de consumo de combustível obtidos pelas normas NBR6601/NBR7024 e ajustados pelos valores do CONPET/INMETRO, ele roda 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O que resulta em um consumo médio ponderado de 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol. O tanque com capacidade de 47 litros garante ótima autonomia.
A transmissão manual de cinco velocidades, da família IB5, com estrutura leve de alumínio fundido sob alta pressão, tem relação de marchas otimizada para o veículo. O câmbio acionado por cabos de aço e a embreagem com assistência hidráulica proporcionam engates precisos.
            A utilização da direção elétrica traz linearidade e progressividade ao volante. Ela ajusta automaticamente o esforço ao volante de acordo com a velocidade do veículo, com respostas rápidas, sem tirar a conectividade do motorista com o piso. Conta com um sistema de compensação de deriva (DPC) que minimiza a fadiga do condutor em estradas retas e também com um sistema avançado de atenuação de vibrações.
Os freios também contribuem para essa sensação de confiança e “carro na mão” que o New Fiesta passa ao motorista. Eles proporcionam controle e estabilidade para paradas seguras, com acerto preciso, fácil modulação e ABS opcional.

Inovação no mercado
O New Fiesta inova também ao oferecer versões completas nesse segmento de veículos. No total, são apenas três conjuntos de versões. Na primeira versão, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player MP3, com entrada auxiliar para conexão de dispositivos eletrônicos, computador de bordo e alarme perimétrico de série. A segunda versão inclui freios ABS. E a terceira versão traz ainda bancos de couro, 7 airbags, direção com raios em acabamento metálico e descansa-braço das portas em vinil.
O New Fiesta chega ao mercado com preço a partir de R$49.900 (versão 1), R$51.150 (versão 2) com freios ABS, e R$54.900 (versão 3). Ele também conta com a vantagem das revisões com preço fixo Ford, que garantem o mesmo valor em todo o Brasil e permitem ao cliente saber de antemão quanto vai gastar na manutenção.
“O New Fiesta tem 3 anos de garantia e manutenção econômica. Outra vantagem é o valor do seguro, que é um dos mais baixos da categoria”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto da Ford.


New Fiesta
DESIGN CONQUISTA PELA PERSONALIDADE,
AGILIDADE E ELEGÂNCIA


         Um sedan esportivo com personalidade, agilidade e elegância. Assim é o New Fiesta, automóvel da nova era global da Ford. Por ser um produto mundial, o gosto e as particularidades dos consumidores de todas as regiões foram previstos na definição de seu design.  
“A meta foi produzir um automóvel bonito, funcional e moderno. A priorização por um design atraente globalmente foi um aspecto fundamental do projeto, unindo pesquisas com consumidores e a experiência dos times de desenvolvimento de várias partes do mundo”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford.
Nas chamadas "clínicas" de opinião, feitas com consumidores de vários países, a resposta foi unânime em relação ao impacto visual do veículo, que impressiona à primeira vista e evolui à medida que se entra na cabine.
O New Fiesta foi totalmente concebido dentro do conceito de design Kinetic da Ford. Ele traz uma evolução dessa linguagem, que busca a maximização do efeito de “energia em movimento”, mesmo parado. Suas formas prendem o olhar sob todos os ângulos e convidam a acompanhar seus contornos e proporções elegantes, observando a fluidez e harmonia de cada detalhe.
“Ele foi criado para ser um carro bonito e de personalidade: um verdadeiro sedan esportivo, com uma proposta diferenciada para atrair clientes jovens e modernos”, diz João Marcos Ramos. “Suas linhas buscam expressar, visualmente, o comportamento dinâmico do veículo, que é um dos pontos fortes da engenharia da Ford.”

Mais espaço
O New Fiesta é maior que outros carros do segmento, sem perder a funcionalidade de um compacto. Os 4.410 mm de comprimento, 1.697 mm de largura, 1.446 mm de altura e 2.489 mm de distância entre-eixos lhe dão um porte robusto e atraente, que garante também amplo espaço interno. O porta-malas de 440 litros acomoda diferentes bagagens.
O foco foi fazer um carro maior e mais atlético. Detalhes cromados e brilhantes são usados de modo seletivo, como elementos de refinamento, para transmitir elegância e sofisticação.

