Modelos Citroën obtêm avaliação favorável no Índice de Danos de Enchente do Cesvi


Os modelos da Citroën terminaram entre os mais bem avaliados no Índice de Danos de Enchente do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice avalia o risco que cada veículo pode sofrer em enchentes, em função de suas características mecânicas e eletroeletrônicas. Os modelos Citroën avaliados ficaram sempre acima da média, com avaliações entre 2 e 3,5 estrelas em uma escala que premia com quatro estrelas os veículos menos suscetíveis a danos causados por enchentes.
No estudo do Cesvi Brasil, os modelos analisados foram divididos em diversas categorias. Entre as minivans, as duas versões do Citroën Xsara Picasso (1.6 16V Flex e 2.0 16V a gasolina) foram as mais bem avaliadas, respectivamente com 3,5 e 2,5 estrelas. O hatch médio C4 VTR 2.0 16V ficou com 2,5 estrelas. Entre os compactos, foram avaliados o C3 XTR (3,5 estrelas), C3 1.4 Flex (2,5) e C3 1.6 16V Flex (duas estrelas). A Citroën também obteve bons resultados entre os sedans: o C4 Pallas ficou com 2,5 estrelas, enquanto o C5 2.0 16V obteve duas estrelas. A versão station-wagon do C5 também obteve duas estrelas.
A composição do índice é feita de acordo com o estudo dos seguintes itens: sistema de admissão, sistema de escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio (Lambda), sensor de rotação do motor, unidades de controle e embreagem. Para cada um, são realizadas diversas avaliações, que podem ir desde simples obtenções de dados de fábrica a medições e análises feitas pelo próprio Cesvi Brasil.
Para o Cesvi Brasil, estudos como o Índice de Danos de Enchente oferecem ao consumidor mais uma ferramenta técnica para auxiliá-lo no momento de decidir sobre a aquisição de um veículo. “São avaliados os principais componentes que, em caso de contato com a água de enchente, possam comprometer o perfeito funcionamento do veículo e a condução veicular”, informa a entidade.
O Cesvi Brasil alerta ainda para situações nas quais a lâmina de água seja muito alta – nesse caso, a absorção do líquido será inevitável, bem como o risco de danos, independentemente da classificação do veículo no ranking.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010