Frente aerodinâmica
A frente, dinâmica, é um dos pontos que marcam a personalidade do automóvel. Ela é dominada pela grade dianteira cromada de três barras e pela grade trapezoidal inferior, hoje um símbolo do novo design da Ford. Seu formato é esculpido de modo a oferecer melhor coeficiente aerodinâmico.
O capô, de linhas dinâmicas, tem superfícies trabalhadas para criar a sensação de movimento em cada detalhe. Os faróis alongados avançam pelas laterais e acentuam o seu dinamismo, complementados por refletores internos de tratamento óptico sofisticado.

Perfil rápido
A lateral de desenho rápido reforça a sensação de agilidade. A linha de caráter alta, bem marcada e ascendente, produz um jogo de luz e cor interessante. O friso cromado abaixo da linha dos vidros acrescenta um toque de brilho e elegância. As maçanetas alinhadas aos vincos laterais mantêm a expressão de movimento.
A lateral contém outros elementos fortes da marca, como arcos de rodas pronunciados, que transmitem robustez junto com as rodas de liga leve de 15 polegadas. O pilar dianteiro (coluna A) inclinado se estende em direção ao centro da roda dianteira. O perfil envolvente e o tratamento da área envidraçada reforçam a sensação de movimento e enfatizam a esportividade do seu visual.
As janelas laterais se combinam para criar o efeito de uma peça única, elemento de design que destaca o dinamismo. A janela auxiliar (vigia) junto ao pilar cria um efeito esportivo e também aumenta a visibilidade.

Traseira robusta
A traseira é alta e robusta. Elegante, exibe personalidade. Todos os seus elementos contribuem para criar um conjunto bonito e harmônico, tanto nas proporções como nos detalhes.
As lanternas são duplas e instaladas na tampa do porta-malas e nas laterais. Têm formato envolvente e superfície interna detalhada. A régua central cromada é outro detalhe de sofisticação. O para-choque totalmente integrado à carroceria cria um visual de solidez. Ele traz uma faixa inferior em preto que contribui para alargar visualmente o veículo.

Cores especiais
O New Fiesta oferece oito opções de cores modernas e exclusivas: as sólidas preto Bristol e branco Ártico, as metálicas prata Dublin, vermelho Magenta e cinza Varsóvia e as perolizadas vermelho Córdoba, verde Coimbra e azul Montecarlo.

Interior envolvente
            O interior do New Fiesta é em estilo “cockpit”, envolvente. Combina formas modernas e funcionais com a utilização de materiais agradáveis ao toque e aos sentidos. O projeto ergonômico apurado e a amplitude dos ajustes da coluna de direção e dos bancos permitem que motoristas de diferentes biótipos possam “vestir” o carro, com acesso confortável e seguro a todos os comandos.
Seu design envolvente cria um espaço confortável para o motorista e os passageiros. Como inspiração, o time de designers da Ford estudou de forma extensiva o estilo de produtos de luxo e de aparelhos eletrônicos para criar o visual e aplicação da cabine e seus principais controles.

Painel multifuncional
            O painel, inovador, traz no centro uma tela multifuncional de LCD que permite visão clara tanto para o motorista como para o passageiro. Ela concentra todas as informações multimídia e funcionamento do veículo. Os comandos, abaixo da tela, são dispostos em um teclado tipo celular, de design inovador, integrando também o CD/MP3-player com entrada auxiliar para conexão de dispositivos eletrônicos e sistema RDS de informações de rádio.
O volante é o centro da interação entre o motorista e o veículo. Seu tamanho e formas modernas e esculpidas criam um visual futurista que transmite a esportividade e a dirigibilidade refinada do New Fiesta.
            Insertos prateados no painel, nas saídas de ar, no volante e nas portas contribuem para criar um ambiente requintado e elegante. Os bancos de couro, opcionais, trazem frisos laterais contrastantes que valorizam as formas.

Cabine inovadora
            “A cabine do New Fiesta é ao mesmo tempo inovadora e equilibrada. Ela foi projetada para proporcionar conforto visual, sem detalhes em excesso. É um ambiente elegante e gostoso de ver”, explica Ramos.
            Outras soluções inteligentes contribuem para a funcionalidade e conforto: cinco portas-copo, bolsa porta-revistas no encosto do banco do passageiro (opcional), porta-luvas com capacidade de 9 litros, ponto de força de 12 V no console e saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros.

Projeto estudado
O New Fiesta é resultado de um projeto altamente estudado. Sua primeira aparição como carro-conceito foi no Salão do Automóvel de Frankfurt, há três anos, como o protótipo futurista Verve, marcado por linhas externas fortes e interior “high-tech”. O carro incorpora também características dos conceitos Iosis e Iosis X, protótipos do design Kinetic.
O Verve Concept foi a primeira representação do design Kinetic aplicado em um carro compacto. Nas diversas mostras do mundo, inclusive no Salão do Automóvel de São Paulo, sua aceitação foi imediata.
A concretização do Verve no New Fiesta demonstra a força dessa proposta de veículo global. A partir da interpretação desse conceito, que trouxe proporções e elementos gráficos fortes, foi criada a nova linha que impactou os mercados onde o New Fiesta foi lançado.

Design Kinetic
A adoção do design Kinetic não significa uma padronização nas linhas de veículos Ford. Cada produto traz uma nova interpretação desses elementos fundamentais de design, de acordo com o seu segmento de mercado. A partir dessa abordagem, o New Fiesta, como carro compacto Kinetic, destaca elementos visuais de personalidade e esportividade que criam uma nova geração Ford destinada a atender a um público diferenciado.
O time de Design criou o New Fiesta visando a atrair uma nova geração de consumidores: um público jovem de idade ou de espírito. Uma nova geração que se identifica diretamente com a filosofia de “energia em movimento” do design Kinetic.
Quando o Verve Concept foi apresentado, muitos duvidaram que um conceito tão futurista chegaria a ser um veículo de produção de série. O New Fiesta é a resposta. Muitos elementos de seu design foram trabalhados para ser evidenciados através das cores. Por isso, ele ostenta uma seleção de cores modernas, entre as quais a "Hot Magenta", que foi exclusiva do Verve e hoje é uma das oito opções disponíveis no carro lançado no Brasil.



New Fiesta
SEGURANÇA INTEGRADA, COMPLETA E 7 AIRBAGS,
UM CARRO EXEMPLAR NA CATEGORIA


            Um conjunto integrado de segurança faz do New Fiesta o carro mais avançado do segmento na proteção aos ocupantes, tanto nos aspectos construtivos como de equipamentos. Seu alto padrão é reconhecido pelos principais órgãos de segurança veicular do mundo, incluindo a classificação cinco estrelas (nota máxima) do Euro NCAP, o rigoroso instituto europeu. Entre outros itens, ele é o único da categoria a contar com 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos) opcionais.
A estrutura do New Fiesta foi projetada de forma a maximizar a proteção aos ocupantes em caso de impacto, com ampla aplicação de aços especiais de ultra-resistência em diversos pontos da carroceria. A sua alta rigidez torcional garante excelente robustez estrutural ao veículo.

Conjunto de airbags
Airbag frontal de dois estágios, sensor de cinto afivelado, sensor de posição dos bancos, encosto de cabeça e pré-tensionador dos cintos protegem tanto o motorista como o passageiro contra impacto frontal. O motorista também conta, adicionalmente, com airbag de joelho, coluna de direção com sistema avançado de absorção de energia de impacto e sistema de limitação do cinto de segurança. Para o passageiro, a proteção se completa com sensor de classificação do ocupante, limitador do cinto com sensor de carga e porta-luvas com sistema de absorção de energia.
O Sistema de Classificação do Ocupante otimiza a resposta dos dispositivos de segurança do veículo com base no tamanho do passageiro, na posição dos bancos, no uso do cinto de segurança e na severidade do impacto, medidos por sensores.
Contra impactos laterais, o veículo traz airbags de cortina para proteção da cabeça, tanto dos passageiros da frente quanto dos de trás, e airbags laterais para proteção do tronco e pernas dos passageiros dianteiros. A proteção é reforçada pelos painéis de portas com sistema de absorção de energia de impacto e insertos para proteção da pélvis.

Integração de sistemas
Todos esses sistemas são integrados para avaliar as condições e oferecer o melhor nível de segurança para os ocupantes. “Nenhum outro veículo da categoria conta com um conjunto tão completo e avançado de proteção”, diz Luís Muniz, da Engenharia de Desenvolvimento da Ford.
O New Fiesta traz também pontos de ancoragem para cadeiras infantis (sistema LATCH). O ocupante do banco traseiro conta com terceiro encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para a posição central do banco traseiro (ambos opcionais). Alarme de série, vidros e travas elétricas das portas com sistema de travamento central no painel, travamento automático das portas a 7 km/h e bocal de abastecimento sem tampa removível, com sistema de vedação de última geração, são outros itens de série.
Todos esses equipamentos se combinam com os sistemas de segurança ativa do veículo para evitar ou absorver acidentes com máxima proteção para os ocupantes. O acerto dos sistemas de direção, suspensão e freios, com ABS opcional, e a agilidade do motor contribuem para a estabilidade e o controle do veículo em diferentes situações de rodagem.


New Fiesta
PRODUTO MUNDIAL, QUALIDADE GLOBAL,
A EXCELÊNCIA A SERVIÇO DO CLIENTE


            O New Fiesta é produzido com uma nova plataforma global. Ele introduz no mercado brasileiro um alto padrão de qualidade no projeto de engenharia, na manufatura, nos equipamentos e no acabamento.
            O seu alto padrão de qualidade é evidenciado pelos 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Essa sexta geração da linha é totalmente nova: o New Fiesta é o primeiro produto verdadeiramente global da marca, vendido com a mesma plataforma em todas as regiões do mundo.
O projeto do New Fiesta contou com a participação de engenheiros de todo o mundo. E o Brasil, responsável por um dos cinco centros mundiais de criação de produto da Ford, teve um papel importante nesse desenvolvimento.
            “Foi um processo em que todas as propostas foram aplicadas na concepção do produto, destinado a atender mais de 50 países. As clínicas de pesquisa de opinião, os testes de rodagem dos protótipos e o desenvolvimento do veículo final foram feitos em diversos locais”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.


Qualidade no conforto
O projeto do New Fiesta teve como um dos focos a qualidade do conforto. Isso é percebido nos elementos de ergonomia, funcionalidade, praticidade e no acabamento interno aprimorado, com a utilização de materiais nobres, agradáveis ao toque (tipo “soft touch”). Ele representa um grande avanço entre os veículos de sua categoria.
"A cabine do New Fiesta se caracteriza por superfícies agradáveis e ergonômicas. Já os aspectos funcionais favorecem a interação do motorista com o veículo. Itens como a coluna de direção telescópica com ajuste de altura e profundidade, o banco do motorista com ajuste de altura (ambos com grande amplitude e ajustável a qualquer perfil de condutor), o alinhamento e os esforços adequados dos pedais, o acionamento preciso do câmbio, facilitam a interação homem-máquina. O objetivo do New Fiesta é mudar o patamar de qualidade de projeto e execução no segmento", diz Klaus Mello.

Qualidade nos equipamentos
A escolha de equipamentos de última geração e alta qualidade foi outro ponto central do projeto. Um exemplo é o painel de instrumentos de uso intuitivo. Além de permitir fácil visualização, ele traz visual sofisticado e funcionalidade baseada em aparelhos modernos, como telefones celulares e tocadores de música portáteis.
Uma tela elevada e central concentra todas as informações multimídia e de funcionamento do veículo. Os comandos são dispostos em um teclado tipo celular. Funcionalmente, o sistema de entretenimento veicular – tela, controles e eletrônica – incorpora novas tecnologias e ótima ergonomia.

Qualidade na manufatura
O New Fiesta foi criado com a aplicação do Sistema Global de Desenvolvimento do Produto Ford (GPDS), método que integra tecnologias de design digital, engenharia e fabricação para aprimorar o lançamento de novos produtos no mercado e aumentar a flexibilidade da manufatura.
A utilização de engenharia de projeto apoiada em computação (CAE) permitiu a avaliação de cada atributo e a construção virtual do carro completo em ambiente digital. Isso ajudou a racionalizar a manufatura do carro que é produzido em cinco fábricas ao redor do mundo: em Cuautitlán (México) para as Américas, em Valência (Espanha) e Colônia (Alemanha) para a Europa, e Nanjing (China) e Rayong (Tailândia) para a Ásia.

Qualidade no desenvolvimento
Para garantir a qualidade do produto, o New Fiesta passou por um amplo programa de engenharia e validação. Mais de 1.000 horas de desenvolvimento em túnel de vento resultaram num excepcional coeficiente aerodinâmico, favorecido tanto pelo design como pelo uso de componentes que minimizam o atrito com o ar.
O projeto incluiu também testes de rodagem em diversos mercados e nas condições mais extremas de uso e clima. O motor Sigma Flex, concebido para o Brasil, além das qualidades de economia e desempenho, também contribui para o nível exemplar de silêncio do automóvel. Ao mesmo tempo, ele foi testado com diversas combinações de etanol e gasolina em todas as regiões do país.

Qualidade acústica
O New Fiesta é também referência em conforto acústico. Essa característica deve-se à otimização aerodinâmica, que reduz o arrasto e ruído de vento, bem como pela utilização de tecnologia de ponta em materiais acústicos.
A cabine do New Fiesta é altamente isolada e revestida. Ela é protegida com a aplicação de um pára-brisa com propriedades acústicas (“sound screen”, com filme de vinil interno capaz de absorver ruídos) e por vedações e isoladores aplicados no capô, caixas de rodas, teto, colunas, portas, painéis e assoalho do porta-malas. Traz ainda vedação das portas em dois níveis, aletas nos espelhos retrovisores e palhetas planas nos limpadores do pára-brisa, que são detalhes construtivos desenvolvidos para atenuar ainda mais o ruído de vento.
Todo esse trabalho resulta numa qualidade sonora dentro da cabine só encontrada em veículos de segmentos superiores. Além do menor nível de ruído interno da categoria (69,9 dBa), ele possui também o melhor índice de inteligibilidade (64,1%) – medida usada para verificar a facilidade de conversar dentro da cabine.  


New Fiesta
DINÂMICA, ECONOMIA, BAIXAS EMISSÕES,
 COMPROMISSO DE UMA NOVA GERAÇÃO


O New Fiesta é a sexta geração de uma consagrada linha de veículos. Totalmente nova, ela foi criada para estabelecer compromissos audaciosos de dinâmica veicular, economia de combustível e níveis de emissões. A interação do motorista e ocupantes com o veículo foi fundamental no projeto.
 A segurança e conforto da suspensão, os freios de fácil modulação, a progressividade da direção elétrica e a elevada rigidez torcional e de flexão da carroceria favorecem a estabilidade e a absorção de imperfeições da pista.
“O New Fiesta, através de sua elaborada harmonização entre os diferentes sistemas veiculares, oferece o melhor conjunto de atributos dentro do segmento, tanto no balanço entre desempenho e consumo como na relação de comportamento dinâmico e conforto”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.

Geração Sigma
O Sigma 1.6 Flex, lançado recentemente, representa a nova geração de motores flexíveis no Brasil. Tanto com etanol como com gasolina, garante excelente relação de consumo e performance, associado a um acelerador eletrônico desenvolvido especialmente para o veículo.
Produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, o motor Sigma do New Fiesta é leve, potente, silencioso e limpo. Seu equilíbrio de torque e potência pode ser sentido nas respostas rápidas do acelerador e no desempenho elástico em toda a gama de rotações.
Ele gera 115 cv com etanol (@ 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (@ 6.250 rpm) e  torque de 159 Nm com etanol (@ 4.250 rpm) e 155 Nm com gasolina (@ 4.250 rpm). É um motor com um dos níveis de emissões mais baixos do mercado.
Entre outros avanços, tem 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa, bielas sinterizadas em peça única, coletor de admissão em plástico e durabilidade validada para mais de 240.000 km. É dotado também de sistema de partida a frio, velas e bicos injetores otimizados para a aplicação flex, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio, que contribuem para o seu funcionamento suave e silencioso.
Ele é acoplado à transmissão manual de cinco velocidades da família IB5, que tem estrutura leve de alumínio fundido sob alta pressão e relação de marchas otimizada para o veículo. O câmbio acionado por cabos de aço e a embreagem com assistência hidráulica proporcionam engates precisos.
Tanto o motor Sigma como a transmissão IB5 são produzidos na avançada fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista, com processos de manufatura de última geração que garantem arrefecimento homogêneo, estabilidade dimensional, menor necessidade de usinagem e um controle de qualidade apurado.

Agilidade e economia
O New Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com gasolina e 11,5 segundos com etanol. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h, com ambos os combustíveis. A retomada de 40 a 80 km/h, em terceira marcha, é feita em 8,6 segundos com gasolina e 8,3 segundos com etanol. Já a retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, leva 16 segundos com gasolina e 15,5 segundos com etanol.
Ele roda 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O que dá um consumo médio ponderado de 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol, em medições feitas segundo as normas NBR-6601 (cidade) / NBR-7024 (estrada) e ajustadas pelos fatores do CONPET/INMETRO. O tanque com capacidade de 47 litros garante ótima autonomia, de 578 km com gasolina ou 400 km com etanol.
“É o carro mais econômico do segmento, como mostram as medições feitas pelo mesmo padrão, em comparação com outros produtos da categoria”, explica Mello.

Volante preciso
Um dos equipamentos responsáveis pela excelente dirigibilidade do New Fiesta é a direção elétrica (EPAS), que ajusta automaticamente o esforço ao volante de acordo com a velocidade do veículo. Desse modo, facilita as manobras em baixa velocidade e permite controle preciso em velocidades mais altas, com respostas rápidas, sem tirar a conectividade do motorista com o piso.
Ela opera com motor elétrico posicionado na coluna de direção e conta também com um sistema de compensação de deriva (DPC) que minimiza a fadiga do condutor em estradas retas, além de um sistema avançado de cancelamento de vibrações. Por dispensar o uso de bomba hidráulica, também contribui para a economia de combustível.
            “A direção do New Fiesta traz alto padrão de linearidade com uma calibração que realça o prazer de dirigir, adequada ao estilo de condução do consumidor brasileiro. Isolamos as vibrações indesejadas e mantivemos a conexão do motorista com a pista, característica que é importante principalmente em piso molhado”, afirma Klaus Mello.

Suspensão equilibrada
            O New Fiesta tem tração dianteira, com estrutura da suspensão tipo MacPherson. Os amortecedores, combinados com uma barra estabilizadora dianteira de 22 milímetros, são calibrados para funcionar em harmonia com o sistema de direção elétrica e oferecer um comportamento dinâmico aprimorado.
            A suspensão traseira é formada por eixo “twist-beam”, que garante uma ótima combinação de dirigibilidade, conforto e utilização de espaço. Amortecedores especialmente sintonizados completam o conjunto. O sistema de freios, a tambor na traseira e a disco na dianteira, com ABS opcional, garante controle e estabilidade nas frenagens, com fácil modulação.
            Suas rodas de liga leve de 15 polegadas são calçadas com pneus 185/60 R15.


New Fiesta
MODERNO, ARROJADO, ATRAENTE, UMA NOVA
 PROPOSTA DE NEGÓCIO NA COMPRA E NO PÓS-VENDA


            O New Fiesta representa uma nova proposta da marca, cujo objetivo é oferecer um produto desejado e com boa relação de custo, tanto no momento de aquisição quanto durante toda a vida útil do veículo. Comprovam essa afirmação os 3 anos de garantia, o seu preço altamente competitivo no segmento, as tabelas fixas para a manutenção e o valor do seguro.
O novo automóvel da Ford vai atuar no segmento de sedans, o que mais cresceu no mercado brasileiro nos últimos cinco anos, mantendo uma tendência ascendente e sustentável. O New Fiesta chega para oferecer um sedan esportivo e com custo-benefício capaz de atender uma ampla faixa de consumidores e consumidoras.
“O New Fiesta inova num momento de ascensão dos sedans no Brasil. Vamos vender um automóvel arrojado e moderno, com perfil altamente esportivo e jovial”, afirma Antonio Baltar Jr., gerente Nacional de Marketing da Ford.
O modelo da Ford vai atuar no segmento dos sedans compactos Premium, com alto valor de conteúdo. Uma faixa diferenciada que tanto pode ser uma opção para os compactos convencionais como para os modernos veículos do segmento de médios, atendendo consumidores que buscam atributos de diferenciação atrelados a uma boa relação de preço.
 “Ninguém fica indiferente ao New Fiesta. Costumamos dizer que ele produz o efeito ‘UAU’, expressão que reflete a admiração dos clientes nas pesquisas de opinião. Ele cria um impacto visual que impressiona o consumidor à primeira vista e evolui à medida que ele entra na cabine, dirige e interage com todo o veículo”, completa o executivo.

500.000
Na Europa, onde chegou há pouco mais de um ano, o New Fiesta já vendeu mais de 500 mil unidades e conquistou a liderança do mercado em muitos países do continente. Em fins do ano passado, foi lançado na Ásia e vem apresentando bom ritmo de vendas.
Agora, praticamente junto com os Estados Unidos, Canadá e México, o New Fiesta chega também ao Brasil. No mercado norte-americano, ele é duplamente inovador, porque sinaliza a entrada da Ford em um segmento novo (de carros compactos), com um lançamento grandioso. Lá, a Ford já teve significativa pré-venda, com espera de consumidores. A previsão é atingir 3,4 milhões de unidades este ano globalmente.
            O veículo é produzido para as Américas na unidade de Cuautitlán, no México. Dentro da política comercial entre os dois países, um ponto importante é que o Brasil responde pela produção dos motores Sigma e da transmissão IB5, que equipam a linha produzida e vendida no continente americano. O New Fiesta também é produzido nas fábricas em Valência, na Espanha, e Colônia, na Alemanha, para a Europa; em Nanjing, na China, e Rayong, na Tailândia, para a Ásia.

Muito conteúdo
O New Fiesta vem bem equipado desde a primeira versão, a chamada seleção 1, que inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player MP3, com entrada auxiliar para conexão de dispositivos eletrônicos, computador de bordo e alarme perimétrico.
Além desses itens, ele oferece dois conjuntos de opcionais. A seleção 2 é formada por freios ABS. Já a seleção 3, topo de linha, oferece adicionalmente bancos de couro, 7 airbags, direção com raios em acabamento metálico e descansa-braço das portas em vinil.

Preços vantajosos
            Nas três versões, seu preço é bem atraente em relação às demais opções existentes no mercado. Ele chega por R$49.900 na versão 1, R$51.150 na versão 2 e R$54.900 na versão 3.
            Outra vantagem é a manutenção econômica, representada pelo custo menor das revisões, das peças de reposição e do seguro. Como todos os veículos da marca, o New Fiesta conta com a Revisão Preço Fixo Ford, programa que garante valores baixos e padronizados nas revisões feitas em seus distribuidores em todo o Brasil. Ela tem os seguintes preços: 1ª Revisão: R$164; 2ª Revisão: R$212; 3ª Revisão: R$296; e 4ª Revisão: R$600.
            Além disso, também tem seguro mais barato que os principais concorrentes, conforme simulação feita em grandes companhias do mercado.  “É um carro completo que oferece tecnologia e custo-benefício muito superior no segmento, com uma equação atraente de preço e 3 anos de garantia”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing de Produto da Ford.

Lista completa
            O New Fiesta vem equipado de série com:
  • Itens externos: espelho retrovisor elétrico, grade frontal e régua do porta-malas cromadas, antena no teto, luz elevada de freio, rodas de liga leve de 15”, pneus 185/60 R15 e vidros verdes.
  • Itens de conforto e conveniência: ar-condicionado com saídas de ar direcionadas para os bancos traseiros abaixo dos bancos, aquecedor, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento a um toque para o motorista, trava elétrica das portas com controle remoto, display multifuncional no painel, computador de bordo, CD-player/MP3 com entrada auxiliar para dispositivos eletrônicos, dois alto-falantes e dois tweeters frontais, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, travamento automático das portas a 7 km/h, conta-giros, tomada de força no painel, limpador do vidro dianteiro intermitente e com velocidade variável, desembaçador do vidro traseiro, console central integral com portas-objeto, luzes de cortesia e leitura dianteiras, para-sol do motorista e do passageiro com espelho de cortesia, banco traseiro bipartido, porta-objeto nas portas dianteiras, cinco porta-copos, jogo de tapetes frontais e encosto de cabeça dos bancos ajustáveis e removíveis.
  • Itens de acabamento interno: anéis de saída de ar com acabamento cromado, inserto cromado no painel central, bancos revestidos em tecido, alça de abertura das portas na cor prata, manopla com inserto cromado e revestimento parcial das portas em tecido.
  • Itens de segurança: alarme de série, aviso sonoro de faróis acesos, cinto de segurança dianteiro retrátil e com ajuste de altura, ganchos para ancoragem de cadeira de criança, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e sistema Ford antifurto EPATS.
  • Itens opcionais: freios ABS são opcionais na versão 2.  A versão 3 inclui também: 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sistema de classificação do ocupante, cintos de segurança pré-tensionados, bancos de couro, revestimento das portas em vinil, insertos cromados na direção, porta-revistas no encosto do banco do passageiro, luz de leitura traseira e terceiro encosto de cabeça no banco traseiro.


NEW FORD FIESTA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


Carroceria:............................................ Sedan 5 portas
Motor:..................................................... Ford Sigma 1.6 Flex
Número e disposição dos cilindros:.... 4 (quatro) em linha
Diâmetro do cilindro:............................. 79,0 mm
Curso dos êmbolos:.............................. 81,4 mm
Cilindrada:.............................................. 1.6 (1596 cm³)
Potência:................................................. 110 cv a 6250 rpm (gasolina)
                                           115 cv a 5500 rpm (etanol)
Torque:.................................................... 155  Nm a 4250 rpm (gasolina)
                                           159  Nm a 4250 rpm (etanol)
Rotação de marcha lenta:..................... 750 rpm
Rotação máxima:................................... 6.450 rpm
Relação de compressão:...................... 11,0:1

Transmissão
Manual:.................................................... 5 marchas à frente e ré
Relação de marchas:
1ª:............................................................. 3,846:1
2ª:............................................................. 2,038:1
3ª:............................................................. 1,281:1
4ª:............................................................. 0,951:1
5ª:............................................................. 0,756:1
Ré:........................................................... 3,615:1
Relação final:.......................................... 4,07:1

Freios
Dianteiro..............................................Disco
Traseiro..............................................Tambor
Opcional..............................................ABS

Suspensão
Dianteiro.............................................MacPherson
Traseiro...............................................Eixo de torção


Desempenho
Aceleração 0–100 km/h:....................... 11,5 s (etanol)
Velocidade máxima:.............................. 190 km/h
Consumo (km/l):                  
Cidade (NBR 6601):.............................. 11,9 (gas)/ 8,3 (etanol)
Estrada (NBR 7024):............................. 12,7 (gas)/ 8,7 (etanol)
Média ponderada:................................. 12,3 (gas)/ 8,5 (etanol)
(Números ajustados com base no Conpet)

Capacidades (kg) 
Peso do veículo em
ordem de marcha:.................................. 1.162
Distribuição da massa em ordem
de marcha por eixo:
Eixo dianteiro:........................................ 668
Eixo traseiro:.......................................... 494
Capacidade de carga:.......................... 375
PBT:......................................................... 1.537
Massa máxima admissível:
Eixo dianteiro:........................................ 839
Eixo traseiro:.......................................... 817
Tanque de combustível (L):................... 47
Porta-malas (L):..................................... 440 (VDA)

Dimensões externas (mm)
Comprimento:......................................... 4.410
Largura com espelhos:.......................... 1.972
Espelhos dobrados:.............................. 1.697
Altura em ordem de marcha:................ 1.446
Entre-eixos:............................................. 2.489
Bitola:...................................................... 1.465
Pneus:..................................................... 185/60 R15
Rodas:..................................................... 6 x 15", de liga leve
                       
Dimensões internas (mm)         
Espaço cabeça frente:.......................... 993
Espaço cabeça traseiro:....................... 942
Espaço pernas frente:........................... 1.072
Espaço pernas traseiro:........................ 793
Espaço quadril frente:........................... 1.285
Espaço quadril traseiro:........................ 1.250
Espaço ombros
 frente:...................................................... 1.340
Espaço ombros traseiro:...................... 1.245

FONTE:
Imprensa Ford

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